OS COMBUSTÍVEIS VERDES DO BRASIL - AVALIAÇÃO DA LUBRICIDADE DO BIODIESEL B5 E ÓLEOS DE MAMONA E COCO
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/453 |
Resumo: | O biodiesel é uma opção brasileira ambiental e economicamente geradora de tecnologia, de divisas e de renda. Do ponto de vista tribológico, a lubricidade do Biodiesel e o tempo de vida da linha de alimentação do combustível se correlacionam. Cinco grandes fabricantes europeus de equipamentos de injeção de combustível Diesel e Biodiesel emitiram nota em 2009, chamando à atenção em relação ao uso da norma ASTM D 975-09, que tolera dimensão da escara de< 520 ?m (pela norma EN 590, de < 460 ?m) e; também ao tempo de vida em serviço destes equipamentos – afetado quando do uso de óleo biodiesel de plantas não-esterificadas. Este trabalho tem como objetivo determinar e avaliar a lubricidade de quatro óleos (B5, óleo diesel convencional, óleo de mamona e óleo de coco) pela sonda de deslizamento alternado de alta freqüência, o HFRR. Os resultados mostraram desempenho superior para o B5, o qual obteve de 40 % menor que o diesel convencional e de 30 % e de 15 % maiores quando comparado aos óleos vegetais de mamona e coco, respectivamente. |
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OS COMBUSTÍVEIS VERDES DO BRASIL - AVALIAÇÃO DA LUBRICIDADE DO BIODIESEL B5 E ÓLEOS DE MAMONA E COCOO biodiesel é uma opção brasileira ambiental e economicamente geradora de tecnologia, de divisas e de renda. Do ponto de vista tribológico, a lubricidade do Biodiesel e o tempo de vida da linha de alimentação do combustível se correlacionam. Cinco grandes fabricantes europeus de equipamentos de injeção de combustível Diesel e Biodiesel emitiram nota em 2009, chamando à atenção em relação ao uso da norma ASTM D 975-09, que tolera dimensão da escara de< 520 ?m (pela norma EN 590, de < 460 ?m) e; também ao tempo de vida em serviço destes equipamentos – afetado quando do uso de óleo biodiesel de plantas não-esterificadas. Este trabalho tem como objetivo determinar e avaliar a lubricidade de quatro óleos (B5, óleo diesel convencional, óleo de mamona e óleo de coco) pela sonda de deslizamento alternado de alta freqüência, o HFRR. Os resultados mostraram desempenho superior para o B5, o qual obteve de 40 % menor que o diesel convencional e de 30 % e de 15 % maiores quando comparado aos óleos vegetais de mamona e coco, respectivamente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/45310.15628/holos.2011.453HOLOS; v. 3 (2011); 3-171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/453/441Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Aline MendesSantana, Jaciana SilvaOliveira Filho, Manoel FernandesSantana, Janaina SilvaBarbosa, Cleiton Rubens FormigaMedeiros, João Telésforo Nóbrega2022-05-01T20:43:52Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/453Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:43:52Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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