Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182439
Resumo: O presente estudo, que tem como perspectiva metodológica a epistemologia materialista histórico-dialética, desenvolveu-se durante a implementação da pedagogia histórico-crítica em uma escola de Ensino Fundamental I, da cidade de Jundiaí/SP. Definiu-se como problema de pesquisa a investigação acerca de como podem se configurar as práticas pedagógicas sob a concepção da pedagogia histórico-crítica, buscando verificar e compreender como essa pedagogia pode se materializar na prática cotidiana de uma escola pública de Ensino Fundamental I. A pesquisa tem, desse modo, um caráter não só analítico-crítico, mas também propositivo, na medida em que objetiva identificar formas de materializar as proposições da pedagogia histórico-crítica na realidade da escola, colocá-las em prática, assumindo a luta de classes no contexto da educação ao executar ações que visam a colocar a escola pública a serviço dos interesses das classes subalternas. Pretende-se contribuir para a construção de subsídios teórico-práticos que fundamentem a implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I. Com isso, opta-se por analisar o processo educativo à luz dos interesses da classe trabalhadora, com a clara intencionalidade de buscar uma educação que siga as necessidades dessa classe. Não se objetiva neutralidade ou isenção. Pelo contrário, há assunção de um compromisso político com a transformação social, visto que se tenciona a implementação de uma pedagogia socialista em um processo no qual a atividade teórica oriente a mudança da realidade objetiva, qual seja, a prática educativa na escola pública.
id UNSP_ba0bcca36ee893a1aac0c2731adb593e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182439
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticosContribuciones a la implementación de la pedagogía histórico-crítica en escuelas de Educación Primária: aspectos teóricos y prácticosPedagogia histórico-críticaEducação escolarLuta de classesPedagogía histórico-críticaEducación escolarLucha de clasesO presente estudo, que tem como perspectiva metodológica a epistemologia materialista histórico-dialética, desenvolveu-se durante a implementação da pedagogia histórico-crítica em uma escola de Ensino Fundamental I, da cidade de Jundiaí/SP. Definiu-se como problema de pesquisa a investigação acerca de como podem se configurar as práticas pedagógicas sob a concepção da pedagogia histórico-crítica, buscando verificar e compreender como essa pedagogia pode se materializar na prática cotidiana de uma escola pública de Ensino Fundamental I. A pesquisa tem, desse modo, um caráter não só analítico-crítico, mas também propositivo, na medida em que objetiva identificar formas de materializar as proposições da pedagogia histórico-crítica na realidade da escola, colocá-las em prática, assumindo a luta de classes no contexto da educação ao executar ações que visam a colocar a escola pública a serviço dos interesses das classes subalternas. Pretende-se contribuir para a construção de subsídios teórico-práticos que fundamentem a implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I. Com isso, opta-se por analisar o processo educativo à luz dos interesses da classe trabalhadora, com a clara intencionalidade de buscar uma educação que siga as necessidades dessa classe. Não se objetiva neutralidade ou isenção. Pelo contrário, há assunção de um compromisso político com a transformação social, visto que se tenciona a implementação de uma pedagogia socialista em um processo no qual a atividade teórica oriente a mudança da realidade objetiva, qual seja, a prática educativa na escola pública.El presente estudio, que tiene como perspectiva metodológica la epistemología materialista histórico-dialéctica, se desarrollódurante la implementación de la pedagogíahistórico-críticaen una escuela de Educación Primaria de la ciudad de Jundiaí/SP. Se definió como problema de investigación la búsqueda de cómo pueden configurarse las prácticas pedagógicas bajo la pedagogía histórico-crítica, intentando verificar y comprender como esa pedagogía puede materializarse en la práctica cotidiana de una escuela pública de Educación Primaria. La investigación, de esa manera, tiene un carácter no solo analítico y crítico, sino también propositivo, pues objetiva identificar formas de materializar las proposiciones de la pedagogía histórico-crítica en la realidad de la escuela, ponerlas en práctica, asumiendo la lucha de clases en el contexto de la educación al ejecutar acciones que buscan que la escuela esté a servicio de los intereses de las clases subordinadas. Se pretende contribuir con la construcción de fundamentos teóricos y prácticos que basen la implementación de la pedagogía histórico-crítica en escuelas de Educación Primaria. Así, se elige analizar el proceso educativo bajo los intereses de la clase obrera, con la clara intención de buscar unaeducación que siga las necesidades de esa clase. No se objetiva neutralidad u omisión. Por lo contrario, se asume un compromiso político con la transformación social, pues se aspira a la implementación de una pedagogía socialista en un proceso en que la actividad teórica oriente el cambio de la realidad, o sea, de la práctica educativa en la escuela pública.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP]2019-07-01T17:08:47Z2019-07-01T17:08:47Z2019-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18243900091811633004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:21:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182439Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:15.808109Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
Contribuciones a la implementación de la pedagogía histórico-crítica en escuelas de Educación Primária: aspectos teóricos y prácticos
title Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
spellingShingle Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP]
Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Luta de classes
Pedagogía histórico-crítica
Educación escolar
Lucha de clases
title_short Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
title_full Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
title_fullStr Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
title_full_unstemmed Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
title_sort Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
author Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP]
author_facet Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Luta de classes
Pedagogía histórico-crítica
Educación escolar
Lucha de clases
topic Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Luta de classes
Pedagogía histórico-crítica
Educación escolar
Lucha de clases
description O presente estudo, que tem como perspectiva metodológica a epistemologia materialista histórico-dialética, desenvolveu-se durante a implementação da pedagogia histórico-crítica em uma escola de Ensino Fundamental I, da cidade de Jundiaí/SP. Definiu-se como problema de pesquisa a investigação acerca de como podem se configurar as práticas pedagógicas sob a concepção da pedagogia histórico-crítica, buscando verificar e compreender como essa pedagogia pode se materializar na prática cotidiana de uma escola pública de Ensino Fundamental I. A pesquisa tem, desse modo, um caráter não só analítico-crítico, mas também propositivo, na medida em que objetiva identificar formas de materializar as proposições da pedagogia histórico-crítica na realidade da escola, colocá-las em prática, assumindo a luta de classes no contexto da educação ao executar ações que visam a colocar a escola pública a serviço dos interesses das classes subalternas. Pretende-se contribuir para a construção de subsídios teórico-práticos que fundamentem a implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I. Com isso, opta-se por analisar o processo educativo à luz dos interesses da classe trabalhadora, com a clara intencionalidade de buscar uma educação que siga as necessidades dessa classe. Não se objetiva neutralidade ou isenção. Pelo contrário, há assunção de um compromisso político com a transformação social, visto que se tenciona a implementação de uma pedagogia socialista em um processo no qual a atividade teórica oriente a mudança da realidade objetiva, qual seja, a prática educativa na escola pública.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01T17:08:47Z
2019-07-01T17:08:47Z
2019-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182439
000918116
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/182439
identifier_str_mv 000918116
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129321420718080