EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, José Francisco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marques, Luciana Fernandes, da Rocha Filho, João Bernardes, Rigo, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554
Resumo: Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula e discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.
id IFRN-3_952de694b44349baf1dc6db2898815a6
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4554
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULAensino e afetividadeautoridade docentecompetência e autoridadeautoridade e afetividadeEste ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula e discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/455410.15628/holos.2018.4554HOLOS; v. 6 (2018); 216-2281807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, José FranciscoMarques, Luciana Fernandesda Rocha Filho, João BernardesRigo, Rosa Maria2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4554Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
title EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
spellingShingle EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Flores, José Francisco
ensino e afetividade
autoridade docente
competência e autoridade
autoridade e afetividade
title_short EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
title_full EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
title_fullStr EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
title_sort EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
author Flores, José Francisco
author_facet Flores, José Francisco
Marques, Luciana Fernandes
da Rocha Filho, João Bernardes
Rigo, Rosa Maria
author_role author
author2 Marques, Luciana Fernandes
da Rocha Filho, João Bernardes
Rigo, Rosa Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, José Francisco
Marques, Luciana Fernandes
da Rocha Filho, João Bernardes
Rigo, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv ensino e afetividade
autoridade docente
competência e autoridade
autoridade e afetividade
topic ensino e afetividade
autoridade docente
competência e autoridade
autoridade e afetividade
description Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula e discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554
10.15628/holos.2018.4554
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.4554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2018); 216-228
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1817341944966152192