RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724 |
Resumo: | Os recursos didáticos são considerados elementos importantes no trabalho dos conteúdos de Botânica. Este trabalho objetivou testar e avaliar os diferentes recursos didáticos e atividades práticas elaboradas pelos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe que enfatizaram o Ensino de Botânica em suas monografias. Os recursos foram aplicados em uma escola pública aracajuana e avaliados por meio de questionário e ficha própria. O caráter diferente e criativo destas aulas facilitou a assimilação e compreensão dos conceitos propostos e contribuiu para o reforço, ilustração e construção do conhecimento do aluno de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que os recursos aplicados e avaliados contribuíram para a aprendizagem significativa, pois o contato com os materiais expostos durante as atividades possibilitou aos alunos perceberem as plantas no cotidiano, sua importância e diversidade. |
id |
IFRN-3_7d79ba850c21c1022bce3d98b38a38ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1724 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANAEnsino de botânicaAulas práticasAvaliação de recursos didáticosOs recursos didáticos são considerados elementos importantes no trabalho dos conteúdos de Botânica. Este trabalho objetivou testar e avaliar os diferentes recursos didáticos e atividades práticas elaboradas pelos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe que enfatizaram o Ensino de Botânica em suas monografias. Os recursos foram aplicados em uma escola pública aracajuana e avaliados por meio de questionário e ficha própria. O caráter diferente e criativo destas aulas facilitou a assimilação e compreensão dos conceitos propostos e contribuiu para o reforço, ilustração e construção do conhecimento do aluno de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que os recursos aplicados e avaliados contribuíram para a aprendizagem significativa, pois o contato com os materiais expostos durante as atividades possibilitou aos alunos perceberem as plantas no cotidiano, sua importância e diversidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/172410.15628/holos.2015.1724HOLOS; v. 5 (2015); 213-2301807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724/1157Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmarante Matos, Gilda MariaMaknamara, MarlécioAmarante Matos, Elaine CristineNascimento Prata, Ana Paula2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1724Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA |
title |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA |
spellingShingle |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA Amarante Matos, Gilda Maria Ensino de botânica Aulas práticas Avaliação de recursos didáticos |
title_short |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA |
title_full |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA |
title_fullStr |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA |
title_full_unstemmed |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA |
title_sort |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA |
author |
Amarante Matos, Gilda Maria |
author_facet |
Amarante Matos, Gilda Maria Maknamara, Marlécio Amarante Matos, Elaine Cristine Nascimento Prata, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Maknamara, Marlécio Amarante Matos, Elaine Cristine Nascimento Prata, Ana Paula |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amarante Matos, Gilda Maria Maknamara, Marlécio Amarante Matos, Elaine Cristine Nascimento Prata, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de botânica Aulas práticas Avaliação de recursos didáticos |
topic |
Ensino de botânica Aulas práticas Avaliação de recursos didáticos |
description |
Os recursos didáticos são considerados elementos importantes no trabalho dos conteúdos de Botânica. Este trabalho objetivou testar e avaliar os diferentes recursos didáticos e atividades práticas elaboradas pelos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe que enfatizaram o Ensino de Botânica em suas monografias. Os recursos foram aplicados em uma escola pública aracajuana e avaliados por meio de questionário e ficha própria. O caráter diferente e criativo destas aulas facilitou a assimilação e compreensão dos conceitos propostos e contribuiu para o reforço, ilustração e construção do conhecimento do aluno de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que os recursos aplicados e avaliados contribuíram para a aprendizagem significativa, pois o contato com os materiais expostos durante as atividades possibilitou aos alunos perceberem as plantas no cotidiano, sua importância e diversidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724 10.15628/holos.2015.1724 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.1724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1724/1157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2015); 213-230 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620112809984 |