ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018 |
Resumo: | Identificar alternativas didáticas que motivem os alunos a participarem de atividades de ensino e que promovam uma aprendizagem significativa é um dos maiores desafios dos docentes. Nesse sentido, nós avaliamos a eficácia de uma estratégia didática baseada em simulação para ensinar evolução biológica (EB) por seleção natural (SN) na educação superior. Para tanto, nós coletamos dados a partir de um questionário composto por cinco questões aplicado em setembro de 2017 durante uma oficina ofertada para 17 estudantes de biologia. Houve aprimoramentos na compreensão sobre EB e SN após a oficina. Antes dela, mais de 41% dos participantes acertaram 1 ou 2 questões e cerca de 58% acertaram 3 ou 4 questões. Após sua execução, contudo, o total de participantes que acertaram 4 ou 5 questões ultrapassou os 88%. Esses dados sugerem que a simulação promoveu aprendizado significativo sobre EB e SN. Por isso, nós recomendamos o seu uso no contexto educacional para aprimorar o ensino científico brasileiro. |
id |
IFRN-3_5d2caba4c1247db47a5e3712979a3f1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/10018 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURALAlternativa DidáticaBatalha dos BicosEvoluçãoInovaçãoMecanismo Evolutivo.Identificar alternativas didáticas que motivem os alunos a participarem de atividades de ensino e que promovam uma aprendizagem significativa é um dos maiores desafios dos docentes. Nesse sentido, nós avaliamos a eficácia de uma estratégia didática baseada em simulação para ensinar evolução biológica (EB) por seleção natural (SN) na educação superior. Para tanto, nós coletamos dados a partir de um questionário composto por cinco questões aplicado em setembro de 2017 durante uma oficina ofertada para 17 estudantes de biologia. Houve aprimoramentos na compreensão sobre EB e SN após a oficina. Antes dela, mais de 41% dos participantes acertaram 1 ou 2 questões e cerca de 58% acertaram 3 ou 4 questões. Após sua execução, contudo, o total de participantes que acertaram 4 ou 5 questões ultrapassou os 88%. Esses dados sugerem que a simulação promoveu aprendizado significativo sobre EB e SN. Por isso, nós recomendamos o seu uso no contexto educacional para aprimorar o ensino científico brasileiro.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1001810.15628/holos.2022.10018HOLOS; v. 6 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018/3546Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Alisson Campos de SouzaRoque, Francisco2023-03-05T17:21:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10018Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-05T17:21:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL |
title |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL |
spellingShingle |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL Araújo, Alisson Campos de Souza Alternativa Didática Batalha dos Bicos Evolução Inovação Mecanismo Evolutivo. |
title_short |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL |
title_full |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL |
title_fullStr |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL |
title_full_unstemmed |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL |
title_sort |
ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL |
author |
Araújo, Alisson Campos de Souza |
author_facet |
Araújo, Alisson Campos de Souza Roque, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Roque, Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alisson Campos de Souza Roque, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alternativa Didática Batalha dos Bicos Evolução Inovação Mecanismo Evolutivo. |
topic |
Alternativa Didática Batalha dos Bicos Evolução Inovação Mecanismo Evolutivo. |
description |
Identificar alternativas didáticas que motivem os alunos a participarem de atividades de ensino e que promovam uma aprendizagem significativa é um dos maiores desafios dos docentes. Nesse sentido, nós avaliamos a eficácia de uma estratégia didática baseada em simulação para ensinar evolução biológica (EB) por seleção natural (SN) na educação superior. Para tanto, nós coletamos dados a partir de um questionário composto por cinco questões aplicado em setembro de 2017 durante uma oficina ofertada para 17 estudantes de biologia. Houve aprimoramentos na compreensão sobre EB e SN após a oficina. Antes dela, mais de 41% dos participantes acertaram 1 ou 2 questões e cerca de 58% acertaram 3 ou 4 questões. Após sua execução, contudo, o total de participantes que acertaram 4 ou 5 questões ultrapassou os 88%. Esses dados sugerem que a simulação promoveu aprendizado significativo sobre EB e SN. Por isso, nós recomendamos o seu uso no contexto educacional para aprimorar o ensino científico brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018 10.15628/holos.2022.10018 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2022.10018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10018/3546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2022) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951615598690304 |