Os jogos cooperativos e a participação dos alunos nas aulas de educação física no 1.º ciclo do ensino básico – um estudo de investigação-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bárbara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neves, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39136
Resumo: Este estudo de investigação-ação surgiu da identificação da fraca participação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física. Pareciam não se empenhar nas atividades e eram muitas as atitudes incorrectas para com os outros. Este estudo envolveu 21 alunos de uma escola do 1.º CEB do distrito de Aveiro e teve como objetivo verificar de que modo as atitudes e comportamentos dos alunos melhoravam através da prática de jogos cooperativos (JC) e jogos sociais (JS). Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram utilizados o Sistema de Observação dos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos (SOCI) e o Physical Education Pupil Control Inventory (PEPCI). Foi desenvolvido um plano de atividades estruturado em função de 7 intervenções com durações variadas (de 15 a 60 minutos) com a turma. Os dados foram tratados em termos de estatística descritiva. A análise dos dados identificou um decréscimo das atitudes de indisciplina por parte dos alunos, principalmente no número de comportamentos de indisciplina dirigidos aos colegas.
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