REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427 |
Resumo: | É inegável o momento de crise que a humanidade passa a atravessar a partir da disseminação do novo Coronavírus. O contexto pandêmico impactou profundamente a dinâmica do mundo do trabalho, provocando alterações no funcionamento das organizações que assumiram o formato remoto, destacadamente as instituições de educação escolar. O presente estudo aborda uma experiência de educação online integradora desenvolvida junto ao projeto de extensão “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição Internacional”. O objetivo é analisar o conteúdo de entrevistas realizadas por jovens pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho (Portugal), publicadas no Jornal Potiguar Notícias, com o propósito de refletir sobre a experiência educativa nestes tempos de pandemia. O recorte temporal das entrevistas compreendeu os meses de junho e julho do ano 2020. O procedimento metodológico utilizado baseou-se na análise temática, com apoio do software NVivo12, na qual foram inferidos tópicos que se desmembraram em temas e subtemas sobre os assuntos levantados nas vinte e três entrevistas. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, os resultados apontam que o contexto de educação remota mobilizou professores, estudantes e famílias para o complexo e criativo exercício da educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação. |
id |
IFRN-3_951e419c657a3214bbb8154c48c275fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11427 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19Jovens pesquisadoresEducação RemotaEducação a DistânciaMídia onlineCOVID-19.É inegável o momento de crise que a humanidade passa a atravessar a partir da disseminação do novo Coronavírus. O contexto pandêmico impactou profundamente a dinâmica do mundo do trabalho, provocando alterações no funcionamento das organizações que assumiram o formato remoto, destacadamente as instituições de educação escolar. O presente estudo aborda uma experiência de educação online integradora desenvolvida junto ao projeto de extensão “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição Internacional”. O objetivo é analisar o conteúdo de entrevistas realizadas por jovens pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho (Portugal), publicadas no Jornal Potiguar Notícias, com o propósito de refletir sobre a experiência educativa nestes tempos de pandemia. O recorte temporal das entrevistas compreendeu os meses de junho e julho do ano 2020. O procedimento metodológico utilizado baseou-se na análise temática, com apoio do software NVivo12, na qual foram inferidos tópicos que se desmembraram em temas e subtemas sobre os assuntos levantados nas vinte e três entrevistas. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, os resultados apontam que o contexto de educação remota mobilizou professores, estudantes e famílias para o complexo e criativo exercício da educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1142710.15628/holos.2020.11427HOLOS; v. 5 (2020); 1-261807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoSilva, Bento Duarte da2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11427Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
title |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
spellingShingle |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento Jovens pesquisadores Educação Remota Educação a Distância Mídia online COVID-19. |
title_short |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
title_full |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
title_fullStr |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
title_sort |
REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
author |
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento |
author_facet |
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento Silva, Bento Duarte da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento Silva, Bento Duarte da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens pesquisadores Educação Remota Educação a Distância Mídia online COVID-19. |
topic |
Jovens pesquisadores Educação Remota Educação a Distância Mídia online COVID-19. |
description |
É inegável o momento de crise que a humanidade passa a atravessar a partir da disseminação do novo Coronavírus. O contexto pandêmico impactou profundamente a dinâmica do mundo do trabalho, provocando alterações no funcionamento das organizações que assumiram o formato remoto, destacadamente as instituições de educação escolar. O presente estudo aborda uma experiência de educação online integradora desenvolvida junto ao projeto de extensão “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição Internacional”. O objetivo é analisar o conteúdo de entrevistas realizadas por jovens pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho (Portugal), publicadas no Jornal Potiguar Notícias, com o propósito de refletir sobre a experiência educativa nestes tempos de pandemia. O recorte temporal das entrevistas compreendeu os meses de junho e julho do ano 2020. O procedimento metodológico utilizado baseou-se na análise temática, com apoio do software NVivo12, na qual foram inferidos tópicos que se desmembraram em temas e subtemas sobre os assuntos levantados nas vinte e três entrevistas. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, os resultados apontam que o contexto de educação remota mobilizou professores, estudantes e famílias para o complexo e criativo exercício da educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427 10.15628/holos.2020.11427 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.11427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2020); 1-26 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625699622912 |