ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alisson Campos de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Roque, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018
Resumo: Identificar alternativas didáticas que motivem os alunos a participarem de atividades de ensino e que promovam uma aprendizagem significativa é um dos maiores desafios dos docentes. Nesse sentido, nós avaliamos a eficácia de uma estratégia didática baseada em simulação para ensinar evolução biológica (EB) por seleção natural (SN) na educação superior. Para tanto, nós coletamos dados a partir de um questionário composto por cinco questões aplicado em setembro de 2017 durante uma oficina ofertada para 17 estudantes de biologia. Houve aprimoramentos na compreensão sobre EB e SN após a oficina. Antes dela, mais de 41% dos participantes acertaram 1 ou 2 questões e cerca de 58% acertaram 3 ou 4 questões. Após sua execução, contudo, o total de participantes que acertaram 4 ou 5 questões ultrapassou os 88%. Esses dados sugerem que a simulação promoveu aprendizado significativo sobre EB e SN. Por isso, nós recomendamos o seu uso no contexto educacional para aprimorar o ensino científico brasileiro.
id IFRN-3_5d2caba4c1247db47a5e3712979a3f1d
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10018
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURALAlternativa DidáticaBatalha dos BicosEvoluçãoInovaçãoMecanismo Evolutivo.Identificar alternativas didáticas que motivem os alunos a participarem de atividades de ensino e que promovam uma aprendizagem significativa é um dos maiores desafios dos docentes. Nesse sentido, nós avaliamos a eficácia de uma estratégia didática baseada em simulação para ensinar evolução biológica (EB) por seleção natural (SN) na educação superior. Para tanto, nós coletamos dados a partir de um questionário composto por cinco questões aplicado em setembro de 2017 durante uma oficina ofertada para 17 estudantes de biologia. Houve aprimoramentos na compreensão sobre EB e SN após a oficina. Antes dela, mais de 41% dos participantes acertaram 1 ou 2 questões e cerca de 58% acertaram 3 ou 4 questões. Após sua execução, contudo, o total de participantes que acertaram 4 ou 5 questões ultrapassou os 88%. Esses dados sugerem que a simulação promoveu aprendizado significativo sobre EB e SN. Por isso, nós recomendamos o seu uso no contexto educacional para aprimorar o ensino científico brasileiro.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1001810.15628/holos.2022.10018HOLOS; v. 6 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018/3546Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Alisson Campos de SouzaRoque, Francisco2023-03-05T17:21:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10018Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-05T17:21:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
title ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
spellingShingle ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
Araújo, Alisson Campos de Souza
Alternativa Didática
Batalha dos Bicos
Evolução
Inovação
Mecanismo Evolutivo.
title_short ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
title_full ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
title_fullStr ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
title_full_unstemmed ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
title_sort ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
author Araújo, Alisson Campos de Souza
author_facet Araújo, Alisson Campos de Souza
Roque, Francisco
author_role author
author2 Roque, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alisson Campos de Souza
Roque, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Alternativa Didática
Batalha dos Bicos
Evolução
Inovação
Mecanismo Evolutivo.
topic Alternativa Didática
Batalha dos Bicos
Evolução
Inovação
Mecanismo Evolutivo.
description Identificar alternativas didáticas que motivem os alunos a participarem de atividades de ensino e que promovam uma aprendizagem significativa é um dos maiores desafios dos docentes. Nesse sentido, nós avaliamos a eficácia de uma estratégia didática baseada em simulação para ensinar evolução biológica (EB) por seleção natural (SN) na educação superior. Para tanto, nós coletamos dados a partir de um questionário composto por cinco questões aplicado em setembro de 2017 durante uma oficina ofertada para 17 estudantes de biologia. Houve aprimoramentos na compreensão sobre EB e SN após a oficina. Antes dela, mais de 41% dos participantes acertaram 1 ou 2 questões e cerca de 58% acertaram 3 ou 4 questões. Após sua execução, contudo, o total de participantes que acertaram 4 ou 5 questões ultrapassou os 88%. Esses dados sugerem que a simulação promoveu aprendizado significativo sobre EB e SN. Por isso, nós recomendamos o seu uso no contexto educacional para aprimorar o ensino científico brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018
10.15628/holos.2022.10018
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018
identifier_str_mv 10.15628/holos.2022.10018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018/3546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2022)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951615598690304