O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez-Fernández, María Dolores
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Portillo, Héctor López, Padilla, Claudia Gutiérrez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830
Resumo: O objetivo deste trabalho é explorar o conhecimento e as convergências perceptuais que existem entre estudantes e coordenadores de cursos, de diversos programas educativos do Campus Guanajuato da Universidade de Guanajuato (México) com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Responsabilidade Social Universitária (RSU). O presente estudo é de tipo qualitativo, empregaram-se grupos focados com os estudantes e entrevistas em profundidade com os coordenadores.Os principais resultados deste estudo refletem que estudantes e coordenadores têm conhecimento sobre os conceitos de RSE e RSU, simultaneamente que identificam ações relacionadas em diversos contextos, principalmente com a orientação para temas de meio ambiente e ações sociais. Assim mesmo, são capazes de identificar atividades voluntárias e obrigatórias que poderiam ser consideradas no enquadramento da RSE, e atividades dependentes e independentes da universidade; bem como as principais motivações para adotá-las, relacionadas com benefícios tangíveis e intangíveis e com orientação para o gerenciamento. Entre os coordenadores se reconhece a importância da RSU e sua contribuição na formação dos estudantes. De modo geral, compartilha-se uma preocupação sobre a ética e se reconhece a necessidade de maior envolvimento e integração da RSU nas agendas dos tomadores de decisões institucionais.Finalmente, mediante a análise interpretativa, geramos um modelo que adverte a existência duma concorrência de RSU, a mesma que foi desenvolvida em diferentes níveis entre os estudantes, com orientação tendencialmente para as preocupações meio ambientais e à sociedade.
id IFRN-3_93e5002f5c74103d57489c5992944253
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2830
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATORSEresponsabilidade social universitáriaMéxicoprogramas educativosuniversidadesO objetivo deste trabalho é explorar o conhecimento e as convergências perceptuais que existem entre estudantes e coordenadores de cursos, de diversos programas educativos do Campus Guanajuato da Universidade de Guanajuato (México) com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Responsabilidade Social Universitária (RSU). O presente estudo é de tipo qualitativo, empregaram-se grupos focados com os estudantes e entrevistas em profundidade com os coordenadores.Os principais resultados deste estudo refletem que estudantes e coordenadores têm conhecimento sobre os conceitos de RSE e RSU, simultaneamente que identificam ações relacionadas em diversos contextos, principalmente com a orientação para temas de meio ambiente e ações sociais. Assim mesmo, são capazes de identificar atividades voluntárias e obrigatórias que poderiam ser consideradas no enquadramento da RSE, e atividades dependentes e independentes da universidade; bem como as principais motivações para adotá-las, relacionadas com benefícios tangíveis e intangíveis e com orientação para o gerenciamento. Entre os coordenadores se reconhece a importância da RSU e sua contribuição na formação dos estudantes. De modo geral, compartilha-se uma preocupação sobre a ética e se reconhece a necessidade de maior envolvimento e integração da RSU nas agendas dos tomadores de decisões institucionais.Finalmente, mediante a análise interpretativa, geramos um modelo que adverte a existência duma concorrência de RSU, a mesma que foi desenvolvida em diferentes níveis entre os estudantes, com orientação tendencialmente para as preocupações meio ambientais e à sociedade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/283010.15628/holos.2015.2830HOLOS; v. 3 (2015); 286-3071807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830/1114Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSánchez-Fernández, María DoloresPortillo, Héctor LópezPadilla, Claudia Gutiérrez2022-05-01T20:25:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2830Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
title O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
spellingShingle O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
Sánchez-Fernández, María Dolores
RSE
responsabilidade social universitária
México
programas educativos
universidades
title_short O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
title_full O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
title_fullStr O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
title_full_unstemmed O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
title_sort O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
author Sánchez-Fernández, María Dolores
author_facet Sánchez-Fernández, María Dolores
Portillo, Héctor López
Padilla, Claudia Gutiérrez
author_role author
author2 Portillo, Héctor López
Padilla, Claudia Gutiérrez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez-Fernández, María Dolores
Portillo, Héctor López
Padilla, Claudia Gutiérrez
dc.subject.por.fl_str_mv RSE
responsabilidade social universitária
México
programas educativos
universidades
topic RSE
responsabilidade social universitária
México
programas educativos
universidades
description O objetivo deste trabalho é explorar o conhecimento e as convergências perceptuais que existem entre estudantes e coordenadores de cursos, de diversos programas educativos do Campus Guanajuato da Universidade de Guanajuato (México) com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Responsabilidade Social Universitária (RSU). O presente estudo é de tipo qualitativo, empregaram-se grupos focados com os estudantes e entrevistas em profundidade com os coordenadores.Os principais resultados deste estudo refletem que estudantes e coordenadores têm conhecimento sobre os conceitos de RSE e RSU, simultaneamente que identificam ações relacionadas em diversos contextos, principalmente com a orientação para temas de meio ambiente e ações sociais. Assim mesmo, são capazes de identificar atividades voluntárias e obrigatórias que poderiam ser consideradas no enquadramento da RSE, e atividades dependentes e independentes da universidade; bem como as principais motivações para adotá-las, relacionadas com benefícios tangíveis e intangíveis e com orientação para o gerenciamento. Entre os coordenadores se reconhece a importância da RSU e sua contribuição na formação dos estudantes. De modo geral, compartilha-se uma preocupação sobre a ética e se reconhece a necessidade de maior envolvimento e integração da RSU nas agendas dos tomadores de decisões institucionais.Finalmente, mediante a análise interpretativa, geramos um modelo que adverte a existência duma concorrência de RSU, a mesma que foi desenvolvida em diferentes níveis entre os estudantes, com orientação tendencialmente para as preocupações meio ambientais e à sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830
10.15628/holos.2015.2830
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.2830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830/1114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2015); 286-307
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621107908608