“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em apresentar, analisar e comparar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em eletrotécnica sobre a natureza da ciência e sobre a estrutura da metodologia científica, seja no campo das ciências naturais ou das ciências sociais. Os alunos inscritos no Programa de Formação de Recursos Humanos da parceria IFRN/PETROBRAS participam semanalmente de encontros cujo foco é a discussão de textos selecionados que debatam a natureza da ciência e do método cientifico, com o objetivo de instrumentalizá-los para o trabalho de pesquisa no referido programa. Durante o desenvolvimento do trabalho de formação foram discutidos temas relevantes como: Ciência e senso comum, ciência e Fé, importância da divulgação cientifica, ciência versus pseudociência, o que é cientifico, metodologia do trabalho cientifico, paradigmas metodológicos em ciências naturais e sociais, dentre outros. A análise do desenvolvimento cognitivo se deu pela comparação de escritos do grupo de alunos envolvidos no nosso projeto com escritos de outros alunos da mesma turma, sejam eles participantes ou não de iniciação cientifica no IFRN. Os escritos responderam a questões elaboradas pelos próprios orientadores sobre questões que dialogam com os temas discutidos no programa de formação. Os resultados obtidos indicam uma razoável diferença favorável aos alunos do nosso grupo de pesquisa quanto à capacidade de debate e de repertório argumentativo referente à: conceituação da ciência e importância de seus métodos, aplicação metodológica corrente nas ciências naturais e nas ciências humanas, e relação ciência e mídia, dentre outros temas pertinentes ao universo científico. PALAVRAS-CHAVE: Iniciação científica, ciência, método científico, ciência no ensino médio. |
id |
IFRN-3_5712e0ec1fb2d8ef25a1323bb2033948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/571 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓO presente trabalho consiste em apresentar, analisar e comparar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em eletrotécnica sobre a natureza da ciência e sobre a estrutura da metodologia científica, seja no campo das ciências naturais ou das ciências sociais. Os alunos inscritos no Programa de Formação de Recursos Humanos da parceria IFRN/PETROBRAS participam semanalmente de encontros cujo foco é a discussão de textos selecionados que debatam a natureza da ciência e do método cientifico, com o objetivo de instrumentalizá-los para o trabalho de pesquisa no referido programa. Durante o desenvolvimento do trabalho de formação foram discutidos temas relevantes como: Ciência e senso comum, ciência e Fé, importância da divulgação cientifica, ciência versus pseudociência, o que é cientifico, metodologia do trabalho cientifico, paradigmas metodológicos em ciências naturais e sociais, dentre outros. A análise do desenvolvimento cognitivo se deu pela comparação de escritos do grupo de alunos envolvidos no nosso projeto com escritos de outros alunos da mesma turma, sejam eles participantes ou não de iniciação cientifica no IFRN. Os escritos responderam a questões elaboradas pelos próprios orientadores sobre questões que dialogam com os temas discutidos no programa de formação. Os resultados obtidos indicam uma razoável diferença favorável aos alunos do nosso grupo de pesquisa quanto à capacidade de debate e de repertório argumentativo referente à: conceituação da ciência e importância de seus métodos, aplicação metodológica corrente nas ciências naturais e nas ciências humanas, e relação ciência e mídia, dentre outros temas pertinentes ao universo científico. PALAVRAS-CHAVE: Iniciação científica, ciência, método científico, ciência no ensino médio.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2011-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/57110.15628/holos.2010.571HOLOS; v. 5 (2010); 194-2051807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571/400Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, José AraújoAires, Francisco Jânio FilgueirasLima, Helen F. de2022-05-01T20:45:02Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/571Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:45:02Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ |
title |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ |
spellingShingle |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ Amaral, José Araújo |
title_short |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ |
title_full |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ |
title_fullStr |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ |
title_full_unstemmed |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ |
title_sort |
“SUBINDO A LADEIRA” DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO DO IFRN-MOSSORÓ |
author |
Amaral, José Araújo |
author_facet |
Amaral, José Araújo Aires, Francisco Jânio Filgueiras Lima, Helen F. de |
author_role |
author |
author2 |
Aires, Francisco Jânio Filgueiras Lima, Helen F. de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, José Araújo Aires, Francisco Jânio Filgueiras Lima, Helen F. de |
description |
O presente trabalho consiste em apresentar, analisar e comparar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em eletrotécnica sobre a natureza da ciência e sobre a estrutura da metodologia científica, seja no campo das ciências naturais ou das ciências sociais. Os alunos inscritos no Programa de Formação de Recursos Humanos da parceria IFRN/PETROBRAS participam semanalmente de encontros cujo foco é a discussão de textos selecionados que debatam a natureza da ciência e do método cientifico, com o objetivo de instrumentalizá-los para o trabalho de pesquisa no referido programa. Durante o desenvolvimento do trabalho de formação foram discutidos temas relevantes como: Ciência e senso comum, ciência e Fé, importância da divulgação cientifica, ciência versus pseudociência, o que é cientifico, metodologia do trabalho cientifico, paradigmas metodológicos em ciências naturais e sociais, dentre outros. A análise do desenvolvimento cognitivo se deu pela comparação de escritos do grupo de alunos envolvidos no nosso projeto com escritos de outros alunos da mesma turma, sejam eles participantes ou não de iniciação cientifica no IFRN. Os escritos responderam a questões elaboradas pelos próprios orientadores sobre questões que dialogam com os temas discutidos no programa de formação. Os resultados obtidos indicam uma razoável diferença favorável aos alunos do nosso grupo de pesquisa quanto à capacidade de debate e de repertório argumentativo referente à: conceituação da ciência e importância de seus métodos, aplicação metodológica corrente nas ciências naturais e nas ciências humanas, e relação ciência e mídia, dentre outros temas pertinentes ao universo científico. PALAVRAS-CHAVE: Iniciação científica, ciência, método científico, ciência no ensino médio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571 10.15628/holos.2010.571 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2010.571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/571/400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2010); 194-205 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951618442428416 |