COMO A COMUNIDADE CIENTÍFICA PORTUGUESA ANALISA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, MARILANDI MARIA MASCARELLO
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CARVALHO, GRAÇA SIMÕES DE, DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA, PEREIRA, ROSA BRANCA CAMEIRA TRANCANA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7198
Resumo: A educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema.  
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