ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, José Roberto Caetano da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1160
Resumo: Nesse trabalho relata-se o procedimento pedagógico alternativo aplicado para turmas de primeira série do ensino médio da E. E. Fernão Dias Paes e da E. E. Anhanguera, ambas localizadas na capital Paulista, Brasil. Esse procedimento foi baseado em relatos de atividades produzidas nos anos 60 e 70, onde eram introduzidos diferentes objetos em recipientes lacrados e as pessoas tinham que identificar qual objeto foi ali acondicionado sem que as pessoas pudessem abrir os recipientes. O objetivo principal do procedimento pedagógico era que esses alunos compreendessem como surgem às teorias, as leis, as hipóteses e os modelos. Aqui também são apresentados alguns dos resultados obtidos durante a transformação de conhecimentos comuns que os alunos adquiriram no seu cotidiano em conhecimentos científicos. Esse fato acontece devido a alguns dos obstáculos epistemológicos serem eliminados e os alunos conseguirem obter razões suficientes para substituir o conhecimento anterior e desta forma promover sua aprendizagem.
id IFRN-3_42e959246e685d01c0d9c62d072f34c5
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1160
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOSNesse trabalho relata-se o procedimento pedagógico alternativo aplicado para turmas de primeira série do ensino médio da E. E. Fernão Dias Paes e da E. E. Anhanguera, ambas localizadas na capital Paulista, Brasil. Esse procedimento foi baseado em relatos de atividades produzidas nos anos 60 e 70, onde eram introduzidos diferentes objetos em recipientes lacrados e as pessoas tinham que identificar qual objeto foi ali acondicionado sem que as pessoas pudessem abrir os recipientes. O objetivo principal do procedimento pedagógico era que esses alunos compreendessem como surgem às teorias, as leis, as hipóteses e os modelos. Aqui também são apresentados alguns dos resultados obtidos durante a transformação de conhecimentos comuns que os alunos adquiriram no seu cotidiano em conhecimentos científicos. Esse fato acontece devido a alguns dos obstáculos epistemológicos serem eliminados e os alunos conseguirem obter razões suficientes para substituir o conhecimento anterior e desta forma promover sua aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/116010.15628/holos.2012.1160HOLOS; v. 6 (2012); 249-2611807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1160/630Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, José Roberto Caetano da2022-05-01T20:37:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1160Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:37:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS
title ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS
spellingShingle ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS
Rocha, José Roberto Caetano da
title_short ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS
title_full ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS
title_fullStr ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS
title_full_unstemmed ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS
title_sort ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS
author Rocha, José Roberto Caetano da
author_facet Rocha, José Roberto Caetano da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, José Roberto Caetano da
description Nesse trabalho relata-se o procedimento pedagógico alternativo aplicado para turmas de primeira série do ensino médio da E. E. Fernão Dias Paes e da E. E. Anhanguera, ambas localizadas na capital Paulista, Brasil. Esse procedimento foi baseado em relatos de atividades produzidas nos anos 60 e 70, onde eram introduzidos diferentes objetos em recipientes lacrados e as pessoas tinham que identificar qual objeto foi ali acondicionado sem que as pessoas pudessem abrir os recipientes. O objetivo principal do procedimento pedagógico era que esses alunos compreendessem como surgem às teorias, as leis, as hipóteses e os modelos. Aqui também são apresentados alguns dos resultados obtidos durante a transformação de conhecimentos comuns que os alunos adquiriram no seu cotidiano em conhecimentos científicos. Esse fato acontece devido a alguns dos obstáculos epistemológicos serem eliminados e os alunos conseguirem obter razões suficientes para substituir o conhecimento anterior e desta forma promover sua aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1160
10.15628/holos.2012.1160
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1160
identifier_str_mv 10.15628/holos.2012.1160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1160/630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2012); 249-261
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619307503616