A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13140
Resumo: O estudo analisa a educação escolar na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica, destacando a função social da escola e a importância do saber elaborado no processo da formação integral do homem e da transformação da realidade social. Desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como referenciais: Duarte (2016; 2017), Lombardi (2018; 2021), Martins (2018), Orso (2020), Saviani (2011; 2012; 2013; 2018; 2019; 2020), dentre outros. Revelou que a educação é inerente à sociedade e para a escola cumprir a sua função social e desvelar a face oculta da realidade não adianta somente democratizá-la, tornando-a acessível a toda a população. É preciso dar atenção ao saber que se desenvolve no interior desse espaço educativo. Portanto, frente às condições atuais da educação brasileira compreende-se como essencial uma prática educativa fundamentada pela teoria histórico-crítica, a qual concebe o homem imerso em um contexto histórico-social e como agente consciente e crítico de sua própria realidade.
id IFRN-3_8b305619253c5138b508d3d5506e5bfb
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/13140
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICASEducação escolarPedagogia histórico-críticaFormação integral.O estudo analisa a educação escolar na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica, destacando a função social da escola e a importância do saber elaborado no processo da formação integral do homem e da transformação da realidade social. Desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como referenciais: Duarte (2016; 2017), Lombardi (2018; 2021), Martins (2018), Orso (2020), Saviani (2011; 2012; 2013; 2018; 2019; 2020), dentre outros. Revelou que a educação é inerente à sociedade e para a escola cumprir a sua função social e desvelar a face oculta da realidade não adianta somente democratizá-la, tornando-a acessível a toda a população. É preciso dar atenção ao saber que se desenvolve no interior desse espaço educativo. Portanto, frente às condições atuais da educação brasileira compreende-se como essencial uma prática educativa fundamentada pela teoria histórico-crítica, a qual concebe o homem imerso em um contexto histórico-social e como agente consciente e crítico de sua própria realidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1314010.15628/holos.2021.13140HOLOS; v. 8 (2021); 1-141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13140/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Maria SousaColares, Maria Lília Imbiriba Sousa2023-04-07T00:03:12Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13140Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:03:12Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS
title A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS
spellingShingle A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS
Aguiar, Maria Sousa
Educação escolar
Pedagogia histórico-crítica
Formação integral.
title_short A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS
title_full A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS
title_fullStr A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS
title_sort A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS
author Aguiar, Maria Sousa
author_facet Aguiar, Maria Sousa
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
author_role author
author2 Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maria Sousa
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar
Pedagogia histórico-crítica
Formação integral.
topic Educação escolar
Pedagogia histórico-crítica
Formação integral.
description O estudo analisa a educação escolar na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica, destacando a função social da escola e a importância do saber elaborado no processo da formação integral do homem e da transformação da realidade social. Desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como referenciais: Duarte (2016; 2017), Lombardi (2018; 2021), Martins (2018), Orso (2020), Saviani (2011; 2012; 2013; 2018; 2019; 2020), dentre outros. Revelou que a educação é inerente à sociedade e para a escola cumprir a sua função social e desvelar a face oculta da realidade não adianta somente democratizá-la, tornando-a acessível a toda a população. É preciso dar atenção ao saber que se desenvolve no interior desse espaço educativo. Portanto, frente às condições atuais da educação brasileira compreende-se como essencial uma prática educativa fundamentada pela teoria histórico-crítica, a qual concebe o homem imerso em um contexto histórico-social e como agente consciente e crítico de sua própria realidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13140
10.15628/holos.2021.13140
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13140
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.13140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13140/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021); 1-14
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616131366912