A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia Ferreira, Poliana Flávia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Justi, Rosária da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024
Resumo: Neste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos
id UFMG-11_1e055a5ffafbed2efc1346732a7e12ca
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10024
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise críticaNeste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunosCECIMIG-FaE-UFMG2008-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024Ensaio Research in Science Education; Vol. 6 No. 1 (2004); 35-48Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 35-48Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 6 n. 1 (2004); 35-481983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024/6996Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia Ferreira, Poliana FláviaJusti, Rosária da Silva2019-02-01T19:54:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10024Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:26Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
title A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
spellingShingle A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
Maia Ferreira, Poliana Flávia
title_short A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
title_full A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
title_fullStr A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
title_full_unstemmed A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
title_sort A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
author Maia Ferreira, Poliana Flávia
author_facet Maia Ferreira, Poliana Flávia
Justi, Rosária da Silva
author_role author
author2 Justi, Rosária da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia Ferreira, Poliana Flávia
Justi, Rosária da Silva
description Neste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024/6996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 6 No. 1 (2004); 35-48
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 35-48
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 6 n. 1 (2004); 35-48
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162564083712