ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879 |
Resumo: | Neste artigo pretendemos discutir sobre a nova proposta do Ensino Médio articulado ao Ensino profissionalizante, nas instituições SESI e SENAI na cidade de Mossoró/RN. Essa proposta tem por finalidade proporcionar a formação integral, alicerçada nas dimensões do trabalho, ciência e cultura e ampliar as possibilidades de inserção do cidadão na vida produtiva e social, bem como dar continuidade ao seu itinerário formativo, contribuindo para a formação continuada e permanente do aluno. Dessa maneira, objetivamos com esse estudo analisar as contribuições dessa articulação para ensino - aprendizagem do aluno e as possibilidades de construção de novos conhecimentos. O estudo fundamenta-se em documentos como referenciais normativos, pedagógico, operacionais e financeiros nacionais para a articulação da educação básica do SESI com a educação profissional do SENAI (2006), relatório de mapeamento e diagnóstico do Projeto EBEP, Educação básica do SESI articulada com educação Profissional do SENAI (2001; 2011). A ênfase dada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9.394/96, para a educação profissional deixa claro que deve ser desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada numa perspectiva do exercício pleno da cidadania. Esta pesquisa é resultado de um trabalho exploratório-bibliográfico que tem como objetivo maior compreender as reflexões e proposições atribuídas a essa articulação médio com o ensino profissionalizante na contemporaneidade. |
id |
IFRN-3_95afb1e3208e8f6574d89bec710e66d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/879 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVASNeste artigo pretendemos discutir sobre a nova proposta do Ensino Médio articulado ao Ensino profissionalizante, nas instituições SESI e SENAI na cidade de Mossoró/RN. Essa proposta tem por finalidade proporcionar a formação integral, alicerçada nas dimensões do trabalho, ciência e cultura e ampliar as possibilidades de inserção do cidadão na vida produtiva e social, bem como dar continuidade ao seu itinerário formativo, contribuindo para a formação continuada e permanente do aluno. Dessa maneira, objetivamos com esse estudo analisar as contribuições dessa articulação para ensino - aprendizagem do aluno e as possibilidades de construção de novos conhecimentos. O estudo fundamenta-se em documentos como referenciais normativos, pedagógico, operacionais e financeiros nacionais para a articulação da educação básica do SESI com a educação profissional do SENAI (2006), relatório de mapeamento e diagnóstico do Projeto EBEP, Educação básica do SESI articulada com educação Profissional do SENAI (2001; 2011). A ênfase dada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9.394/96, para a educação profissional deixa claro que deve ser desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada numa perspectiva do exercício pleno da cidadania. Esta pesquisa é resultado de um trabalho exploratório-bibliográfico que tem como objetivo maior compreender as reflexões e proposições atribuídas a essa articulação médio com o ensino profissionalizante na contemporaneidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87910.15628/holos.2012.879HOLOS; v. 2 (2012); 105-1131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879/535Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, S. H. S. L. M.Lima, N. R.2022-05-01T20:38:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/879Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS |
title |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS Freire, S. H. S. L. M. |
title_short |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS |
title_full |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS |
title_sort |
ENSINO MÉDIO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS PERSPECTIVAS |
author |
Freire, S. H. S. L. M. |
author_facet |
Freire, S. H. S. L. M. Lima, N. R. |
author_role |
author |
author2 |
Lima, N. R. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, S. H. S. L. M. Lima, N. R. |
description |
Neste artigo pretendemos discutir sobre a nova proposta do Ensino Médio articulado ao Ensino profissionalizante, nas instituições SESI e SENAI na cidade de Mossoró/RN. Essa proposta tem por finalidade proporcionar a formação integral, alicerçada nas dimensões do trabalho, ciência e cultura e ampliar as possibilidades de inserção do cidadão na vida produtiva e social, bem como dar continuidade ao seu itinerário formativo, contribuindo para a formação continuada e permanente do aluno. Dessa maneira, objetivamos com esse estudo analisar as contribuições dessa articulação para ensino - aprendizagem do aluno e as possibilidades de construção de novos conhecimentos. O estudo fundamenta-se em documentos como referenciais normativos, pedagógico, operacionais e financeiros nacionais para a articulação da educação básica do SESI com a educação profissional do SENAI (2006), relatório de mapeamento e diagnóstico do Projeto EBEP, Educação básica do SESI articulada com educação Profissional do SENAI (2001; 2011). A ênfase dada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9.394/96, para a educação profissional deixa claro que deve ser desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada numa perspectiva do exercício pleno da cidadania. Esta pesquisa é resultado de um trabalho exploratório-bibliográfico que tem como objetivo maior compreender as reflexões e proposições atribuídas a essa articulação médio com o ensino profissionalizante na contemporaneidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879 10.15628/holos.2012.879 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2012.879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/879/535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2012); 105-113 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951618902753280 |