Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Graça Simões de, Araújo, Maria Cristina Pansera, Tracana, Rosa Branca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3985
Resumo: A educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema.
id RCAP_ede2d338a1ca9c23430c9a9e6c1d820a
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissionalEducação profissionalCursos profissionaisCursos Técnicos SuperioresA educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema.Universidade Federal de Sergipe2018-04-11T22:22:31Z2018-04-112018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3985http://hdl.handle.net/10314/3985porVieira, M.M.M., Carvalho, G.S., Araújo, M.C.P. & Tracana, R.B.C. (2918) Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11 (25), 33-482358-1425Vieira, Marilandi Maria MascarelloCarvalho, Graça Simões deAraújo, Maria Cristina PanseraTracana, Rosa Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.161414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
title Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
spellingShingle Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Educação profissional
Cursos profissionais
Cursos Técnicos Superiores
title_short Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
title_full Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
title_fullStr Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
title_full_unstemmed Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
title_sort Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
author Vieira, Marilandi Maria Mascarello
author_facet Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Carvalho, Graça Simões de
Araújo, Maria Cristina Pansera
Tracana, Rosa Branca
author_role author
author2 Carvalho, Graça Simões de
Araújo, Maria Cristina Pansera
Tracana, Rosa Branca
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Carvalho, Graça Simões de
Araújo, Maria Cristina Pansera
Tracana, Rosa Branca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Cursos profissionais
Cursos Técnicos Superiores
topic Educação profissional
Cursos profissionais
Cursos Técnicos Superiores
description A educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11T22:22:31Z
2018-04-11
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3985
http://hdl.handle.net/10314/3985
url http://hdl.handle.net/10314/3985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, M.M.M., Carvalho, G.S., Araújo, M.C.P. & Tracana, R.B.C. (2918) Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11 (25), 33-48
2358-1425
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136924265349120