FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3160 |
Resumo: | A educação profissional (EP) tem se configurado como importante campo de pesquisa. Por isso, este artigo trata do estado do conhecimento sobre a formação de professores para a EP e objetivou inventariar as produções acadêmicas acerca do tema apresentadas em eventos científicos no período de 2010 a 2017. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam-se pela abordagem qualitativa, do tipo pesquisa sobre pesquisas. No trabalho foram analisadas as produções acadêmicas apresentadas nos seguintes eventos: reuniões da ANPEd, ENDIPE, SENEPT e Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. A apreciação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, de Bardin (2002). Constatou-se acentuado crescimento de pesquisas sobre o tema em relação aos estudos até 2009; as temáticas recorrentes foram: a) processo de constituição da docência/saberes docentes na educação profissional; b) políticas de formação dos seus professores; c) análise de programas ou cursos de formação de professores; d) relação entre formação e trabalho docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, prevalecem pesquisas qualitativas, de campo e bibliográficas e, no primeiro caso, o lócus foram os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O instrumento de produção dos dados mais utilizado foi a entrevista, realizada com professores que atuam na educação profissional. |
id |
IFRN-3_9bf5eccb3f275616354659d6a2dbfc83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3160 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICASA educação profissional (EP) tem se configurado como importante campo de pesquisa. Por isso, este artigo trata do estado do conhecimento sobre a formação de professores para a EP e objetivou inventariar as produções acadêmicas acerca do tema apresentadas em eventos científicos no período de 2010 a 2017. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam-se pela abordagem qualitativa, do tipo pesquisa sobre pesquisas. No trabalho foram analisadas as produções acadêmicas apresentadas nos seguintes eventos: reuniões da ANPEd, ENDIPE, SENEPT e Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. A apreciação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, de Bardin (2002). Constatou-se acentuado crescimento de pesquisas sobre o tema em relação aos estudos até 2009; as temáticas recorrentes foram: a) processo de constituição da docência/saberes docentes na educação profissional; b) políticas de formação dos seus professores; c) análise de programas ou cursos de formação de professores; d) relação entre formação e trabalho docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, prevalecem pesquisas qualitativas, de campo e bibliográficas e, no primeiro caso, o lócus foram os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O instrumento de produção dos dados mais utilizado foi a entrevista, realizada com professores que atuam na educação profissional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/316010.15628/holos.2018.3160HOLOS; v. 2 (2018); 243-2581807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3160/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Marilandi Maria Mascarello2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3160Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
author |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
author_facet |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
description |
A educação profissional (EP) tem se configurado como importante campo de pesquisa. Por isso, este artigo trata do estado do conhecimento sobre a formação de professores para a EP e objetivou inventariar as produções acadêmicas acerca do tema apresentadas em eventos científicos no período de 2010 a 2017. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam-se pela abordagem qualitativa, do tipo pesquisa sobre pesquisas. No trabalho foram analisadas as produções acadêmicas apresentadas nos seguintes eventos: reuniões da ANPEd, ENDIPE, SENEPT e Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. A apreciação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, de Bardin (2002). Constatou-se acentuado crescimento de pesquisas sobre o tema em relação aos estudos até 2009; as temáticas recorrentes foram: a) processo de constituição da docência/saberes docentes na educação profissional; b) políticas de formação dos seus professores; c) análise de programas ou cursos de formação de professores; d) relação entre formação e trabalho docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, prevalecem pesquisas qualitativas, de campo e bibliográficas e, no primeiro caso, o lócus foram os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O instrumento de produção dos dados mais utilizado foi a entrevista, realizada com professores que atuam na educação profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3160 10.15628/holos.2018.3160 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3160 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.3160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3160/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2018); 243-258 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621408849920 |