ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, S. H. S. L. M.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, N. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879
Resumo: Neste artigo pretendemos discutir sobre a nova proposta do Ensino Médio articulado ao Ensino profissionalizante, nas instituições SESI e SENAI na cidade de Mossoró/RN. Essa proposta tem por finalidade proporcionar a formação integral, alicerçada nas dimensões do trabalho, ciência e cultura e ampliar as possibilidades de inserção do cidadão na vida produtiva e social, bem como dar continuidade ao seu itinerário formativo, contribuindo para a formação continuada e permanente do aluno. Dessa maneira, objetivamos com esse estudo analisar as contribuições dessa articulação para ensino - aprendizagem do aluno e as possibilidades de construção de novos conhecimentos. O estudo fundamenta-se em documentos como referenciais normativos, pedagógico, operacionais e financeiros nacionais para a articulação da educação básica do SESI com a educação profissional do SENAI (2006), relatório de mapeamento e diagnóstico do Projeto EBEP, Educação básica do SESI articulada com educação Profissional do SENAI (2001; 2011). A ênfase dada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9.394/96, para a educação profissional deixa claro que deve ser desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada numa perspectiva do exercício pleno da cidadania. Esta pesquisa é resultado de um trabalho exploratório-bibliográfico que tem como objetivo maior compreender as reflexões e proposições atribuídas a essa articulação médio com o ensino profissionalizante na contemporaneidade.
id IFRN-3_95afb1e3208e8f6574d89bec710e66d7
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/879
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVASNeste artigo pretendemos discutir sobre a nova proposta do Ensino Médio articulado ao Ensino profissionalizante, nas instituições SESI e SENAI na cidade de Mossoró/RN. Essa proposta tem por finalidade proporcionar a formação integral, alicerçada nas dimensões do trabalho, ciência e cultura e ampliar as possibilidades de inserção do cidadão na vida produtiva e social, bem como dar continuidade ao seu itinerário formativo, contribuindo para a formação continuada e permanente do aluno. Dessa maneira, objetivamos com esse estudo analisar as contribuições dessa articulação para ensino - aprendizagem do aluno e as possibilidades de construção de novos conhecimentos. O estudo fundamenta-se em documentos como referenciais normativos, pedagógico, operacionais e financeiros nacionais para a articulação da educação básica do SESI com a educação profissional do SENAI (2006), relatório de mapeamento e diagnóstico do Projeto EBEP, Educação básica do SESI articulada com educação Profissional do SENAI (2001; 2011). A ênfase dada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9.394/96, para a educação profissional deixa claro que deve ser desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada numa perspectiva do exercício pleno da cidadania. Esta pesquisa é resultado de um trabalho exploratório-bibliográfico que tem como objetivo maior compreender as reflexões e proposições atribuídas a essa articulação médio com o ensino profissionalizante na contemporaneidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87910.15628/holos.2012.879HOLOS; v. 2 (2012); 105-1131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879/535Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, S. H. S. L. M.Lima, N. R.2022-05-01T20:38:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/879Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
title ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
spellingShingle ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
Freire, S. H. S. L. M.
title_short ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
title_full ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
title_fullStr ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
title_sort ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
author Freire, S. H. S. L. M.
author_facet Freire, S. H. S. L. M.
Lima, N. R.
author_role author
author2 Lima, N. R.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, S. H. S. L. M.
Lima, N. R.
description Neste artigo pretendemos discutir sobre a nova proposta do Ensino Médio articulado ao Ensino profissionalizante, nas instituições SESI e SENAI na cidade de Mossoró/RN. Essa proposta tem por finalidade proporcionar a formação integral, alicerçada nas dimensões do trabalho, ciência e cultura e ampliar as possibilidades de inserção do cidadão na vida produtiva e social, bem como dar continuidade ao seu itinerário formativo, contribuindo para a formação continuada e permanente do aluno. Dessa maneira, objetivamos com esse estudo analisar as contribuições dessa articulação para ensino - aprendizagem do aluno e as possibilidades de construção de novos conhecimentos. O estudo fundamenta-se em documentos como referenciais normativos, pedagógico, operacionais e financeiros nacionais para a articulação da educação básica do SESI com a educação profissional do SENAI (2006), relatório de mapeamento e diagnóstico do Projeto EBEP, Educação básica do SESI articulada com educação Profissional do SENAI (2001; 2011). A ênfase dada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9.394/96, para a educação profissional deixa claro que deve ser desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada numa perspectiva do exercício pleno da cidadania. Esta pesquisa é resultado de um trabalho exploratório-bibliográfico que tem como objetivo maior compreender as reflexões e proposições atribuídas a essa articulação médio com o ensino profissionalizante na contemporaneidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879
10.15628/holos.2012.879
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879
identifier_str_mv 10.15628/holos.2012.879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879/535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2012); 105-113
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618902753280