Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620 |
Resumo: | Apresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive internacional - PIEATCTS) e aulas gravadas. Consideramos como pressupostos centralidade no trabalho prático, percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, atitudes, valores e habilidades adquiridas. Evidenciamos a importância do professor conduzindo as discussões, aumento de interações dialógicas e promoção de situações vivenciais dos alunos (atitudes e valores). Ressaltamos a importância de adotar estratégias envolvendo alunos na discussão dos TS e da inserção deles com enfoque CTS nos currículos de Química como condição fundamental para alcançar o objetivo da formação da cidadania, e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras. |
id |
UTFPR-7_a0773d50e3f9fe086dc30fbdd4dc32da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/620 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTSApresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive internacional - PIEATCTS) e aulas gravadas. Consideramos como pressupostos centralidade no trabalho prático, percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, atitudes, valores e habilidades adquiridas. Evidenciamos a importância do professor conduzindo as discussões, aumento de interações dialógicas e promoção de situações vivenciais dos alunos (atitudes e valores). Ressaltamos a importância de adotar estratégias envolvendo alunos na discussão dos TS e da inserção deles com enfoque CTS nos currículos de Química como condição fundamental para alcançar o objetivo da formação da cidadania, e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Míriam StassunAmaral, Carmem Lúcia CostaMaciel, Maria Delourdes2010-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/62010.3895/S1982-873X2010000200006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620/552Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/620Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS |
title |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS |
spellingShingle |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS Santos, Míriam Stassun |
title_short |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS |
title_full |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS |
title_fullStr |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS |
title_full_unstemmed |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS |
title_sort |
Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS |
author |
Santos, Míriam Stassun |
author_facet |
Santos, Míriam Stassun Amaral, Carmem Lúcia Costa Maciel, Maria Delourdes |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Carmem Lúcia Costa Maciel, Maria Delourdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Míriam Stassun Amaral, Carmem Lúcia Costa Maciel, Maria Delourdes |
description |
Apresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive internacional - PIEATCTS) e aulas gravadas. Consideramos como pressupostos centralidade no trabalho prático, percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, atitudes, valores e habilidades adquiridas. Evidenciamos a importância do professor conduzindo as discussões, aumento de interações dialógicas e promoção de situações vivenciais dos alunos (atitudes e valores). Ressaltamos a importância de adotar estratégias envolvendo alunos na discussão dos TS e da inserção deles com enfoque CTS nos currículos de Química como condição fundamental para alcançar o objetivo da formação da cidadania, e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620 10.3895/S1982-873X2010000200006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2010000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620/552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815473831936 |