EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554 |
Resumo: | Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula e discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva. |
id |
IFRN-3_952de694b44349baf1dc6db2898815a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4554 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULAensino e afetividadeautoridade docentecompetência e autoridadeautoridade e afetividadeEste ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula e discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/455410.15628/holos.2018.4554HOLOS; v. 6 (2018); 216-2281807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, José FranciscoMarques, Luciana Fernandesda Rocha Filho, João BernardesRigo, Rosa Maria2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4554Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
title |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA Flores, José Francisco ensino e afetividade autoridade docente competência e autoridade autoridade e afetividade |
title_short |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
title_full |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
title_sort |
EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
author |
Flores, José Francisco |
author_facet |
Flores, José Francisco Marques, Luciana Fernandes da Rocha Filho, João Bernardes Rigo, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Luciana Fernandes da Rocha Filho, João Bernardes Rigo, Rosa Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, José Francisco Marques, Luciana Fernandes da Rocha Filho, João Bernardes Rigo, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino e afetividade autoridade docente competência e autoridade autoridade e afetividade |
topic |
ensino e afetividade autoridade docente competência e autoridade autoridade e afetividade |
description |
Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula e discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554 10.15628/holos.2018.4554 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.4554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4554/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2018); 216-228 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1817341944966152192 |