AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851 |
Resumo: | Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos para a vida escolar, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando a reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destaca-se, para a motivação dos alunos é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador das intervenções propostas é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. A pesquisa aqui apresentada apresenta-se como aporte teórico para futuras pesquisas, utilizando-se os conceitos aqui desenvolvidos para traçar estratégias para análises diagnósticas e de intervenção pedagógica. |
id |
IFRN-3_58405d3cb84d955dcef6813f45638e03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/6851 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIORÊxitoGraduaçãoIntervençãoPintrich.Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos para a vida escolar, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando a reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destaca-se, para a motivação dos alunos é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador das intervenções propostas é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. A pesquisa aqui apresentada apresenta-se como aporte teórico para futuras pesquisas, utilizando-se os conceitos aqui desenvolvidos para traçar estratégias para análises diagnósticas e de intervenção pedagógica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/685110.15628/holos.2019.6851HOLOS; v. 1 (2019); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Thiago Weslei de AlmeidaPereira Júnior, Carlos AntônioCardoso Júnior, Hamilton Matos2022-05-01T19:27:55Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6851Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:27:55Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR Sousa, Thiago Weslei de Almeida Êxito Graduação Intervenção Pintrich. |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Sousa, Thiago Weslei de Almeida |
author_facet |
Sousa, Thiago Weslei de Almeida Pereira Júnior, Carlos Antônio Cardoso Júnior, Hamilton Matos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Júnior, Carlos Antônio Cardoso Júnior, Hamilton Matos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Thiago Weslei de Almeida Pereira Júnior, Carlos Antônio Cardoso Júnior, Hamilton Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Êxito Graduação Intervenção Pintrich. |
topic |
Êxito Graduação Intervenção Pintrich. |
description |
Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos para a vida escolar, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando a reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destaca-se, para a motivação dos alunos é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador das intervenções propostas é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. A pesquisa aqui apresentada apresenta-se como aporte teórico para futuras pesquisas, utilizando-se os conceitos aqui desenvolvidos para traçar estratégias para análises diagnósticas e de intervenção pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851 10.15628/holos.2019.6851 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2019.6851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6851/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2019); 1-12 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624149827584 |