A ATUAÇÃO DOS IFs FRENTE AO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO – UM COMPARATIVO ENTRE 2008 – 2014
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3090 |
Resumo: | A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi instituída em 2008, juntamente com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, por meio da Lei nº 11.892/2008. O objetivo do presente estudo é analisar a atuação dos IFs no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, fazendo um comparativo da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu antes e após a promulgação da referida Lei. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, a metodologia usada foi de natureza quantitativa por meio da análise dos dados dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período anterior a 2008 e até 2014, fornecidos pela Diretoria de Avaliação /CAPES. Concluiu-se que, com a criação dos IFs (oriundos da agregação/transformação de antigas instituições de educação profissional) aumentou a atuação das instituições de educação profissional no SNPG, tendo em vista o crescimento de 186% do número de IFs ofertando cursos de Pós-Graduação stricto sensu, e o aumento de 414% desses cursos no período de 2008 a 2014. A área de avaliação com maior número de cursos pós-graduação é a área de Ensino, com um pequeno predomínio de cursos de pós-graduação na modalidade profissional em comparação com a modalidade acadêmica, embora esse percentual tenha diminuído. |
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A ATUAÇÃO DOS IFs FRENTE AO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO – UM COMPARATIVO ENTRE 2008 – 2014Educação Profissional. Institutos Federais de EducaçãoCiência e Tecnologia. Sistema Nacional de Pós-Graduação.A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi instituída em 2008, juntamente com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, por meio da Lei nº 11.892/2008. O objetivo do presente estudo é analisar a atuação dos IFs no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, fazendo um comparativo da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu antes e após a promulgação da referida Lei. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, a metodologia usada foi de natureza quantitativa por meio da análise dos dados dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período anterior a 2008 e até 2014, fornecidos pela Diretoria de Avaliação /CAPES. Concluiu-se que, com a criação dos IFs (oriundos da agregação/transformação de antigas instituições de educação profissional) aumentou a atuação das instituições de educação profissional no SNPG, tendo em vista o crescimento de 186% do número de IFs ofertando cursos de Pós-Graduação stricto sensu, e o aumento de 414% desses cursos no período de 2008 a 2014. A área de avaliação com maior número de cursos pós-graduação é a área de Ensino, com um pequeno predomínio de cursos de pós-graduação na modalidade profissional em comparação com a modalidade acadêmica, embora esse percentual tenha diminuído.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/309010.15628/holos.2015.3090HOLOS; v. 5 (2015); 379-4001807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3090/1155Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMessias Alves, Carina GomesDel Pino, José Cláudio2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3090Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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