A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/252 |
Resumo: | Visto que a atividade epistemológica é necessária para qualquer área do conhecimento e que sempre está aberta à novas interrogações, o objetivo desse artigo é tecer reflexões sobre publicações da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-2003), mais especificamente sobre os conceitos de corpo e saúde e estabelecer relações com as práticas educativas na Educação Física. Diante das discussões apresentadas destacamos que a Educação Física, a partir de meados da década de 80 passa a organizar o conhecimento de modo plural, mas o que prevalece é a polarização das abordagens biológica e histórico-social, o que colabora com a disputa entre elas. Apesar do início de diálogo entre os referenciais das ciências humanas e das ciências naturais, compreendemos que um dos desafios para a área é organizar o conhecimento com base numa racionalidade ampliada que favoreça o diálogo com diferentes lógicas de compreensão, sem favorecer a hierarquização de qualquer tipo de conhecimento. Além da possibilidade dos conceitos se materializarem em práticas educativas, quando estes são incorporados, identificamos que várias práticas educativas que não estão em sintonia com algum tipo de discurso; que oferecem resistência à ele, propiciam outras condições para a emergência de novas regras que favorecem a reorganização de conceitos e a construção de novos discursos. Palavras-chave: Educação Física, epistemologia, conhecimento. |
id |
IFRN-3_82bd1816747d15737f8d55d5868fd340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/252 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTEVisto que a atividade epistemológica é necessária para qualquer área do conhecimento e que sempre está aberta à novas interrogações, o objetivo desse artigo é tecer reflexões sobre publicações da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-2003), mais especificamente sobre os conceitos de corpo e saúde e estabelecer relações com as práticas educativas na Educação Física. Diante das discussões apresentadas destacamos que a Educação Física, a partir de meados da década de 80 passa a organizar o conhecimento de modo plural, mas o que prevalece é a polarização das abordagens biológica e histórico-social, o que colabora com a disputa entre elas. Apesar do início de diálogo entre os referenciais das ciências humanas e das ciências naturais, compreendemos que um dos desafios para a área é organizar o conhecimento com base numa racionalidade ampliada que favoreça o diálogo com diferentes lógicas de compreensão, sem favorecer a hierarquização de qualquer tipo de conhecimento. Além da possibilidade dos conceitos se materializarem em práticas educativas, quando estes são incorporados, identificamos que várias práticas educativas que não estão em sintonia com algum tipo de discurso; que oferecem resistência à ele, propiciam outras condições para a emergência de novas regras que favorecem a reorganização de conceitos e a construção de novos discursos. Palavras-chave: Educação Física, epistemologia, conhecimento.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2009-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/25210.15628/holos.2009.252HOLOS; v. 1 (2009); 2-81807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/252/180Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMENDES, MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA2022-05-01T20:49:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/252Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:49:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE |
title |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE |
spellingShingle |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE MENDES, MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA |
title_short |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE |
title_full |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE |
title_fullStr |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE |
title_full_unstemmed |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE |
title_sort |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E A REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE |
author |
MENDES, MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA |
author_facet |
MENDES, MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA |
description |
Visto que a atividade epistemológica é necessária para qualquer área do conhecimento e que sempre está aberta à novas interrogações, o objetivo desse artigo é tecer reflexões sobre publicações da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-2003), mais especificamente sobre os conceitos de corpo e saúde e estabelecer relações com as práticas educativas na Educação Física. Diante das discussões apresentadas destacamos que a Educação Física, a partir de meados da década de 80 passa a organizar o conhecimento de modo plural, mas o que prevalece é a polarização das abordagens biológica e histórico-social, o que colabora com a disputa entre elas. Apesar do início de diálogo entre os referenciais das ciências humanas e das ciências naturais, compreendemos que um dos desafios para a área é organizar o conhecimento com base numa racionalidade ampliada que favoreça o diálogo com diferentes lógicas de compreensão, sem favorecer a hierarquização de qualquer tipo de conhecimento. Além da possibilidade dos conceitos se materializarem em práticas educativas, quando estes são incorporados, identificamos que várias práticas educativas que não estão em sintonia com algum tipo de discurso; que oferecem resistência à ele, propiciam outras condições para a emergência de novas regras que favorecem a reorganização de conceitos e a construção de novos discursos. Palavras-chave: Educação Física, epistemologia, conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/252 10.15628/holos.2009.252 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/252 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2009.252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/252/180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2009); 2-8 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617636073472 |