FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2019.6272 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo investigar se as temáticas de gênero e diversidade são abordadas na formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Ainda, qual o peso que essa formação traz para a construção do saber docente, este analisado a partir das perspectivas de Tardif (2011), Imbernón (2005) e Cunha (2010). O trabalho docente constitui-se de sua prática a qual é construída a partir dos saberes que o docente adquire ao longo de sua vida, ante as relações que produz com seus colegas, com discentes e sociedade. Por isso, o exercício da docência supõe necessariamente um processo de formação permanente e que estimule os profissionais a serem protagonistas nesse processo de (re) significação de concepções culturais e históricas ainda muito arreigadas às discriminações. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, a partir de um procedimento de investigação documental, onde foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso, buscar-se-á refletir acerca das questões de formação docente e a construção dos saberes que fazem parte do construto pessoal de cada docente. Essa pesquisa confirmou a necessidade de que a formação inicial dos licenciandos contemple, de forma ainda mais ampla, as temáticas de gênero e diversidade, já que ao atuar dentro do ambiente escolar, local de tantas heterogeinidades, o docente necessita subsídios reflexivos e críticos para saber abordar tais temáticas e conseguir elaborar espaços de discussão e promoção de uma educação que combata as discriminações e não reproduza estereótipos. |
id |
IFRN-3_bfffae1bfc6b9b8e6043fefd5804a7b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/6272 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURALDiversidadeFormação docenteGênero.O presente artigo tem por objetivo investigar se as temáticas de gênero e diversidade são abordadas na formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Ainda, qual o peso que essa formação traz para a construção do saber docente, este analisado a partir das perspectivas de Tardif (2011), Imbernón (2005) e Cunha (2010). O trabalho docente constitui-se de sua prática a qual é construída a partir dos saberes que o docente adquire ao longo de sua vida, ante as relações que produz com seus colegas, com discentes e sociedade. Por isso, o exercício da docência supõe necessariamente um processo de formação permanente e que estimule os profissionais a serem protagonistas nesse processo de (re) significação de concepções culturais e históricas ainda muito arreigadas às discriminações. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, a partir de um procedimento de investigação documental, onde foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso, buscar-se-á refletir acerca das questões de formação docente e a construção dos saberes que fazem parte do construto pessoal de cada docente. Essa pesquisa confirmou a necessidade de que a formação inicial dos licenciandos contemple, de forma ainda mais ampla, as temáticas de gênero e diversidade, já que ao atuar dentro do ambiente escolar, local de tantas heterogeinidades, o docente necessita subsídios reflexivos e críticos para saber abordar tais temáticas e conseguir elaborar espaços de discussão e promoção de uma educação que combata as discriminações e não reproduza estereótipos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/627210.15628/holos.2019.6272HOLOS; v. 6 (2019); 1-171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerch, Cristiane Ambros2022-05-01T19:18:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6272Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL Guerch, Cristiane Ambros Diversidade Formação docente Gênero. Guerch, Cristiane Ambros Diversidade Formação docente Gênero. |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL |
author |
Guerch, Cristiane Ambros |
author_facet |
Guerch, Cristiane Ambros Guerch, Cristiane Ambros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerch, Cristiane Ambros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Formação docente Gênero. |
topic |
Diversidade Formação docente Gênero. |
description |
O presente artigo tem por objetivo investigar se as temáticas de gênero e diversidade são abordadas na formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Ainda, qual o peso que essa formação traz para a construção do saber docente, este analisado a partir das perspectivas de Tardif (2011), Imbernón (2005) e Cunha (2010). O trabalho docente constitui-se de sua prática a qual é construída a partir dos saberes que o docente adquire ao longo de sua vida, ante as relações que produz com seus colegas, com discentes e sociedade. Por isso, o exercício da docência supõe necessariamente um processo de formação permanente e que estimule os profissionais a serem protagonistas nesse processo de (re) significação de concepções culturais e históricas ainda muito arreigadas às discriminações. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, a partir de um procedimento de investigação documental, onde foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso, buscar-se-á refletir acerca das questões de formação docente e a construção dos saberes que fazem parte do construto pessoal de cada docente. Essa pesquisa confirmou a necessidade de que a formação inicial dos licenciandos contemple, de forma ainda mais ampla, as temáticas de gênero e diversidade, já que ao atuar dentro do ambiente escolar, local de tantas heterogeinidades, o docente necessita subsídios reflexivos e críticos para saber abordar tais temáticas e conseguir elaborar espaços de discussão e promoção de uma educação que combata as discriminações e não reproduza estereótipos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272 10.15628/holos.2019.6272 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2019.6272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2019); 1-17 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822183233860665345 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2019.6272 |