TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Míriam Stassun
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amaral, Carmem Lúcia Costa, Maciel, Maria Delourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416
Resumo: Apresentaremos resultados de uma pesquisa qualitativa, método “estudo de caso”, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada, que adotou como programa curricular, alguns temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive o internacional - PIEATCTS), anotações, aulas gravadas e filmagens. Consideramos como pressupostos básicos a centralidade no trabalho prático, a percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, o desenvolvimento de atitudes, valores e habilidades. Evidenciamos a importância da formação e da experiência do professor conduzindo as discussões, o aumento de interações dialógicas e a promoção de situações vivenciais dos alunos, principalmente em relação às atitudes e aos valores. Os resultados apontaram a importância de adotar estratégias envolvendo alunos em discussões de temas reais, e a inserção de TS nos currículos do ensino profissional técnico de Química de nível médio, como condições fundamentais para o alcance do objetivo da formação da cidadania. E ainda, mostraram o enfoque CTS, como fonte fecunda para a análise do processo educacional das áreas técnicas, com potencialidades transformadoras, para cursos que visem à alfabetização científica na perspectiva humanística, reflexiva e crítica.
id IFRN-3_831b1a319faffa0d1e2d6591878ecfe2
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/416
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTSApresentaremos resultados de uma pesquisa qualitativa, método “estudo de caso”, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada, que adotou como programa curricular, alguns temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive o internacional - PIEATCTS), anotações, aulas gravadas e filmagens. Consideramos como pressupostos básicos a centralidade no trabalho prático, a percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, o desenvolvimento de atitudes, valores e habilidades. Evidenciamos a importância da formação e da experiência do professor conduzindo as discussões, o aumento de interações dialógicas e a promoção de situações vivenciais dos alunos, principalmente em relação às atitudes e aos valores. Os resultados apontaram a importância de adotar estratégias envolvendo alunos em discussões de temas reais, e a inserção de TS nos currículos do ensino profissional técnico de Química de nível médio, como condições fundamentais para o alcance do objetivo da formação da cidadania. E ainda, mostraram o enfoque CTS, como fonte fecunda para a análise do processo educacional das áreas técnicas, com potencialidades transformadoras, para cursos que visem à alfabetização científica na perspectiva humanística, reflexiva e crítica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2010-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/41610.15628/holos.2010.416HOLOS; v. 4 (2010); 130-1421807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416/365Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Míriam StassunAmaral, Carmem Lúcia CostaMaciel, Maria Delourdes2022-05-01T20:46:31Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/416Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:46:31Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
title TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
spellingShingle TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
Santos, Míriam Stassun
title_short TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
title_full TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
title_fullStr TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
title_full_unstemmed TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
title_sort TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
author Santos, Míriam Stassun
author_facet Santos, Míriam Stassun
Amaral, Carmem Lúcia Costa
Maciel, Maria Delourdes
author_role author
author2 Amaral, Carmem Lúcia Costa
Maciel, Maria Delourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Míriam Stassun
Amaral, Carmem Lúcia Costa
Maciel, Maria Delourdes
description Apresentaremos resultados de uma pesquisa qualitativa, método “estudo de caso”, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada, que adotou como programa curricular, alguns temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive o internacional - PIEATCTS), anotações, aulas gravadas e filmagens. Consideramos como pressupostos básicos a centralidade no trabalho prático, a percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, o desenvolvimento de atitudes, valores e habilidades. Evidenciamos a importância da formação e da experiência do professor conduzindo as discussões, o aumento de interações dialógicas e a promoção de situações vivenciais dos alunos, principalmente em relação às atitudes e aos valores. Os resultados apontaram a importância de adotar estratégias envolvendo alunos em discussões de temas reais, e a inserção de TS nos currículos do ensino profissional técnico de Química de nível médio, como condições fundamentais para o alcance do objetivo da formação da cidadania. E ainda, mostraram o enfoque CTS, como fonte fecunda para a análise do processo educacional das áreas técnicas, com potencialidades transformadoras, para cursos que visem à alfabetização científica na perspectiva humanística, reflexiva e crítica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416
10.15628/holos.2010.416
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416
identifier_str_mv 10.15628/holos.2010.416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416/365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2010); 130-142
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618014609408