A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Albino Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Franzen Leite, Rosana, Aparecida Della Justina, Lourdes, Rodrigues, Manoel Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351
Resumo: A alfabetização científica e tecnológica (ACT) é um dos principais objetivos da educação científica. Por entender que os/as professores/as de Ciências Biológicas têm um papel fundamental no desenvolvimento da ACT, é que o presente estudo se propõe a compreender como os projetos de curso das Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras abordam a ACT. Para tanto foram analisados com o auxílio do software Iramuteq 0.7 alfa 2 os PPC de quinze cursos do Brasil, distribuídos nas cinco regiões. Como resultados nota-se que tanto os objetivos como o perfil dos cursos analisados apresentam forte tendência a priorizar aspectos da formação científica e da formação para a docência, ficando (aparentemente) esquecidas questões sociais e epistemológicas. Infere-se que: a) os cursos de Ciências Biológicas poderiam incorporar objetivos voltados à ACT e que estudos mais detalhados sobre a ACT devem ser feitos sobre o currículo oculto de tais cursos.  
id IFRN-3_3dc073303201bc82a33b9e3be6cf4027
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/14351
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRASAdaptação Científica´PPCCiências BiológicasA alfabetização científica e tecnológica (ACT) é um dos principais objetivos da educação científica. Por entender que os/as professores/as de Ciências Biológicas têm um papel fundamental no desenvolvimento da ACT, é que o presente estudo se propõe a compreender como os projetos de curso das Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras abordam a ACT. Para tanto foram analisados com o auxílio do software Iramuteq 0.7 alfa 2 os PPC de quinze cursos do Brasil, distribuídos nas cinco regiões. Como resultados nota-se que tanto os objetivos como o perfil dos cursos analisados apresentam forte tendência a priorizar aspectos da formação científica e da formação para a docência, ficando (aparentemente) esquecidas questões sociais e epistemológicas. Infere-se que: a) os cursos de Ciências Biológicas poderiam incorporar objetivos voltados à ACT e que estudos mais detalhados sobre a ACT devem ser feitos sobre o currículo oculto de tais cursos.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2023-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351HOLOS; v. 1 n. 39 (2023): v.1(2023)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporspahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351/3485http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351/3486Mundial https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Albino OliveiraFranzen Leite, RosanaAparecida Della Justina, LourdesRodrigues, Manoel Fábio2023-03-02T01:05:17Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/14351Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-02T01:05:17Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
spellingShingle A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
Nunes, Albino Oliveira
Adaptação Científica
´PPC
Ciências Biológicas
title_short A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title_full A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title_fullStr A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
title_sort A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
author Nunes, Albino Oliveira
author_facet Nunes, Albino Oliveira
Franzen Leite, Rosana
Aparecida Della Justina, Lourdes
Rodrigues, Manoel Fábio
author_role author
author2 Franzen Leite, Rosana
Aparecida Della Justina, Lourdes
Rodrigues, Manoel Fábio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Albino Oliveira
Franzen Leite, Rosana
Aparecida Della Justina, Lourdes
Rodrigues, Manoel Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação Científica
´PPC
Ciências Biológicas
topic Adaptação Científica
´PPC
Ciências Biológicas
description A alfabetização científica e tecnológica (ACT) é um dos principais objetivos da educação científica. Por entender que os/as professores/as de Ciências Biológicas têm um papel fundamental no desenvolvimento da ACT, é que o presente estudo se propõe a compreender como os projetos de curso das Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras abordam a ACT. Para tanto foram analisados com o auxílio do software Iramuteq 0.7 alfa 2 os PPC de quinze cursos do Brasil, distribuídos nas cinco regiões. Como resultados nota-se que tanto os objetivos como o perfil dos cursos analisados apresentam forte tendência a priorizar aspectos da formação científica e da formação para a docência, ficando (aparentemente) esquecidas questões sociais e epistemológicas. Infere-se que: a) os cursos de Ciências Biológicas poderiam incorporar objetivos voltados à ACT e que estudos mais detalhados sobre a ACT devem ser feitos sobre o currículo oculto de tais cursos.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351/3485
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351/3486
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mundial
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 n. 39 (2023): v.1(2023)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616662994944