REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Bento Duarte da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427
Resumo: É inegável o momento de crise que a humanidade passa a atravessar a partir da disseminação do novo Coronavírus. O contexto pandêmico impactou profundamente a dinâmica do mundo do trabalho, provocando alterações no funcionamento das organizações que assumiram o formato remoto, destacadamente as instituições de educação escolar. O presente estudo aborda uma experiência de educação online integradora desenvolvida junto ao projeto de extensão “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição Internacional”. O objetivo é analisar o conteúdo de entrevistas realizadas por jovens pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho (Portugal), publicadas no Jornal Potiguar Notícias, com o propósito de refletir sobre a experiência educativa nestes tempos de pandemia. O recorte temporal das entrevistas compreendeu os meses de junho e julho do ano 2020. O procedimento metodológico utilizado baseou-se na análise temática, com apoio do software NVivo12, na qual foram inferidos tópicos que se desmembraram em temas e subtemas sobre os assuntos levantados nas vinte e três entrevistas. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, os resultados apontam que o contexto de educação remota mobilizou professores, estudantes e famílias para o complexo e criativo exercício da educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação.
id IFRN-3_951e419c657a3214bbb8154c48c275fa
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11427
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19Jovens pesquisadoresEducação RemotaEducação a DistânciaMídia onlineCOVID-19.É inegável o momento de crise que a humanidade passa a atravessar a partir da disseminação do novo Coronavírus. O contexto pandêmico impactou profundamente a dinâmica do mundo do trabalho, provocando alterações no funcionamento das organizações que assumiram o formato remoto, destacadamente as instituições de educação escolar. O presente estudo aborda uma experiência de educação online integradora desenvolvida junto ao projeto de extensão “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição Internacional”. O objetivo é analisar o conteúdo de entrevistas realizadas por jovens pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho (Portugal), publicadas no Jornal Potiguar Notícias, com o propósito de refletir sobre a experiência educativa nestes tempos de pandemia. O recorte temporal das entrevistas compreendeu os meses de junho e julho do ano 2020. O procedimento metodológico utilizado baseou-se na análise temática, com apoio do software NVivo12, na qual foram inferidos tópicos que se desmembraram em temas e subtemas sobre os assuntos levantados nas vinte e três entrevistas. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, os resultados apontam que o contexto de educação remota mobilizou professores, estudantes e famílias para o complexo e criativo exercício da educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1142710.15628/holos.2020.11427HOLOS; v. 5 (2020); 1-261807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoSilva, Bento Duarte da2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11427Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
title REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
spellingShingle REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Jovens pesquisadores
Educação Remota
Educação a Distância
Mídia online
COVID-19.
title_short REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
title_full REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
title_fullStr REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
title_full_unstemmed REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
title_sort REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
author Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
author_facet Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Silva, Bento Duarte da
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Silva, Bento Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens pesquisadores
Educação Remota
Educação a Distância
Mídia online
COVID-19.
topic Jovens pesquisadores
Educação Remota
Educação a Distância
Mídia online
COVID-19.
description É inegável o momento de crise que a humanidade passa a atravessar a partir da disseminação do novo Coronavírus. O contexto pandêmico impactou profundamente a dinâmica do mundo do trabalho, provocando alterações no funcionamento das organizações que assumiram o formato remoto, destacadamente as instituições de educação escolar. O presente estudo aborda uma experiência de educação online integradora desenvolvida junto ao projeto de extensão “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição Internacional”. O objetivo é analisar o conteúdo de entrevistas realizadas por jovens pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho (Portugal), publicadas no Jornal Potiguar Notícias, com o propósito de refletir sobre a experiência educativa nestes tempos de pandemia. O recorte temporal das entrevistas compreendeu os meses de junho e julho do ano 2020. O procedimento metodológico utilizado baseou-se na análise temática, com apoio do software NVivo12, na qual foram inferidos tópicos que se desmembraram em temas e subtemas sobre os assuntos levantados nas vinte e três entrevistas. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, os resultados apontam que o contexto de educação remota mobilizou professores, estudantes e famílias para o complexo e criativo exercício da educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427
10.15628/holos.2020.11427
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.11427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11427/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2020); 1-26
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625699622912