A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heckler, Valmir
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Motta, Cezar Soares, Galiazzi, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250
Resumo: Neste artigo expressamos compreensões sobre o desenvolver da experimentação na formação de professores em Ciências na Educação a Distância (EaD). Abrange uma revisão bibliográfica em duas etapas. A primeira envolve 1.811 publicações, em seis periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências e a segunda etapa 176 publicações disponibilizadas na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados 28 produções vinculadas a EaD, constituindo o corpus de análise da pesquisa. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD) emergem três categorias: a primeira abrange as atividades em disciplinas dos cursos de formação em Ciências na EaD; a segunda engloba os ensaios teóricos e as investigações sobre/na EaD em Ciências; e a terceira é constituída pelas atividades extracurriculares em Ciências via/na EaD. Entre os resultados registramos um trabalho associado ao uso de simuladores na experimentação em disciplinas da formação de professores. Em um maior percentual dos trabalhos a centralidade está no debate sobre o uso do laboratório didático e na disciplina de laboratório. Na experimentação em atividades extraclasse, registramos um projeto em torno de um experimento remoto via web. Palavras-chave: Formação de professores; Universidade Aberta do Brasil; Pesquisa qualitativa; Educação a Distância; Experimentação em Ciências. The Experimentation in the Brazilian Context of Teacher Education in Sciences on Distance Education Abstract In this paper we express insights about developing experimentation in distance teacher education course in Science. We develop a literature review in two steps. The first step involves 1,811 publications in six Brazilian journals of Science Education Area and the second step, 176 publications available at Scientific Electronic Library Online (SciELO). In this study, we selected 28 productions about distance education (DE) which forms the research analysis corpus. In the study developed by Textual Discourse Analysis (ATD), three categories emerge: the first category covers the activities in disciplines in the distance education teacher training courses in Sciences; the second covers the theoretical-practices and investigations in Sciences about/ at a distance; and the third consists of Sciences extracurricular activities via/at distance a distance. Among the results, we registered a work associated to the use of simulators in the experimentation. In a larger percentage of the analyzed studies, the centrality relies on the discussion about the use of the didactic laboratory and the discipline of laboratory. Concerning the experimentation in extracurricular activities, we verified a project based on a remote experiment via web. Keywords: Teacher Education; Open University of Brazil; Qualitative research; Distance Education; Experimentation in Sciences.
id CECIERJ_647b66529597f010b3dc9388f5dc76fc
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/250
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EADNeste artigo expressamos compreensões sobre o desenvolver da experimentação na formação de professores em Ciências na Educação a Distância (EaD). Abrange uma revisão bibliográfica em duas etapas. A primeira envolve 1.811 publicações, em seis periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências e a segunda etapa 176 publicações disponibilizadas na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados 28 produções vinculadas a EaD, constituindo o corpus de análise da pesquisa. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD) emergem três categorias: a primeira abrange as atividades em disciplinas dos cursos de formação em Ciências na EaD; a segunda engloba os ensaios teóricos e as investigações sobre/na EaD em Ciências; e a terceira é constituída pelas atividades extracurriculares em Ciências via/na EaD. Entre os resultados registramos um trabalho associado ao uso de simuladores na experimentação em disciplinas da formação de professores. Em um maior percentual dos trabalhos a centralidade está no debate sobre o uso do laboratório didático e na disciplina de laboratório. Na experimentação em atividades extraclasse, registramos um projeto em torno de um experimento remoto via web. Palavras-chave: Formação de professores; Universidade Aberta do Brasil; Pesquisa qualitativa; Educação a Distância; Experimentação em Ciências. The Experimentation in the Brazilian Context of Teacher Education in Sciences on Distance Education Abstract In this paper we express insights about developing experimentation in distance teacher education course in Science. We develop a literature review in two steps. The first step involves 1,811 publications in six Brazilian journals of Science Education Area and the second step, 176 publications available at Scientific Electronic Library Online (SciELO). In this study, we selected 28 productions about distance education (DE) which forms the research analysis corpus. In the study developed by Textual Discourse Analysis (ATD), three categories emerge: the first category covers the activities in disciplines in the distance education teacher training courses in Sciences; the second covers the theoretical-practices and investigations in Sciences about/ at a distance; and the third consists of Sciences extracurricular activities via/at distance a distance. Among the results, we registered a work associated to the use of simulators in the experimentation. In a larger percentage of the analyzed studies, the centrality relies on the discussion about the use of the didactic laboratory and the discipline of laboratory. Concerning the experimentation in extracurricular activities, we verified a project based on a remote experiment via web. Keywords: Teacher Education; Open University of Brazil; Qualitative research; Distance Education; Experimentation in Sciences.Fundação Cecierj2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/25010.18264/eadf.v5i2.250EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/138https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/447https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/448https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/449https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/450https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/451Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessHeckler, ValmirMotta, Cezar SoaresGaliazzi, Maria do Carmo2020-01-19T10:39:34ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
title A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
spellingShingle A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
Heckler, Valmir
title_short A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
title_full A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
title_fullStr A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
title_full_unstemmed A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
title_sort A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
author Heckler, Valmir
author_facet Heckler, Valmir
Motta, Cezar Soares
Galiazzi, Maria do Carmo
author_role author
author2 Motta, Cezar Soares
Galiazzi, Maria do Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heckler, Valmir
Motta, Cezar Soares
Galiazzi, Maria do Carmo
description Neste artigo expressamos compreensões sobre o desenvolver da experimentação na formação de professores em Ciências na Educação a Distância (EaD). Abrange uma revisão bibliográfica em duas etapas. A primeira envolve 1.811 publicações, em seis periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências e a segunda etapa 176 publicações disponibilizadas na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados 28 produções vinculadas a EaD, constituindo o corpus de análise da pesquisa. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD) emergem três categorias: a primeira abrange as atividades em disciplinas dos cursos de formação em Ciências na EaD; a segunda engloba os ensaios teóricos e as investigações sobre/na EaD em Ciências; e a terceira é constituída pelas atividades extracurriculares em Ciências via/na EaD. Entre os resultados registramos um trabalho associado ao uso de simuladores na experimentação em disciplinas da formação de professores. Em um maior percentual dos trabalhos a centralidade está no debate sobre o uso do laboratório didático e na disciplina de laboratório. Na experimentação em atividades extraclasse, registramos um projeto em torno de um experimento remoto via web. Palavras-chave: Formação de professores; Universidade Aberta do Brasil; Pesquisa qualitativa; Educação a Distância; Experimentação em Ciências. The Experimentation in the Brazilian Context of Teacher Education in Sciences on Distance Education Abstract In this paper we express insights about developing experimentation in distance teacher education course in Science. We develop a literature review in two steps. The first step involves 1,811 publications in six Brazilian journals of Science Education Area and the second step, 176 publications available at Scientific Electronic Library Online (SciELO). In this study, we selected 28 productions about distance education (DE) which forms the research analysis corpus. In the study developed by Textual Discourse Analysis (ATD), three categories emerge: the first category covers the activities in disciplines in the distance education teacher training courses in Sciences; the second covers the theoretical-practices and investigations in Sciences about/ at a distance; and the third consists of Sciences extracurricular activities via/at distance a distance. Among the results, we registered a work associated to the use of simulators in the experimentation. In a larger percentage of the analyzed studies, the centrality relies on the discussion about the use of the didactic laboratory and the discipline of laboratory. Concerning the experimentation in extracurricular activities, we verified a project based on a remote experiment via web. Keywords: Teacher Education; Open University of Brazil; Qualitative research; Distance Education; Experimentation in Sciences.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250
10.18264/eadf.v5i2.250
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i2.250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/138
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/447
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/448
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/449
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/450
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/250/451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)
2177-8310
10.18264/eadf.v5i2
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347756642304