COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11628 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato sobre a ação educativa não presencial subsidiada pela abordagem da documentação pedagógica. O cenário de pandemia mundial provocado pelo coronavírus acarretou no fechamento das instituições educacionais e na necessidade de construção de um projeto educativo remoto e emergencial, o que exigiu repensar as práticas pedagógicas para atender aos desafios desta realidade inusitada. Nesse processo, em uma creche da Rede Municipal de Educação de Santo André/SP foi criado um grupo de WhatsApp composto pelas educadoras e os familiares das crianças de cada turma com o intuito de possibilitar a manutenção dos vínculos e da identidade coletiva, bem como dar continuidade à algumas vivências que integravam o cotidiano na instituição. Em uma turma com crianças de 2-3 anos foi construído um processo documental denominado “Como nó e nós”, o qual apresenta uma narrativa sobre o percurso trilhado coletivamente. A partir desta experiência, verificou-se que a documentação pedagógica possibilita a ação reflexiva docente e a comunicação do processo educativo, viabilizando a relação de parceria entre educadoras, crianças e familiares, bem como tornando visível os saberes e fazeres dos meninos e meninas e a intencionalidade do trabalho pedagógico na creche. |
id |
IFRN-3_770439dd78f35e0ea7abb065181b2283 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11628 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020CrecheDocumentação PedagógicaCriançaPandemiaEducação Remota Emergencial.Este artigo apresenta um relato sobre a ação educativa não presencial subsidiada pela abordagem da documentação pedagógica. O cenário de pandemia mundial provocado pelo coronavírus acarretou no fechamento das instituições educacionais e na necessidade de construção de um projeto educativo remoto e emergencial, o que exigiu repensar as práticas pedagógicas para atender aos desafios desta realidade inusitada. Nesse processo, em uma creche da Rede Municipal de Educação de Santo André/SP foi criado um grupo de WhatsApp composto pelas educadoras e os familiares das crianças de cada turma com o intuito de possibilitar a manutenção dos vínculos e da identidade coletiva, bem como dar continuidade à algumas vivências que integravam o cotidiano na instituição. Em uma turma com crianças de 2-3 anos foi construído um processo documental denominado “Como nó e nós”, o qual apresenta uma narrativa sobre o percurso trilhado coletivamente. A partir desta experiência, verificou-se que a documentação pedagógica possibilita a ação reflexiva docente e a comunicação do processo educativo, viabilizando a relação de parceria entre educadoras, crianças e familiares, bem como tornando visível os saberes e fazeres dos meninos e meninas e a intencionalidade do trabalho pedagógico na creche.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1162810.15628/holos.2021.11628HOLOS; v. 3 (2021); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11628/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Natália Francisquetti SilvaSilva, Marta Regina Paulo da2022-04-29T11:01:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11628Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 |
title |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 |
spellingShingle |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 Vieira, Natália Francisquetti Silva Creche Documentação Pedagógica Criança Pandemia Educação Remota Emergencial. |
title_short |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 |
title_full |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 |
title_fullStr |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 |
title_full_unstemmed |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 |
title_sort |
COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 |
author |
Vieira, Natália Francisquetti Silva |
author_facet |
Vieira, Natália Francisquetti Silva Silva, Marta Regina Paulo da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marta Regina Paulo da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Natália Francisquetti Silva Silva, Marta Regina Paulo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Documentação Pedagógica Criança Pandemia Educação Remota Emergencial. |
topic |
Creche Documentação Pedagógica Criança Pandemia Educação Remota Emergencial. |
description |
Este artigo apresenta um relato sobre a ação educativa não presencial subsidiada pela abordagem da documentação pedagógica. O cenário de pandemia mundial provocado pelo coronavírus acarretou no fechamento das instituições educacionais e na necessidade de construção de um projeto educativo remoto e emergencial, o que exigiu repensar as práticas pedagógicas para atender aos desafios desta realidade inusitada. Nesse processo, em uma creche da Rede Municipal de Educação de Santo André/SP foi criado um grupo de WhatsApp composto pelas educadoras e os familiares das crianças de cada turma com o intuito de possibilitar a manutenção dos vínculos e da identidade coletiva, bem como dar continuidade à algumas vivências que integravam o cotidiano na instituição. Em uma turma com crianças de 2-3 anos foi construído um processo documental denominado “Como nó e nós”, o qual apresenta uma narrativa sobre o percurso trilhado coletivamente. A partir desta experiência, verificou-se que a documentação pedagógica possibilita a ação reflexiva docente e a comunicação do processo educativo, viabilizando a relação de parceria entre educadoras, crianças e familiares, bem como tornando visível os saberes e fazeres dos meninos e meninas e a intencionalidade do trabalho pedagógico na creche. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11628 10.15628/holos.2021.11628 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11628 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.11628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11628/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2021); 1-13 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625728983040 |