CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Élida Ferreira Torga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moraes Campos, Isabella Cristina, Oliveira, Ernani Coimbra, Adão, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3644
Resumo: A escola é um espaço favorável para educação em saúde, nela podem ser trabalhados diversos assuntos relativos à promoção de saúde, como: construção de hábitos saudáveis e identificação de agravos. A prática da enfermagem na saúde do escolar é contextualizada em uma política atual em desenvolvimento. Este trabalho tem o objetivo de Identificar através da pesquisa integrativa as contribuições para a compreensão da prática da enfermagem que atua na saúde do escolar e contribuir para o fortalecimento de uma política em plena implantação para atuação da enfermagem na saúde do escolar.  Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter exploratório descritivo e comparativo, com abordagem qualitativa, cuja pesquisa foi realizada nas Bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): LILACS, MEDLINE, SciELO e BDENF. Foram selecionados 18 artigos que indicam a participação do enfermeiro nas escolas. Os programas de saúde escolar são concepções novas, fundamentadas em um novo meio de promover saúde. O resultado do estudo permite refletir a participação do enfermeiro no contexto escolar, indica que o enfermeiro acrescenta em sua formação uma responsabilidade social, e deve utilizar de suas habilidades para promover saúde, independente do espaço físico.
id IFRN-3_bc6e3f801be5cd89e58ca2e952dea3b4
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3644
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVASEnfermagemsaúde escolareducação em saúdeA escola é um espaço favorável para educação em saúde, nela podem ser trabalhados diversos assuntos relativos à promoção de saúde, como: construção de hábitos saudáveis e identificação de agravos. A prática da enfermagem na saúde do escolar é contextualizada em uma política atual em desenvolvimento. Este trabalho tem o objetivo de Identificar através da pesquisa integrativa as contribuições para a compreensão da prática da enfermagem que atua na saúde do escolar e contribuir para o fortalecimento de uma política em plena implantação para atuação da enfermagem na saúde do escolar.  Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter exploratório descritivo e comparativo, com abordagem qualitativa, cuja pesquisa foi realizada nas Bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): LILACS, MEDLINE, SciELO e BDENF. Foram selecionados 18 artigos que indicam a participação do enfermeiro nas escolas. Os programas de saúde escolar são concepções novas, fundamentadas em um novo meio de promover saúde. O resultado do estudo permite refletir a participação do enfermeiro no contexto escolar, indica que o enfermeiro acrescenta em sua formação uma responsabilidade social, e deve utilizar de suas habilidades para promover saúde, independente do espaço físico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/364410.15628/holos.2017.3644HOLOS; v. 5 (2017); 360-3691807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3644/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Élida Ferreira TorgaMoraes Campos, Isabella CristinaOliveira, Ernani CoimbraAdão, Isabel Cristina2022-05-01T19:34:37Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3644Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:34:37Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
spellingShingle CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Rosa, Élida Ferreira Torga
Enfermagem
saúde escolar
educação em saúde
title_short CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_full CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_fullStr CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_sort CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
author Rosa, Élida Ferreira Torga
author_facet Rosa, Élida Ferreira Torga
Moraes Campos, Isabella Cristina
Oliveira, Ernani Coimbra
Adão, Isabel Cristina
author_role author
author2 Moraes Campos, Isabella Cristina
Oliveira, Ernani Coimbra
Adão, Isabel Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Élida Ferreira Torga
Moraes Campos, Isabella Cristina
Oliveira, Ernani Coimbra
Adão, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
saúde escolar
educação em saúde
topic Enfermagem
saúde escolar
educação em saúde
description A escola é um espaço favorável para educação em saúde, nela podem ser trabalhados diversos assuntos relativos à promoção de saúde, como: construção de hábitos saudáveis e identificação de agravos. A prática da enfermagem na saúde do escolar é contextualizada em uma política atual em desenvolvimento. Este trabalho tem o objetivo de Identificar através da pesquisa integrativa as contribuições para a compreensão da prática da enfermagem que atua na saúde do escolar e contribuir para o fortalecimento de uma política em plena implantação para atuação da enfermagem na saúde do escolar.  Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter exploratório descritivo e comparativo, com abordagem qualitativa, cuja pesquisa foi realizada nas Bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): LILACS, MEDLINE, SciELO e BDENF. Foram selecionados 18 artigos que indicam a participação do enfermeiro nas escolas. Os programas de saúde escolar são concepções novas, fundamentadas em um novo meio de promover saúde. O resultado do estudo permite refletir a participação do enfermeiro no contexto escolar, indica que o enfermeiro acrescenta em sua formação uma responsabilidade social, e deve utilizar de suas habilidades para promover saúde, independente do espaço físico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3644
10.15628/holos.2017.3644
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3644
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.3644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3644/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2017); 360-369
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621548310528