A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13177 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir a educação do campo trazendo elementos teórico-metodológicos de base marxista que podem servir como subsídio para a elaboração de uma proposta pedagógica a partir da perspectiva contra-hegemônica de educação escolar. Este trabalho parte de um estudo teórico à luz da pedagogia histórico-crítica tendo como horizonte a proposição de uma educação transformadora para os filhos dos trabalhadores do campo. É fruto de uma pesquisa de doutorado que tinha como objetivo analisar as concepções pedagógicas que se materializam na prática dos professores das escolas multisseriadas, tendo como referência a pedagogia histórico-crítica e de uma pesquisa de pós-doutorado sobre o trabalho de professores das escolas multisseriadas rurais no interior do estado de São Paulo. Com base nesses pressupostos, surge a seguinte problematização: de que forma a pedagogia histórico-crítica pode contribuir com uma proposta pedagógica para uma educação no campo? Para organização metodológica do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa, a partir da análise bibliográfica dos escritos de Karl Marx (2003, 2005 e 2016) e dos interlocutores da Pedagogia Histórico-crítica, com destaque para Saviani (2008, 2009, 2011, 2013 e 2017) e Duarte (2011, 2014, 2015, 2016 e 2017). Conclui-se que a Pedagogia Histórico-crítica, traz, em seu bojo, um método para a compreensão da realidade nas suas múltiplas determinações e nisso se inclui as relações sociais no campo e a educação escolar ofertada aos estudantes que vivem na zona rural. Como Pedagogia pressupõe uma teoria e uma prática pedagógica que visa a formação humana em suas múltiplas dimensões com o intuito de transformação social. Deste modo, o estudo desta teoria possibilitou associar às práticas coletivas do campo para a construção do conhecimento por meio de leituras, indagações, diálogos e debates a respeito da aquisição dos bens culturais e materiais para uma educação transformadora no campo. |
id |
IFRN-3_852b343fcaa54824688b38d55c209bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/13177 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPOEducação no campoPedagogia histórico-críticaFormação humana.O presente artigo tem como objetivo discutir a educação do campo trazendo elementos teórico-metodológicos de base marxista que podem servir como subsídio para a elaboração de uma proposta pedagógica a partir da perspectiva contra-hegemônica de educação escolar. Este trabalho parte de um estudo teórico à luz da pedagogia histórico-crítica tendo como horizonte a proposição de uma educação transformadora para os filhos dos trabalhadores do campo. É fruto de uma pesquisa de doutorado que tinha como objetivo analisar as concepções pedagógicas que se materializam na prática dos professores das escolas multisseriadas, tendo como referência a pedagogia histórico-crítica e de uma pesquisa de pós-doutorado sobre o trabalho de professores das escolas multisseriadas rurais no interior do estado de São Paulo. Com base nesses pressupostos, surge a seguinte problematização: de que forma a pedagogia histórico-crítica pode contribuir com uma proposta pedagógica para uma educação no campo? Para organização metodológica do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa, a partir da análise bibliográfica dos escritos de Karl Marx (2003, 2005 e 2016) e dos interlocutores da Pedagogia Histórico-crítica, com destaque para Saviani (2008, 2009, 2011, 2013 e 2017) e Duarte (2011, 2014, 2015, 2016 e 2017). Conclui-se que a Pedagogia Histórico-crítica, traz, em seu bojo, um método para a compreensão da realidade nas suas múltiplas determinações e nisso se inclui as relações sociais no campo e a educação escolar ofertada aos estudantes que vivem na zona rural. Como Pedagogia pressupõe uma teoria e uma prática pedagógica que visa a formação humana em suas múltiplas dimensões com o intuito de transformação social. Deste modo, o estudo desta teoria possibilitou associar às práticas coletivas do campo para a construção do conhecimento por meio de leituras, indagações, diálogos e debates a respeito da aquisição dos bens culturais e materiais para uma educação transformadora no campo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1317710.15628/holos.2021.13177HOLOS; v. 8 (2021); 1-141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13177/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Maria CristinaSilva Nunes, Klivia de Cassia2023-04-07T00:03:02Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13177Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:03:02Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO |
title |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO dos Santos, Maria Cristina Educação no campo Pedagogia histórico-crítica Formação humana. |
title_short |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO |
title_full |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO |
title_sort |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO |
author |
dos Santos, Maria Cristina |
author_facet |
dos Santos, Maria Cristina Silva Nunes, Klivia de Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Silva Nunes, Klivia de Cassia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Maria Cristina Silva Nunes, Klivia de Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação no campo Pedagogia histórico-crítica Formação humana. |
topic |
Educação no campo Pedagogia histórico-crítica Formação humana. |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir a educação do campo trazendo elementos teórico-metodológicos de base marxista que podem servir como subsídio para a elaboração de uma proposta pedagógica a partir da perspectiva contra-hegemônica de educação escolar. Este trabalho parte de um estudo teórico à luz da pedagogia histórico-crítica tendo como horizonte a proposição de uma educação transformadora para os filhos dos trabalhadores do campo. É fruto de uma pesquisa de doutorado que tinha como objetivo analisar as concepções pedagógicas que se materializam na prática dos professores das escolas multisseriadas, tendo como referência a pedagogia histórico-crítica e de uma pesquisa de pós-doutorado sobre o trabalho de professores das escolas multisseriadas rurais no interior do estado de São Paulo. Com base nesses pressupostos, surge a seguinte problematização: de que forma a pedagogia histórico-crítica pode contribuir com uma proposta pedagógica para uma educação no campo? Para organização metodológica do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa, a partir da análise bibliográfica dos escritos de Karl Marx (2003, 2005 e 2016) e dos interlocutores da Pedagogia Histórico-crítica, com destaque para Saviani (2008, 2009, 2011, 2013 e 2017) e Duarte (2011, 2014, 2015, 2016 e 2017). Conclui-se que a Pedagogia Histórico-crítica, traz, em seu bojo, um método para a compreensão da realidade nas suas múltiplas determinações e nisso se inclui as relações sociais no campo e a educação escolar ofertada aos estudantes que vivem na zona rural. Como Pedagogia pressupõe uma teoria e uma prática pedagógica que visa a formação humana em suas múltiplas dimensões com o intuito de transformação social. Deste modo, o estudo desta teoria possibilitou associar às práticas coletivas do campo para a construção do conhecimento por meio de leituras, indagações, diálogos e debates a respeito da aquisição dos bens culturais e materiais para uma educação transformadora no campo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13177 10.15628/holos.2021.13177 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13177 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.13177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13177/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021); 1-14 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616135561216 |