UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo uma proposição metodológica com o objetivo de compreender o fenômeno da experimentação em Ciências na modalidade a Distância. Para tal, desenvolvemos inicialmente a disciplina Experimentação em Ciências EaD no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esta envolveu professores com formações nas Licenciaturas em Química, Biologia e Física que atuam em diferentes níveis de ensino. Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico e propomos a análise de dados pela Análise Textual Discursiva – ATD. Sistematizamos em unidades de significados, interlocuções teóricas e evidências empíricas a partir dos registros expressos no ambiente virtual da disciplina. Significamos a disciplina como espaçotempo de pesquisa-formação online de um coletivo de professores que buscam simultaneamente, compreender e atuar com a experimentação em Ciências. Expomos o complexificar dos argumentos, pela escrita recursiva, em torno do fenômeno investigado com base na linguagem. |
id |
IFRN-3_9bdb2a1c0e877979d873dfab35a4e19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2047 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EADApresentamos neste artigo uma proposição metodológica com o objetivo de compreender o fenômeno da experimentação em Ciências na modalidade a Distância. Para tal, desenvolvemos inicialmente a disciplina Experimentação em Ciências EaD no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esta envolveu professores com formações nas Licenciaturas em Química, Biologia e Física que atuam em diferentes níveis de ensino. Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico e propomos a análise de dados pela Análise Textual Discursiva – ATD. Sistematizamos em unidades de significados, interlocuções teóricas e evidências empíricas a partir dos registros expressos no ambiente virtual da disciplina. Significamos a disciplina como espaçotempo de pesquisa-formação online de um coletivo de professores que buscam simultaneamente, compreender e atuar com a experimentação em Ciências. Expomos o complexificar dos argumentos, pela escrita recursiva, em torno do fenômeno investigado com base na linguagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/204710.15628/holos.2014.2047HOLOS; v. 6 (2014); 225-2401807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047/pdf_138Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHeckler, ValmirMotta, Cezar SoaresDorneles, Aline MachadoGaliazzi, Maria do Carmo2022-05-01T20:26:45Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2047Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:45Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD |
title |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD |
spellingShingle |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD Heckler, Valmir |
title_short |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD |
title_full |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD |
title_fullStr |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD |
title_sort |
UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD |
author |
Heckler, Valmir |
author_facet |
Heckler, Valmir Motta, Cezar Soares Dorneles, Aline Machado Galiazzi, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Cezar Soares Dorneles, Aline Machado Galiazzi, Maria do Carmo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heckler, Valmir Motta, Cezar Soares Dorneles, Aline Machado Galiazzi, Maria do Carmo |
description |
Apresentamos neste artigo uma proposição metodológica com o objetivo de compreender o fenômeno da experimentação em Ciências na modalidade a Distância. Para tal, desenvolvemos inicialmente a disciplina Experimentação em Ciências EaD no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esta envolveu professores com formações nas Licenciaturas em Química, Biologia e Física que atuam em diferentes níveis de ensino. Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico e propomos a análise de dados pela Análise Textual Discursiva – ATD. Sistematizamos em unidades de significados, interlocuções teóricas e evidências empíricas a partir dos registros expressos no ambiente virtual da disciplina. Significamos a disciplina como espaçotempo de pesquisa-formação online de um coletivo de professores que buscam simultaneamente, compreender e atuar com a experimentação em Ciências. Expomos o complexificar dos argumentos, pela escrita recursiva, em torno do fenômeno investigado com base na linguagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047 10.15628/holos.2014.2047 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2014.2047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2047/pdf_138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2014); 225-240 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620583620608 |