MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma atividade envolvendo a Matemática e a Arte, caracterizada pela re(produção) de obras de arte com o uso do software GeoGebra, com a aplicação dos conceitos da função quadrática e de sua representação gráfica. A utilização do GeoGebra mostrou-se com potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, quer seja por tornar o processo mais dinâmico, interativo e participativo, quer seja por tornar alguns dos conceitos e resultados matemáticos possíveis de serem testados e experimentados na sala de aula. Esperamos que a atividade possa contribuir com os professores de Matemática no sentido de oferecer possibilidades de intervenção em suas salas de aula e com as discussões a respeito do ensino da Matemática numa perspectiva tanto interdisciplinar, por meio da relação entre Matemática e Arte, quanto intradisciplinar, quando se aborda a geometria e a álgebra em uma mesma atividade. |
id |
IFRN-3_6dbd85f708c725a6637cc8af381440a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/12092 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAISGeoGebraFunção quadráticaMatemáticaArteO objetivo deste artigo é apresentar uma atividade envolvendo a Matemática e a Arte, caracterizada pela re(produção) de obras de arte com o uso do software GeoGebra, com a aplicação dos conceitos da função quadrática e de sua representação gráfica. A utilização do GeoGebra mostrou-se com potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, quer seja por tornar o processo mais dinâmico, interativo e participativo, quer seja por tornar alguns dos conceitos e resultados matemáticos possíveis de serem testados e experimentados na sala de aula. Esperamos que a atividade possa contribuir com os professores de Matemática no sentido de oferecer possibilidades de intervenção em suas salas de aula e com as discussões a respeito do ensino da Matemática numa perspectiva tanto interdisciplinar, por meio da relação entre Matemática e Arte, quanto intradisciplinar, quando se aborda a geometria e a álgebra em uma mesma atividade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1209210.15628/holos.2021.12092HOLOS; v. 4 (2021); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, José VilaniMartins, Gizele Justino Dinizdos Santos, Anderson Silva Bernardo2022-04-29T11:01:12Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/12092Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:12Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
spellingShingle |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS Farias, José Vilani GeoGebra Função quadrática Matemática Arte |
title_short |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_full |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_fullStr |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_sort |
MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
author |
Farias, José Vilani |
author_facet |
Farias, José Vilani Martins, Gizele Justino Diniz dos Santos, Anderson Silva Bernardo |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Gizele Justino Diniz dos Santos, Anderson Silva Bernardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, José Vilani Martins, Gizele Justino Diniz dos Santos, Anderson Silva Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra Função quadrática Matemática Arte |
topic |
GeoGebra Função quadrática Matemática Arte |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar uma atividade envolvendo a Matemática e a Arte, caracterizada pela re(produção) de obras de arte com o uso do software GeoGebra, com a aplicação dos conceitos da função quadrática e de sua representação gráfica. A utilização do GeoGebra mostrou-se com potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, quer seja por tornar o processo mais dinâmico, interativo e participativo, quer seja por tornar alguns dos conceitos e resultados matemáticos possíveis de serem testados e experimentados na sala de aula. Esperamos que a atividade possa contribuir com os professores de Matemática no sentido de oferecer possibilidades de intervenção em suas salas de aula e com as discussões a respeito do ensino da Matemática numa perspectiva tanto interdisciplinar, por meio da relação entre Matemática e Arte, quanto intradisciplinar, quando se aborda a geometria e a álgebra em uma mesma atividade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092 10.15628/holos.2021.12092 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.12092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12092/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2021); 1-19 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625868443648 |