O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é explorar o conhecimento e as convergências perceptuais que existem entre estudantes e coordenadores de cursos, de diversos programas educativos do Campus Guanajuato da Universidade de Guanajuato (México) com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Responsabilidade Social Universitária (RSU). O presente estudo é de tipo qualitativo, empregaram-se grupos focados com os estudantes e entrevistas em profundidade com os coordenadores.Os principais resultados deste estudo refletem que estudantes e coordenadores têm conhecimento sobre os conceitos de RSE e RSU, simultaneamente que identificam ações relacionadas em diversos contextos, principalmente com a orientação para temas de meio ambiente e ações sociais. Assim mesmo, são capazes de identificar atividades voluntárias e obrigatórias que poderiam ser consideradas no enquadramento da RSE, e atividades dependentes e independentes da universidade; bem como as principais motivações para adotá-las, relacionadas com benefícios tangíveis e intangíveis e com orientação para o gerenciamento. Entre os coordenadores se reconhece a importância da RSU e sua contribuição na formação dos estudantes. De modo geral, compartilha-se uma preocupação sobre a ética e se reconhece a necessidade de maior envolvimento e integração da RSU nas agendas dos tomadores de decisões institucionais.Finalmente, mediante a análise interpretativa, geramos um modelo que adverte a existência duma concorrência de RSU, a mesma que foi desenvolvida em diferentes níveis entre os estudantes, com orientação tendencialmente para as preocupações meio ambientais e à sociedade. |
id |
IFRN-3_93e5002f5c74103d57489c5992944253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2830 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATORSEresponsabilidade social universitáriaMéxicoprogramas educativosuniversidadesO objetivo deste trabalho é explorar o conhecimento e as convergências perceptuais que existem entre estudantes e coordenadores de cursos, de diversos programas educativos do Campus Guanajuato da Universidade de Guanajuato (México) com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Responsabilidade Social Universitária (RSU). O presente estudo é de tipo qualitativo, empregaram-se grupos focados com os estudantes e entrevistas em profundidade com os coordenadores.Os principais resultados deste estudo refletem que estudantes e coordenadores têm conhecimento sobre os conceitos de RSE e RSU, simultaneamente que identificam ações relacionadas em diversos contextos, principalmente com a orientação para temas de meio ambiente e ações sociais. Assim mesmo, são capazes de identificar atividades voluntárias e obrigatórias que poderiam ser consideradas no enquadramento da RSE, e atividades dependentes e independentes da universidade; bem como as principais motivações para adotá-las, relacionadas com benefícios tangíveis e intangíveis e com orientação para o gerenciamento. Entre os coordenadores se reconhece a importância da RSU e sua contribuição na formação dos estudantes. De modo geral, compartilha-se uma preocupação sobre a ética e se reconhece a necessidade de maior envolvimento e integração da RSU nas agendas dos tomadores de decisões institucionais.Finalmente, mediante a análise interpretativa, geramos um modelo que adverte a existência duma concorrência de RSU, a mesma que foi desenvolvida em diferentes níveis entre os estudantes, com orientação tendencialmente para as preocupações meio ambientais e à sociedade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/283010.15628/holos.2015.2830HOLOS; v. 3 (2015); 286-3071807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830/1114Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSánchez-Fernández, María DoloresPortillo, Héctor LópezPadilla, Claudia Gutiérrez2022-05-01T20:25:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2830Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO |
title |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO |
spellingShingle |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO Sánchez-Fernández, María Dolores RSE responsabilidade social universitária México programas educativos universidades |
title_short |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO |
title_full |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO |
title_fullStr |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO |
title_full_unstemmed |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO |
title_sort |
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO |
author |
Sánchez-Fernández, María Dolores |
author_facet |
Sánchez-Fernández, María Dolores Portillo, Héctor López Padilla, Claudia Gutiérrez |
author_role |
author |
author2 |
Portillo, Héctor López Padilla, Claudia Gutiérrez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sánchez-Fernández, María Dolores Portillo, Héctor López Padilla, Claudia Gutiérrez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RSE responsabilidade social universitária México programas educativos universidades |
topic |
RSE responsabilidade social universitária México programas educativos universidades |
description |
O objetivo deste trabalho é explorar o conhecimento e as convergências perceptuais que existem entre estudantes e coordenadores de cursos, de diversos programas educativos do Campus Guanajuato da Universidade de Guanajuato (México) com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Responsabilidade Social Universitária (RSU). O presente estudo é de tipo qualitativo, empregaram-se grupos focados com os estudantes e entrevistas em profundidade com os coordenadores.Os principais resultados deste estudo refletem que estudantes e coordenadores têm conhecimento sobre os conceitos de RSE e RSU, simultaneamente que identificam ações relacionadas em diversos contextos, principalmente com a orientação para temas de meio ambiente e ações sociais. Assim mesmo, são capazes de identificar atividades voluntárias e obrigatórias que poderiam ser consideradas no enquadramento da RSE, e atividades dependentes e independentes da universidade; bem como as principais motivações para adotá-las, relacionadas com benefícios tangíveis e intangíveis e com orientação para o gerenciamento. Entre os coordenadores se reconhece a importância da RSU e sua contribuição na formação dos estudantes. De modo geral, compartilha-se uma preocupação sobre a ética e se reconhece a necessidade de maior envolvimento e integração da RSU nas agendas dos tomadores de decisões institucionais.Finalmente, mediante a análise interpretativa, geramos um modelo que adverte a existência duma concorrência de RSU, a mesma que foi desenvolvida em diferentes níveis entre os estudantes, com orientação tendencialmente para as preocupações meio ambientais e à sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830 10.15628/holos.2015.2830 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.2830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830/1114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2015); 286-307 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621107908608 |