AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Thiago Weslei de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira Júnior, Carlos Antônio, Cardoso Júnior, Hamilton Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851
Resumo: Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos para a vida escolar, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando a reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destaca-se, para a motivação dos alunos é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador das intervenções propostas é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. A pesquisa aqui apresentada apresenta-se como aporte teórico para futuras pesquisas, utilizando-se os conceitos aqui desenvolvidos para traçar estratégias para análises diagnósticas e de intervenção pedagógica.
id IFRN-3_58405d3cb84d955dcef6813f45638e03
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6851
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIORÊxitoGraduaçãoIntervençãoPintrich.Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos para a vida escolar, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando a reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destaca-se, para a motivação dos alunos é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador das intervenções propostas é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. A pesquisa aqui apresentada apresenta-se como aporte teórico para futuras pesquisas, utilizando-se os conceitos aqui desenvolvidos para traçar estratégias para análises diagnósticas e de intervenção pedagógica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/685110.15628/holos.2019.6851HOLOS; v. 1 (2019); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Thiago Weslei de AlmeidaPereira Júnior, Carlos AntônioCardoso Júnior, Hamilton Matos2022-05-01T19:27:55Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6851Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:27:55Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
title AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
Sousa, Thiago Weslei de Almeida
Êxito
Graduação
Intervenção
Pintrich.
title_short AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
title_full AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
author Sousa, Thiago Weslei de Almeida
author_facet Sousa, Thiago Weslei de Almeida
Pereira Júnior, Carlos Antônio
Cardoso Júnior, Hamilton Matos
author_role author
author2 Pereira Júnior, Carlos Antônio
Cardoso Júnior, Hamilton Matos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Thiago Weslei de Almeida
Pereira Júnior, Carlos Antônio
Cardoso Júnior, Hamilton Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Êxito
Graduação
Intervenção
Pintrich.
topic Êxito
Graduação
Intervenção
Pintrich.
description Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos para a vida escolar, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando a reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destaca-se, para a motivação dos alunos é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador das intervenções propostas é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. A pesquisa aqui apresentada apresenta-se como aporte teórico para futuras pesquisas, utilizando-se os conceitos aqui desenvolvidos para traçar estratégias para análises diagnósticas e de intervenção pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851
10.15628/holos.2019.6851
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.6851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2019); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624149827584