UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angnes, Juliane Sachser
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morás, Nadjanara Ana Baso, Klozovski, Marcel Luciano, Reali, Klevi Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248
Resumo: Este estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com gestores e alunos surdos de três colégios inclusivos da cidade de Foz do Iguaçu, propõe discutir sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), que preconiza a garantia do direito à educação se efetiva por meio do acesso a educação inclusiva em todos os níveis. Com o objetivo de contribuir, com a comunidade surda e seus anseios de fazer valer sua cultura e identidade, elegeu-se como foco de estudo a inclusão escolar de surdos na cidade de Foz do Iguaçu. Ou seja, pesquisar como ocorre a inclusão escolar destes sujeitos, hoje, em Foz do Iguaçu e se esta proporciona uma educação de boa qualidade permitirá dar visibilidade a realidade local a partir de uma política nacional. Adota-se como pressuposto que o gestor escolar possui um papel fundamental neste contexto. Isto quer dizer que se acredita que seja por meio da gestão de uma escola que se inicia o exemplo em ser educar de forma ética e com princípios democráticos, em que todos os alunos possam ter subsídios para formarem-se enquanto cidadãos críticos dotados de valores voltados à coletividade. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa apontaram que apesar da luta constante da comunidade surda pelo respeito e aceitação como grupo cultural distinto, ainda há uma dificuldade muito grande de desenvolvimento da inclusão dos surdos com base no respeito a suas diferenças.
id IFRN-3_757e6fe77b94b7ae25d0bb212f871661
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4248
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.EducaçãoSujeito SurdoEscolas de Foz do IguacuEste estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com gestores e alunos surdos de três colégios inclusivos da cidade de Foz do Iguaçu, propõe discutir sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), que preconiza a garantia do direito à educação se efetiva por meio do acesso a educação inclusiva em todos os níveis. Com o objetivo de contribuir, com a comunidade surda e seus anseios de fazer valer sua cultura e identidade, elegeu-se como foco de estudo a inclusão escolar de surdos na cidade de Foz do Iguaçu. Ou seja, pesquisar como ocorre a inclusão escolar destes sujeitos, hoje, em Foz do Iguaçu e se esta proporciona uma educação de boa qualidade permitirá dar visibilidade a realidade local a partir de uma política nacional. Adota-se como pressuposto que o gestor escolar possui um papel fundamental neste contexto. Isto quer dizer que se acredita que seja por meio da gestão de uma escola que se inicia o exemplo em ser educar de forma ética e com princípios democráticos, em que todos os alunos possam ter subsídios para formarem-se enquanto cidadãos críticos dotados de valores voltados à coletividade. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa apontaram que apesar da luta constante da comunidade surda pelo respeito e aceitação como grupo cultural distinto, ainda há uma dificuldade muito grande de desenvolvimento da inclusão dos surdos com base no respeito a suas diferenças.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/424810.15628/holos.2016.4248HOLOS; v. 8 (2016); 338-3541807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248/pdfCopyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngnes, Juliane SachserMorás, Nadjanara Ana BasoKlozovski, Marcel LucianoReali, Klevi Mary2022-05-01T20:19:46Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4248Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
title UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
Angnes, Juliane Sachser
Educação
Sujeito Surdo
Escolas de Foz do Iguacu
title_short UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
title_full UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
title_sort UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.
author Angnes, Juliane Sachser
author_facet Angnes, Juliane Sachser
Morás, Nadjanara Ana Baso
Klozovski, Marcel Luciano
Reali, Klevi Mary
author_role author
author2 Morás, Nadjanara Ana Baso
Klozovski, Marcel Luciano
Reali, Klevi Mary
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angnes, Juliane Sachser
Morás, Nadjanara Ana Baso
Klozovski, Marcel Luciano
Reali, Klevi Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sujeito Surdo
Escolas de Foz do Iguacu
topic Educação
Sujeito Surdo
Escolas de Foz do Iguacu
description Este estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com gestores e alunos surdos de três colégios inclusivos da cidade de Foz do Iguaçu, propõe discutir sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), que preconiza a garantia do direito à educação se efetiva por meio do acesso a educação inclusiva em todos os níveis. Com o objetivo de contribuir, com a comunidade surda e seus anseios de fazer valer sua cultura e identidade, elegeu-se como foco de estudo a inclusão escolar de surdos na cidade de Foz do Iguaçu. Ou seja, pesquisar como ocorre a inclusão escolar destes sujeitos, hoje, em Foz do Iguaçu e se esta proporciona uma educação de boa qualidade permitirá dar visibilidade a realidade local a partir de uma política nacional. Adota-se como pressuposto que o gestor escolar possui um papel fundamental neste contexto. Isto quer dizer que se acredita que seja por meio da gestão de uma escola que se inicia o exemplo em ser educar de forma ética e com princípios democráticos, em que todos os alunos possam ter subsídios para formarem-se enquanto cidadãos críticos dotados de valores voltados à coletividade. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa apontaram que apesar da luta constante da comunidade surda pelo respeito e aceitação como grupo cultural distinto, ainda há uma dificuldade muito grande de desenvolvimento da inclusão dos surdos com base no respeito a suas diferenças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248
10.15628/holos.2016.4248
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.4248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4248/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2016); 338-354
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622293848064