CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3298 |
Resumo: | Os jogos cooperativos adquiriram importância no campo das metodologias educativas por serem uma linguagem acessível aos jovens, propensa ao trabalho conjuntos e a resolução de problemas que seriam de difícil acesso de forma individual. Essa metodologia proporciona o uso e o aprendizado de habilidades e competências comuns de forma conjunta, valorizando o aprender com o outro, no entanto, a concepção destes jogos ainda é emblemática aos educadores já que o campo de estudos apresenta apenas ações pontuais, sobretudo, quando tratamos de metodologias para criação de jogos. Nosso objetivo, com este estudo, é o de contribuir para o campo metodológico, fornecendo uma ferramenta experimentada pelo LIJC - UFCA, na concepção de jogos cooperativos, que estrutura e inter-relaciona o processo criativo de tomada de decisão. Para tal aporte utilizamos de pesquisa bibliográfica, que permeia tanto o artigo como a metodologia de criação do jogos, bem como pesquisa exploratória e o relato de experiência da produção da CRIATIVA, metodologia educativa que se estrutura por meio dos jogos cooperativos, produto refinado pelo projeto de extensão e aplicado a participantes de diversas instituições. Este trabalho resultou em uma atividade de caráter lúdico, repleta de significados e estruturada em conceitos como a educação horizontal, o aprender com o outro, o respeito mútuo e a dialógica; onde concluímos que para o sucesso de um método, o aporte conceitual e a experimentação devem estar aliadas, sem esquecer a primazia do sentido de uma educação integral do ser humano. |
id |
IFRN-3_6bf0b7bcd1ff6fbafe3e9269fae1085a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3298 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOSJogos cooperativosmetodologiaeducaçãointer-relaçãoparticipação voluntáriaOs jogos cooperativos adquiriram importância no campo das metodologias educativas por serem uma linguagem acessível aos jovens, propensa ao trabalho conjuntos e a resolução de problemas que seriam de difícil acesso de forma individual. Essa metodologia proporciona o uso e o aprendizado de habilidades e competências comuns de forma conjunta, valorizando o aprender com o outro, no entanto, a concepção destes jogos ainda é emblemática aos educadores já que o campo de estudos apresenta apenas ações pontuais, sobretudo, quando tratamos de metodologias para criação de jogos. Nosso objetivo, com este estudo, é o de contribuir para o campo metodológico, fornecendo uma ferramenta experimentada pelo LIJC - UFCA, na concepção de jogos cooperativos, que estrutura e inter-relaciona o processo criativo de tomada de decisão. Para tal aporte utilizamos de pesquisa bibliográfica, que permeia tanto o artigo como a metodologia de criação do jogos, bem como pesquisa exploratória e o relato de experiência da produção da CRIATIVA, metodologia educativa que se estrutura por meio dos jogos cooperativos, produto refinado pelo projeto de extensão e aplicado a participantes de diversas instituições. Este trabalho resultou em uma atividade de caráter lúdico, repleta de significados e estruturada em conceitos como a educação horizontal, o aprender com o outro, o respeito mútuo e a dialógica; onde concluímos que para o sucesso de um método, o aporte conceitual e a experimentação devem estar aliadas, sem esquecer a primazia do sentido de uma educação integral do ser humano.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/329810.15628/holos.2018.3298HOLOS; v. 2 (2018); 424-4371807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3298/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Jefersonde Queiroz, Zuleide FernandesRodrigues dos Santos, Isaac BrigidoLima, Jânio do Nascimento2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3298Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS |
title |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS |
spellingShingle |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS Antunes, Jeferson Jogos cooperativos metodologia educação inter-relação participação voluntária |
title_short |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS |
title_full |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS |
title_fullStr |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS |
title_full_unstemmed |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS |
title_sort |
CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS |
author |
Antunes, Jeferson |
author_facet |
Antunes, Jeferson de Queiroz, Zuleide Fernandes Rodrigues dos Santos, Isaac Brigido Lima, Jânio do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
de Queiroz, Zuleide Fernandes Rodrigues dos Santos, Isaac Brigido Lima, Jânio do Nascimento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Jeferson de Queiroz, Zuleide Fernandes Rodrigues dos Santos, Isaac Brigido Lima, Jânio do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos cooperativos metodologia educação inter-relação participação voluntária |
topic |
Jogos cooperativos metodologia educação inter-relação participação voluntária |
description |
Os jogos cooperativos adquiriram importância no campo das metodologias educativas por serem uma linguagem acessível aos jovens, propensa ao trabalho conjuntos e a resolução de problemas que seriam de difícil acesso de forma individual. Essa metodologia proporciona o uso e o aprendizado de habilidades e competências comuns de forma conjunta, valorizando o aprender com o outro, no entanto, a concepção destes jogos ainda é emblemática aos educadores já que o campo de estudos apresenta apenas ações pontuais, sobretudo, quando tratamos de metodologias para criação de jogos. Nosso objetivo, com este estudo, é o de contribuir para o campo metodológico, fornecendo uma ferramenta experimentada pelo LIJC - UFCA, na concepção de jogos cooperativos, que estrutura e inter-relaciona o processo criativo de tomada de decisão. Para tal aporte utilizamos de pesquisa bibliográfica, que permeia tanto o artigo como a metodologia de criação do jogos, bem como pesquisa exploratória e o relato de experiência da produção da CRIATIVA, metodologia educativa que se estrutura por meio dos jogos cooperativos, produto refinado pelo projeto de extensão e aplicado a participantes de diversas instituições. Este trabalho resultou em uma atividade de caráter lúdico, repleta de significados e estruturada em conceitos como a educação horizontal, o aprender com o outro, o respeito mútuo e a dialógica; onde concluímos que para o sucesso de um método, o aporte conceitual e a experimentação devem estar aliadas, sem esquecer a primazia do sentido de uma educação integral do ser humano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3298 10.15628/holos.2018.3298 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3298 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.3298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3298/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2018); 424-437 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621479104512 |