RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarante Matos, Gilda Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maknamara, Marlécio, Amarante Matos, Elaine Cristine, Nascimento Prata, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724
Resumo: Os recursos didáticos são considerados elementos importantes no trabalho dos conteúdos de Botânica. Este trabalho objetivou testar e avaliar os diferentes recursos didáticos e atividades práticas elaboradas pelos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe que enfatizaram o Ensino de Botânica em suas monografias. Os recursos foram aplicados em uma escola pública aracajuana e avaliados por meio de questionário e ficha própria. O caráter diferente e criativo destas aulas facilitou a assimilação e compreensão dos conceitos propostos e contribuiu para o reforço, ilustração e construção do conhecimento do aluno de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que os recursos aplicados e avaliados contribuíram para a aprendizagem significativa, pois o contato com os materiais expostos durante as atividades possibilitou aos alunos perceberem as plantas no cotidiano, sua importância e diversidade.
id IFRN-3_7d79ba850c21c1022bce3d98b38a38ad
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1724
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANAEnsino de botânicaAulas práticasAvaliação de recursos didáticosOs recursos didáticos são considerados elementos importantes no trabalho dos conteúdos de Botânica. Este trabalho objetivou testar e avaliar os diferentes recursos didáticos e atividades práticas elaboradas pelos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe que enfatizaram o Ensino de Botânica em suas monografias. Os recursos foram aplicados em uma escola pública aracajuana e avaliados por meio de questionário e ficha própria. O caráter diferente e criativo destas aulas facilitou a assimilação e compreensão dos conceitos propostos e contribuiu para o reforço, ilustração e construção do conhecimento do aluno de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que os recursos aplicados e avaliados contribuíram para a aprendizagem significativa, pois o contato com os materiais expostos durante as atividades possibilitou aos alunos perceberem as plantas no cotidiano, sua importância e diversidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/172410.15628/holos.2015.1724HOLOS; v. 5 (2015); 213-2301807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724/1157Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmarante Matos, Gilda MariaMaknamara, MarlécioAmarante Matos, Elaine CristineNascimento Prata, Ana Paula2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1724Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
title RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
spellingShingle RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
Amarante Matos, Gilda Maria
Ensino de botânica
Aulas práticas
Avaliação de recursos didáticos
title_short RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
title_full RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
title_fullStr RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
title_full_unstemmed RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
title_sort RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
author Amarante Matos, Gilda Maria
author_facet Amarante Matos, Gilda Maria
Maknamara, Marlécio
Amarante Matos, Elaine Cristine
Nascimento Prata, Ana Paula
author_role author
author2 Maknamara, Marlécio
Amarante Matos, Elaine Cristine
Nascimento Prata, Ana Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amarante Matos, Gilda Maria
Maknamara, Marlécio
Amarante Matos, Elaine Cristine
Nascimento Prata, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de botânica
Aulas práticas
Avaliação de recursos didáticos
topic Ensino de botânica
Aulas práticas
Avaliação de recursos didáticos
description Os recursos didáticos são considerados elementos importantes no trabalho dos conteúdos de Botânica. Este trabalho objetivou testar e avaliar os diferentes recursos didáticos e atividades práticas elaboradas pelos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe que enfatizaram o Ensino de Botânica em suas monografias. Os recursos foram aplicados em uma escola pública aracajuana e avaliados por meio de questionário e ficha própria. O caráter diferente e criativo destas aulas facilitou a assimilação e compreensão dos conceitos propostos e contribuiu para o reforço, ilustração e construção do conhecimento do aluno de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que os recursos aplicados e avaliados contribuíram para a aprendizagem significativa, pois o contato com os materiais expostos durante as atividades possibilitou aos alunos perceberem as plantas no cotidiano, sua importância e diversidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724
10.15628/holos.2015.1724
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.1724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724/1157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2015); 213-230
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620112809984