OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco-Patrocinio, Sandra Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas-Reis, Ivoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4676
Resumo: É comum na literatura da área de ensino de química a discussão da importância que o livro didático apresenta nas salas de aula. Nesse sentido, o presente artigo analisa os livros didáticos de química brasileiros indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Procuramos investigar como a história da ciência é empegada nessas obras, especificamente na temática quantidade de matéria. Discutimos a importância de incluir a história da ciência nos livros didáticos de forma que o educando compreenda a natureza do conhecimento científico. Para tal pesquisa, nos alicerçamos nas categorias criadas por Laurinda Leite (2002) e adaptadas por Vidal (2009) e também nos resultados encontrados anteriormente por Rogado (2000). Podemos perceber que é constante a busca dos órgãos competentes governamentais pela melhoria da qualidade dos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas brasileiras, entretanto, mesmo nenhuma das obras tendo deixado de tratar do assunto, os livros didáticos apresentam um debate historiográfico sobre a temática bastante tímido, sendo a história da ciência apresentada a partir de uma abordagem histórica parcial, considerada na maioria das vezes em recortes do texto principal e figuras dos pesquisadores.
id IFRN-3_38f918ba0637155fbd20de99b8530622
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4676
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOLlivro didáticohistória da ciênciaquantidade de matériaensino médioensino de químicaÉ comum na literatura da área de ensino de química a discussão da importância que o livro didático apresenta nas salas de aula. Nesse sentido, o presente artigo analisa os livros didáticos de química brasileiros indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Procuramos investigar como a história da ciência é empegada nessas obras, especificamente na temática quantidade de matéria. Discutimos a importância de incluir a história da ciência nos livros didáticos de forma que o educando compreenda a natureza do conhecimento científico. Para tal pesquisa, nos alicerçamos nas categorias criadas por Laurinda Leite (2002) e adaptadas por Vidal (2009) e também nos resultados encontrados anteriormente por Rogado (2000). Podemos perceber que é constante a busca dos órgãos competentes governamentais pela melhoria da qualidade dos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas brasileiras, entretanto, mesmo nenhuma das obras tendo deixado de tratar do assunto, os livros didáticos apresentam um debate historiográfico sobre a temática bastante tímido, sendo a história da ciência apresentada a partir de uma abordagem histórica parcial, considerada na maioria das vezes em recortes do texto principal e figuras dos pesquisadores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/467610.15628/holos.2017.4676HOLOS; v. 2 (2017); 375-3921807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4676/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco-Patrocinio, Sandra OliveiraFreitas-Reis, Ivoni2022-05-01T20:18:50Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4676Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:50Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
title OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
spellingShingle OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
Franco-Patrocinio, Sandra Oliveira
livro didático
história da ciência
quantidade de matéria
ensino médio
ensino de química
title_short OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
title_full OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
title_fullStr OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
title_full_unstemmed OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
title_sort OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
author Franco-Patrocinio, Sandra Oliveira
author_facet Franco-Patrocinio, Sandra Oliveira
Freitas-Reis, Ivoni
author_role author
author2 Freitas-Reis, Ivoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco-Patrocinio, Sandra Oliveira
Freitas-Reis, Ivoni
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
história da ciência
quantidade de matéria
ensino médio
ensino de química
topic livro didático
história da ciência
quantidade de matéria
ensino médio
ensino de química
description É comum na literatura da área de ensino de química a discussão da importância que o livro didático apresenta nas salas de aula. Nesse sentido, o presente artigo analisa os livros didáticos de química brasileiros indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Procuramos investigar como a história da ciência é empegada nessas obras, especificamente na temática quantidade de matéria. Discutimos a importância de incluir a história da ciência nos livros didáticos de forma que o educando compreenda a natureza do conhecimento científico. Para tal pesquisa, nos alicerçamos nas categorias criadas por Laurinda Leite (2002) e adaptadas por Vidal (2009) e também nos resultados encontrados anteriormente por Rogado (2000). Podemos perceber que é constante a busca dos órgãos competentes governamentais pela melhoria da qualidade dos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas brasileiras, entretanto, mesmo nenhuma das obras tendo deixado de tratar do assunto, os livros didáticos apresentam um debate historiográfico sobre a temática bastante tímido, sendo a história da ciência apresentada a partir de uma abordagem histórica parcial, considerada na maioria das vezes em recortes do texto principal e figuras dos pesquisadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4676
10.15628/holos.2017.4676
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4676
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.4676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4676/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2017); 375-392
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622406045696