Exercícios de autoridade do professor em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/186263 |
Resumo: | Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva. |
id |
UFRGS-2_5c2162959e51fecc8c1fd1da61eb35b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186263 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Flores, José FranciscoMarques, Luciana FernandesRocha Filho, João Bernardes daRigo, Rosa Maria2018-12-18T04:04:05Z20181807-1600http://hdl.handle.net/10183/186263001083159Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.application/pdfporHolos [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 6 (2018), p. 215-229ProfessorAutoridadeAfetividadeExercícios de autoridade do professor em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083159.pdf.txt001083159.pdf.txtExtracted Texttext/plain51361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186263/2/001083159.pdf.txt818c677db0d2993660dd733b41d868a6MD52ORIGINAL001083159.pdfTexto completoapplication/pdf528044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186263/1/001083159.pdf8a42eae5e57aa8171099d42aeb4bc48cMD5110183/1862632018-12-19 04:07:39.516476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186263Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-12-19T06:07:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exercícios de autoridade do professor em sala de aula |
title |
Exercícios de autoridade do professor em sala de aula |
spellingShingle |
Exercícios de autoridade do professor em sala de aula Flores, José Francisco Professor Autoridade Afetividade |
title_short |
Exercícios de autoridade do professor em sala de aula |
title_full |
Exercícios de autoridade do professor em sala de aula |
title_fullStr |
Exercícios de autoridade do professor em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Exercícios de autoridade do professor em sala de aula |
title_sort |
Exercícios de autoridade do professor em sala de aula |
author |
Flores, José Francisco |
author_facet |
Flores, José Francisco Marques, Luciana Fernandes Rocha Filho, João Bernardes da Rigo, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Luciana Fernandes Rocha Filho, João Bernardes da Rigo, Rosa Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, José Francisco Marques, Luciana Fernandes Rocha Filho, João Bernardes da Rigo, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Autoridade Afetividade |
topic |
Professor Autoridade Afetividade |
description |
Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-18T04:04:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/186263 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-1600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083159 |
identifier_str_mv |
1807-1600 001083159 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/186263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Holos [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 6 (2018), p. 215-229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186263/2/001083159.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186263/1/001083159.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
818c677db0d2993660dd733b41d868a6 8a42eae5e57aa8171099d42aeb4bc48c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725038525153280 |