ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França Segundo, M. N.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes, M. J. C., Costa, R. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/877
Resumo: A elaboração do presente trabalho busca realizar uma análise crítica acerca da maneira como alguns conteúdos de Geografia da População vêm sendo trabalhados no livro didático de Geografia, em específico, conteúdos que trabalham com o acréscimo e o decréscimo do quantitativo populacional como: crescimento demográfico e superpopulação relativa, controle das taxas de mortalidade e natalidade, expectativa de vida, dentre outros aspectos relevantes. Sendo assim, buscamos compreender os fatores que circundam o lecionar destes conteúdos, tendo em vista buscar vias de acesso ao melhoramento do ensino, e ainda mostrar que existem falhas, mas também qualidades no modelo de educação atual. Assim, com base nessas questões norteadoras, buscamos contextualizar como os conteúdos referentes aos aspectos populacionais vêm sendo tratados nos livros didáticos de Geografia do ensino médio e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.
id IFRN-3_43862f47867e78ae79ec719f74bfd198
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/877
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICOA elaboração do presente trabalho busca realizar uma análise crítica acerca da maneira como alguns conteúdos de Geografia da População vêm sendo trabalhados no livro didático de Geografia, em específico, conteúdos que trabalham com o acréscimo e o decréscimo do quantitativo populacional como: crescimento demográfico e superpopulação relativa, controle das taxas de mortalidade e natalidade, expectativa de vida, dentre outros aspectos relevantes. Sendo assim, buscamos compreender os fatores que circundam o lecionar destes conteúdos, tendo em vista buscar vias de acesso ao melhoramento do ensino, e ainda mostrar que existem falhas, mas também qualidades no modelo de educação atual. Assim, com base nessas questões norteadoras, buscamos contextualizar como os conteúdos referentes aos aspectos populacionais vêm sendo tratados nos livros didáticos de Geografia do ensino médio e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87710.15628/holos.2012.877HOLOS; v. 2 (2012); 244-2491807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/877/547Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança Segundo, M. N.Fernandes, M. J. C.Costa, R. M.2022-05-01T20:38:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/877Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO
title ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO
spellingShingle ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO
França Segundo, M. N.
title_short ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO
title_full ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO
title_fullStr ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO
title_full_unstemmed ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO
title_sort ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O LIVRO ACADÊMICO
author França Segundo, M. N.
author_facet França Segundo, M. N.
Fernandes, M. J. C.
Costa, R. M.
author_role author
author2 Fernandes, M. J. C.
Costa, R. M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França Segundo, M. N.
Fernandes, M. J. C.
Costa, R. M.
description A elaboração do presente trabalho busca realizar uma análise crítica acerca da maneira como alguns conteúdos de Geografia da População vêm sendo trabalhados no livro didático de Geografia, em específico, conteúdos que trabalham com o acréscimo e o decréscimo do quantitativo populacional como: crescimento demográfico e superpopulação relativa, controle das taxas de mortalidade e natalidade, expectativa de vida, dentre outros aspectos relevantes. Sendo assim, buscamos compreender os fatores que circundam o lecionar destes conteúdos, tendo em vista buscar vias de acesso ao melhoramento do ensino, e ainda mostrar que existem falhas, mas também qualidades no modelo de educação atual. Assim, com base nessas questões norteadoras, buscamos contextualizar como os conteúdos referentes aos aspectos populacionais vêm sendo tratados nos livros didáticos de Geografia do ensino médio e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/877
10.15628/holos.2012.877
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/877
identifier_str_mv 10.15628/holos.2012.877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/877/547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2012); 244-249
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618899607552