MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, José Vilani
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Gizele Justino Diniz, dos Santos, Anderson Silva Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma atividade envolvendo a Matemática e a Arte, caracterizada pela re(produção) de obras de arte com o uso do software GeoGebra, com a aplicação dos conceitos da função quadrática e de sua representação gráfica. A utilização do GeoGebra mostrou-se com potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, quer seja por tornar o processo mais dinâmico, interativo e participativo, quer seja por tornar alguns dos conceitos e resultados matemáticos possíveis de serem testados e experimentados na sala de aula. Esperamos que a atividade possa contribuir com os professores de Matemática no sentido de oferecer possibilidades de intervenção em suas salas de aula e com as discussões a respeito do ensino da Matemática numa perspectiva tanto interdisciplinar, por meio da relação entre Matemática e Arte, quanto intradisciplinar, quando se aborda a geometria e a álgebra em uma mesma atividade.
id IFRN-3_6dbd85f708c725a6637cc8af381440a8
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/12092
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAISGeoGebraFunção quadráticaMatemáticaArteO objetivo deste artigo é apresentar uma atividade envolvendo a Matemática e a Arte, caracterizada pela re(produção) de obras de arte com o uso do software GeoGebra, com a aplicação dos conceitos da função quadrática e de sua representação gráfica. A utilização do GeoGebra mostrou-se com potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, quer seja por tornar o processo mais dinâmico, interativo e participativo, quer seja por tornar alguns dos conceitos e resultados matemáticos possíveis de serem testados e experimentados na sala de aula. Esperamos que a atividade possa contribuir com os professores de Matemática no sentido de oferecer possibilidades de intervenção em suas salas de aula e com as discussões a respeito do ensino da Matemática numa perspectiva tanto interdisciplinar, por meio da relação entre Matemática e Arte, quanto intradisciplinar, quando se aborda a geometria e a álgebra em uma mesma atividade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1209210.15628/holos.2021.12092HOLOS; v. 4 (2021); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, José VilaniMartins, Gizele Justino Dinizdos Santos, Anderson Silva Bernardo2022-04-29T11:01:12Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/12092Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:12Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
title MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
spellingShingle MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Farias, José Vilani
GeoGebra
Função quadrática
Matemática
Arte
title_short MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_full MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_fullStr MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_full_unstemmed MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_sort MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
author Farias, José Vilani
author_facet Farias, José Vilani
Martins, Gizele Justino Diniz
dos Santos, Anderson Silva Bernardo
author_role author
author2 Martins, Gizele Justino Diniz
dos Santos, Anderson Silva Bernardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, José Vilani
Martins, Gizele Justino Diniz
dos Santos, Anderson Silva Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra
Função quadrática
Matemática
Arte
topic GeoGebra
Função quadrática
Matemática
Arte
description O objetivo deste artigo é apresentar uma atividade envolvendo a Matemática e a Arte, caracterizada pela re(produção) de obras de arte com o uso do software GeoGebra, com a aplicação dos conceitos da função quadrática e de sua representação gráfica. A utilização do GeoGebra mostrou-se com potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, quer seja por tornar o processo mais dinâmico, interativo e participativo, quer seja por tornar alguns dos conceitos e resultados matemáticos possíveis de serem testados e experimentados na sala de aula. Esperamos que a atividade possa contribuir com os professores de Matemática no sentido de oferecer possibilidades de intervenção em suas salas de aula e com as discussões a respeito do ensino da Matemática numa perspectiva tanto interdisciplinar, por meio da relação entre Matemática e Arte, quanto intradisciplinar, quando se aborda a geometria e a álgebra em uma mesma atividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092
10.15628/holos.2021.12092
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.12092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2021); 1-19
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625868443648