TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416 |
Resumo: | Apresentaremos resultados de uma pesquisa qualitativa, método “estudo de caso”, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada, que adotou como programa curricular, alguns temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive o internacional - PIEATCTS), anotações, aulas gravadas e filmagens. Consideramos como pressupostos básicos a centralidade no trabalho prático, a percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, o desenvolvimento de atitudes, valores e habilidades. Evidenciamos a importância da formação e da experiência do professor conduzindo as discussões, o aumento de interações dialógicas e a promoção de situações vivenciais dos alunos, principalmente em relação às atitudes e aos valores. Os resultados apontaram a importância de adotar estratégias envolvendo alunos em discussões de temas reais, e a inserção de TS nos currículos do ensino profissional técnico de Química de nível médio, como condições fundamentais para o alcance do objetivo da formação da cidadania. E ainda, mostraram o enfoque CTS, como fonte fecunda para a análise do processo educacional das áreas técnicas, com potencialidades transformadoras, para cursos que visem à alfabetização científica na perspectiva humanística, reflexiva e crítica. |
id |
IFRN-3_831b1a319faffa0d1e2d6591878ecfe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/416 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTSApresentaremos resultados de uma pesquisa qualitativa, método “estudo de caso”, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada, que adotou como programa curricular, alguns temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive o internacional - PIEATCTS), anotações, aulas gravadas e filmagens. Consideramos como pressupostos básicos a centralidade no trabalho prático, a percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, o desenvolvimento de atitudes, valores e habilidades. Evidenciamos a importância da formação e da experiência do professor conduzindo as discussões, o aumento de interações dialógicas e a promoção de situações vivenciais dos alunos, principalmente em relação às atitudes e aos valores. Os resultados apontaram a importância de adotar estratégias envolvendo alunos em discussões de temas reais, e a inserção de TS nos currículos do ensino profissional técnico de Química de nível médio, como condições fundamentais para o alcance do objetivo da formação da cidadania. E ainda, mostraram o enfoque CTS, como fonte fecunda para a análise do processo educacional das áreas técnicas, com potencialidades transformadoras, para cursos que visem à alfabetização científica na perspectiva humanística, reflexiva e crítica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2010-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/41610.15628/holos.2010.416HOLOS; v. 4 (2010); 130-1421807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416/365Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Míriam StassunAmaral, Carmem Lúcia CostaMaciel, Maria Delourdes2022-05-01T20:46:31Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/416Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:46:31Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS |
title |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS |
spellingShingle |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS Santos, Míriam Stassun |
title_short |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS |
title_full |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS |
title_fullStr |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS |
title_full_unstemmed |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS |
title_sort |
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS |
author |
Santos, Míriam Stassun |
author_facet |
Santos, Míriam Stassun Amaral, Carmem Lúcia Costa Maciel, Maria Delourdes |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Carmem Lúcia Costa Maciel, Maria Delourdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Míriam Stassun Amaral, Carmem Lúcia Costa Maciel, Maria Delourdes |
description |
Apresentaremos resultados de uma pesquisa qualitativa, método “estudo de caso”, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada, que adotou como programa curricular, alguns temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive o internacional - PIEATCTS), anotações, aulas gravadas e filmagens. Consideramos como pressupostos básicos a centralidade no trabalho prático, a percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, o desenvolvimento de atitudes, valores e habilidades. Evidenciamos a importância da formação e da experiência do professor conduzindo as discussões, o aumento de interações dialógicas e a promoção de situações vivenciais dos alunos, principalmente em relação às atitudes e aos valores. Os resultados apontaram a importância de adotar estratégias envolvendo alunos em discussões de temas reais, e a inserção de TS nos currículos do ensino profissional técnico de Química de nível médio, como condições fundamentais para o alcance do objetivo da formação da cidadania. E ainda, mostraram o enfoque CTS, como fonte fecunda para a análise do processo educacional das áreas técnicas, com potencialidades transformadoras, para cursos que visem à alfabetização científica na perspectiva humanística, reflexiva e crítica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416 10.15628/holos.2010.416 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2010.416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/416/365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2010); 130-142 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951618014609408 |