UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heckler, Valmir
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Motta, Cezar Soares, Dorneles, Aline Machado, Galiazzi, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047
Resumo: Apresentamos neste artigo uma proposição metodológica com o objetivo de compreender o fenômeno da experimentação em Ciências na modalidade a Distância. Para tal, desenvolvemos inicialmente a disciplina Experimentação em Ciências EaD no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esta envolveu professores com formações nas Licenciaturas em Química, Biologia e Física que atuam em diferentes níveis de ensino. Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico e propomos a análise de dados pela Análise Textual Discursiva – ATD. Sistematizamos em unidades de significados, interlocuções teóricas e evidências empíricas a partir dos registros expressos no ambiente virtual da disciplina. Significamos a disciplina como espaçotempo de pesquisa-formação online de um coletivo de professores que buscam simultaneamente, compreender e atuar com a experimentação em Ciências. Expomos o complexificar dos argumentos, pela escrita recursiva, em torno do fenômeno investigado com base na linguagem.
id IFRN-3_9bdb2a1c0e877979d873dfab35a4e19a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2047
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EADApresentamos neste artigo uma proposição metodológica com o objetivo de compreender o fenômeno da experimentação em Ciências na modalidade a Distância. Para tal, desenvolvemos inicialmente a disciplina Experimentação em Ciências EaD no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esta envolveu professores com formações nas Licenciaturas em Química, Biologia e Física que atuam em diferentes níveis de ensino. Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico e propomos a análise de dados pela Análise Textual Discursiva – ATD. Sistematizamos em unidades de significados, interlocuções teóricas e evidências empíricas a partir dos registros expressos no ambiente virtual da disciplina. Significamos a disciplina como espaçotempo de pesquisa-formação online de um coletivo de professores que buscam simultaneamente, compreender e atuar com a experimentação em Ciências. Expomos o complexificar dos argumentos, pela escrita recursiva, em torno do fenômeno investigado com base na linguagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204710.15628/holos.2014.2047HOLOS; v. 6 (2014); 225-2401807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047/pdf_138Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHeckler, ValmirMotta, Cezar SoaresDorneles, Aline MachadoGaliazzi, Maria do Carmo2022-05-01T20:26:45Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2047Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:45Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
title UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
spellingShingle UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
Heckler, Valmir
title_short UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
title_full UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
title_fullStr UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
title_full_unstemmed UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
title_sort UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
author Heckler, Valmir
author_facet Heckler, Valmir
Motta, Cezar Soares
Dorneles, Aline Machado
Galiazzi, Maria do Carmo
author_role author
author2 Motta, Cezar Soares
Dorneles, Aline Machado
Galiazzi, Maria do Carmo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heckler, Valmir
Motta, Cezar Soares
Dorneles, Aline Machado
Galiazzi, Maria do Carmo
description Apresentamos neste artigo uma proposição metodológica com o objetivo de compreender o fenômeno da experimentação em Ciências na modalidade a Distância. Para tal, desenvolvemos inicialmente a disciplina Experimentação em Ciências EaD no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esta envolveu professores com formações nas Licenciaturas em Química, Biologia e Física que atuam em diferentes níveis de ensino. Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico e propomos a análise de dados pela Análise Textual Discursiva – ATD. Sistematizamos em unidades de significados, interlocuções teóricas e evidências empíricas a partir dos registros expressos no ambiente virtual da disciplina. Significamos a disciplina como espaçotempo de pesquisa-formação online de um coletivo de professores que buscam simultaneamente, compreender e atuar com a experimentação em Ciências. Expomos o complexificar dos argumentos, pela escrita recursiva, em torno do fenômeno investigado com base na linguagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047
10.15628/holos.2014.2047
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.2047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047/pdf_138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2014); 225-240
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620583620608