“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, José Araújo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Aires, Francisco Jânio Filgueiras, Lima, Helen F. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571
Resumo: O presente trabalho consiste em apresentar, analisar e comparar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em eletrotécnica sobre a natureza da ciência e sobre a estrutura da metodologia científica, seja no campo das ciências naturais ou das ciências sociais. Os alunos inscritos no Programa de Formação de Recursos Humanos da parceria IFRN/PETROBRAS participam semanalmente de encontros cujo foco é a discussão de textos selecionados que debatam a natureza da ciência e do método cientifico, com o objetivo de instrumentalizá-los para o trabalho de pesquisa no referido programa. Durante o desenvolvimento do trabalho de formação foram discutidos temas relevantes como: Ciência e senso comum, ciência e Fé, importância da divulgação cientifica, ciência versus pseudociência, o que é cientifico, metodologia do trabalho cientifico, paradigmas metodológicos em ciências naturais e sociais, dentre outros. A análise do desenvolvimento cognitivo se deu pela comparação de escritos do grupo de alunos envolvidos no nosso projeto com escritos de outros alunos da mesma turma, sejam eles participantes ou não de iniciação cientifica no IFRN. Os escritos responderam a questões elaboradas pelos próprios orientadores sobre questões que dialogam com os temas discutidos no programa de formação. Os resultados obtidos indicam uma razoável diferença favorável aos alunos do nosso grupo de pesquisa quanto à capacidade de debate e de repertório argumentativo referente à: conceituação da ciência e importância de seus métodos, aplicação metodológica corrente nas ciências naturais e nas ciências humanas, e relação ciência e mídia, dentre outros temas pertinentes ao universo científico. PALAVRAS-CHAVE: Iniciação científica, ciência, método científico, ciência no ensino médio.
id IFRN-3_5712e0ec1fb2d8ef25a1323bb2033948
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/571
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓO presente trabalho consiste em apresentar, analisar e comparar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em eletrotécnica sobre a natureza da ciência e sobre a estrutura da metodologia científica, seja no campo das ciências naturais ou das ciências sociais. Os alunos inscritos no Programa de Formação de Recursos Humanos da parceria IFRN/PETROBRAS participam semanalmente de encontros cujo foco é a discussão de textos selecionados que debatam a natureza da ciência e do método cientifico, com o objetivo de instrumentalizá-los para o trabalho de pesquisa no referido programa. Durante o desenvolvimento do trabalho de formação foram discutidos temas relevantes como: Ciência e senso comum, ciência e Fé, importância da divulgação cientifica, ciência versus pseudociência, o que é cientifico, metodologia do trabalho cientifico, paradigmas metodológicos em ciências naturais e sociais, dentre outros. A análise do desenvolvimento cognitivo se deu pela comparação de escritos do grupo de alunos envolvidos no nosso projeto com escritos de outros alunos da mesma turma, sejam eles participantes ou não de iniciação cientifica no IFRN. Os escritos responderam a questões elaboradas pelos próprios orientadores sobre questões que dialogam com os temas discutidos no programa de formação. Os resultados obtidos indicam uma razoável diferença favorável aos alunos do nosso grupo de pesquisa quanto à capacidade de debate e de repertório argumentativo referente à: conceituação da ciência e importância de seus métodos, aplicação metodológica corrente nas ciências naturais e nas ciências humanas, e relação ciência e mídia, dentre outros temas pertinentes ao universo científico. PALAVRAS-CHAVE: Iniciação científica, ciência, método científico, ciência no ensino médio.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2011-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/57110.15628/holos.2010.571HOLOS; v. 5 (2010); 194-2051807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571/400Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, José AraújoAires, Francisco Jânio FilgueirasLima, Helen F. de2022-05-01T20:45:02Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/571Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:45:02Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
title “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
spellingShingle “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
Amaral, José Araújo
title_short “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
title_full “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
title_fullStr “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
title_full_unstemmed “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
title_sort “SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
author Amaral, José Araújo
author_facet Amaral, José Araújo
Aires, Francisco Jânio Filgueiras
Lima, Helen F. de
author_role author
author2 Aires, Francisco Jânio Filgueiras
Lima, Helen F. de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, José Araújo
Aires, Francisco Jânio Filgueiras
Lima, Helen F. de
description O presente trabalho consiste em apresentar, analisar e comparar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em eletrotécnica sobre a natureza da ciência e sobre a estrutura da metodologia científica, seja no campo das ciências naturais ou das ciências sociais. Os alunos inscritos no Programa de Formação de Recursos Humanos da parceria IFRN/PETROBRAS participam semanalmente de encontros cujo foco é a discussão de textos selecionados que debatam a natureza da ciência e do método cientifico, com o objetivo de instrumentalizá-los para o trabalho de pesquisa no referido programa. Durante o desenvolvimento do trabalho de formação foram discutidos temas relevantes como: Ciência e senso comum, ciência e Fé, importância da divulgação cientifica, ciência versus pseudociência, o que é cientifico, metodologia do trabalho cientifico, paradigmas metodológicos em ciências naturais e sociais, dentre outros. A análise do desenvolvimento cognitivo se deu pela comparação de escritos do grupo de alunos envolvidos no nosso projeto com escritos de outros alunos da mesma turma, sejam eles participantes ou não de iniciação cientifica no IFRN. Os escritos responderam a questões elaboradas pelos próprios orientadores sobre questões que dialogam com os temas discutidos no programa de formação. Os resultados obtidos indicam uma razoável diferença favorável aos alunos do nosso grupo de pesquisa quanto à capacidade de debate e de repertório argumentativo referente à: conceituação da ciência e importância de seus métodos, aplicação metodológica corrente nas ciências naturais e nas ciências humanas, e relação ciência e mídia, dentre outros temas pertinentes ao universo científico. PALAVRAS-CHAVE: Iniciação científica, ciência, método científico, ciência no ensino médio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571
10.15628/holos.2010.571
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571
identifier_str_mv 10.15628/holos.2010.571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571/400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2010); 194-205
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618442428416