UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248 |
Resumo: | Este estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com gestores e alunos surdos de três colégios inclusivos da cidade de Foz do Iguaçu, propõe discutir sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), que preconiza a garantia do direito à educação se efetiva por meio do acesso a educação inclusiva em todos os níveis. Com o objetivo de contribuir, com a comunidade surda e seus anseios de fazer valer sua cultura e identidade, elegeu-se como foco de estudo a inclusão escolar de surdos na cidade de Foz do Iguaçu. Ou seja, pesquisar como ocorre a inclusão escolar destes sujeitos, hoje, em Foz do Iguaçu e se esta proporciona uma educação de boa qualidade permitirá dar visibilidade a realidade local a partir de uma política nacional. Adota-se como pressuposto que o gestor escolar possui um papel fundamental neste contexto. Isto quer dizer que se acredita que seja por meio da gestão de uma escola que se inicia o exemplo em ser educar de forma ética e com princípios democráticos, em que todos os alunos possam ter subsídios para formarem-se enquanto cidadãos críticos dotados de valores voltados à coletividade. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa apontaram que apesar da luta constante da comunidade surda pelo respeito e aceitação como grupo cultural distinto, ainda há uma dificuldade muito grande de desenvolvimento da inclusão dos surdos com base no respeito a suas diferenças. |
id |
IFRN-3_757e6fe77b94b7ae25d0bb212f871661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4248 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.EducaçãoSujeito SurdoEscolas de Foz do IguacuEste estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com gestores e alunos surdos de três colégios inclusivos da cidade de Foz do Iguaçu, propõe discutir sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), que preconiza a garantia do direito à educação se efetiva por meio do acesso a educação inclusiva em todos os níveis. Com o objetivo de contribuir, com a comunidade surda e seus anseios de fazer valer sua cultura e identidade, elegeu-se como foco de estudo a inclusão escolar de surdos na cidade de Foz do Iguaçu. Ou seja, pesquisar como ocorre a inclusão escolar destes sujeitos, hoje, em Foz do Iguaçu e se esta proporciona uma educação de boa qualidade permitirá dar visibilidade a realidade local a partir de uma política nacional. Adota-se como pressuposto que o gestor escolar possui um papel fundamental neste contexto. Isto quer dizer que se acredita que seja por meio da gestão de uma escola que se inicia o exemplo em ser educar de forma ética e com princípios democráticos, em que todos os alunos possam ter subsídios para formarem-se enquanto cidadãos críticos dotados de valores voltados à coletividade. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa apontaram que apesar da luta constante da comunidade surda pelo respeito e aceitação como grupo cultural distinto, ainda há uma dificuldade muito grande de desenvolvimento da inclusão dos surdos com base no respeito a suas diferenças.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/424810.15628/holos.2016.4248HOLOS; v. 8 (2016); 338-3541807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248/pdfCopyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngnes, Juliane SachserMorás, Nadjanara Ana BasoKlozovski, Marcel LucianoReali, Klevi Mary2022-05-01T20:19:46Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4248Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. |
title |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. Angnes, Juliane Sachser Educação Sujeito Surdo Escolas de Foz do Iguacu |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. |
author |
Angnes, Juliane Sachser |
author_facet |
Angnes, Juliane Sachser Morás, Nadjanara Ana Baso Klozovski, Marcel Luciano Reali, Klevi Mary |
author_role |
author |
author2 |
Morás, Nadjanara Ana Baso Klozovski, Marcel Luciano Reali, Klevi Mary |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angnes, Juliane Sachser Morás, Nadjanara Ana Baso Klozovski, Marcel Luciano Reali, Klevi Mary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sujeito Surdo Escolas de Foz do Iguacu |
topic |
Educação Sujeito Surdo Escolas de Foz do Iguacu |
description |
Este estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com gestores e alunos surdos de três colégios inclusivos da cidade de Foz do Iguaçu, propõe discutir sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), que preconiza a garantia do direito à educação se efetiva por meio do acesso a educação inclusiva em todos os níveis. Com o objetivo de contribuir, com a comunidade surda e seus anseios de fazer valer sua cultura e identidade, elegeu-se como foco de estudo a inclusão escolar de surdos na cidade de Foz do Iguaçu. Ou seja, pesquisar como ocorre a inclusão escolar destes sujeitos, hoje, em Foz do Iguaçu e se esta proporciona uma educação de boa qualidade permitirá dar visibilidade a realidade local a partir de uma política nacional. Adota-se como pressuposto que o gestor escolar possui um papel fundamental neste contexto. Isto quer dizer que se acredita que seja por meio da gestão de uma escola que se inicia o exemplo em ser educar de forma ética e com princípios democráticos, em que todos os alunos possam ter subsídios para formarem-se enquanto cidadãos críticos dotados de valores voltados à coletividade. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa apontaram que apesar da luta constante da comunidade surda pelo respeito e aceitação como grupo cultural distinto, ainda há uma dificuldade muito grande de desenvolvimento da inclusão dos surdos com base no respeito a suas diferenças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248 10.15628/holos.2016.4248 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.4248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2016); 338-354 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622293848064 |