Exercícios de autoridade do professor em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, José Francisco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marques, Luciana Fernandes, Rocha Filho, João Bernardes da, Rigo, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/186263
Resumo: Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.
id UFRGS-2_5c2162959e51fecc8c1fd1da61eb35b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186263
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, José FranciscoMarques, Luciana FernandesRocha Filho, João Bernardes daRigo, Rosa Maria2018-12-18T04:04:05Z20181807-1600http://hdl.handle.net/10183/186263001083159Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.application/pdfporHolos [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 6 (2018), p. 215-229ProfessorAutoridadeAfetividadeExercícios de autoridade do professor em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083159.pdf.txt001083159.pdf.txtExtracted Texttext/plain51361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186263/2/001083159.pdf.txt818c677db0d2993660dd733b41d868a6MD52ORIGINAL001083159.pdfTexto completoapplication/pdf528044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186263/1/001083159.pdf8a42eae5e57aa8171099d42aeb4bc48cMD5110183/1862632018-12-19 04:07:39.516476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186263Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-12-19T06:07:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
title Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
spellingShingle Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
Flores, José Francisco
Professor
Autoridade
Afetividade
title_short Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
title_full Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
title_fullStr Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
title_full_unstemmed Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
title_sort Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
author Flores, José Francisco
author_facet Flores, José Francisco
Marques, Luciana Fernandes
Rocha Filho, João Bernardes da
Rigo, Rosa Maria
author_role author
author2 Marques, Luciana Fernandes
Rocha Filho, João Bernardes da
Rigo, Rosa Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, José Francisco
Marques, Luciana Fernandes
Rocha Filho, João Bernardes da
Rigo, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Autoridade
Afetividade
topic Professor
Autoridade
Afetividade
description Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-18T04:04:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/186263
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083159
identifier_str_mv 1807-1600
001083159
url http://hdl.handle.net/10183/186263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Holos [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 6 (2018), p. 215-229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186263/2/001083159.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186263/1/001083159.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 818c677db0d2993660dd733b41d868a6
8a42eae5e57aa8171099d42aeb4bc48c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725038525153280