Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Míriam Stassun
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amaral, Carmem Lúcia Costa, Maciel, Maria Delourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620
Resumo: Apresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados  partindo de questionários (inclusive internacional - PIEATCTS) e aulas gravadas. Consideramos como pressupostos centralidade no trabalho prático, percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, atitudes, valores e habilidades adquiridas.  Evidenciamos a importância do professor conduzindo as discussões, aumento de interações dialógicas e promoção de situações vivenciais dos alunos (atitudes e valores). Ressaltamos a importância de adotar estratégias envolvendo alunos na discussão dos TS e da inserção deles com enfoque CTS nos currículos de Química como condição fundamental para alcançar o objetivo da formação da cidadania, e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.
id UTFPR-7_a0773d50e3f9fe086dc30fbdd4dc32da
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/620
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTSApresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados  partindo de questionários (inclusive internacional - PIEATCTS) e aulas gravadas. Consideramos como pressupostos centralidade no trabalho prático, percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, atitudes, valores e habilidades adquiridas.  Evidenciamos a importância do professor conduzindo as discussões, aumento de interações dialógicas e promoção de situações vivenciais dos alunos (atitudes e valores). Ressaltamos a importância de adotar estratégias envolvendo alunos na discussão dos TS e da inserção deles com enfoque CTS nos currículos de Química como condição fundamental para alcançar o objetivo da formação da cidadania, e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Míriam StassunAmaral, Carmem Lúcia CostaMaciel, Maria Delourdes2010-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/62010.3895/S1982-873X2010000200006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620/552Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/620Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
title Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
spellingShingle Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
Santos, Míriam Stassun
title_short Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
title_full Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
title_fullStr Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
title_full_unstemmed Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
title_sort Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
author Santos, Míriam Stassun
author_facet Santos, Míriam Stassun
Amaral, Carmem Lúcia Costa
Maciel, Maria Delourdes
author_role author
author2 Amaral, Carmem Lúcia Costa
Maciel, Maria Delourdes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Míriam Stassun
Amaral, Carmem Lúcia Costa
Maciel, Maria Delourdes
description Apresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados  partindo de questionários (inclusive internacional - PIEATCTS) e aulas gravadas. Consideramos como pressupostos centralidade no trabalho prático, percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, atitudes, valores e habilidades adquiridas.  Evidenciamos a importância do professor conduzindo as discussões, aumento de interações dialógicas e promoção de situações vivenciais dos alunos (atitudes e valores). Ressaltamos a importância de adotar estratégias envolvendo alunos na discussão dos TS e da inserção deles com enfoque CTS nos currículos de Química como condição fundamental para alcançar o objetivo da formação da cidadania, e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620
10.3895/S1982-873X2010000200006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620/552
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701815473831936