FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerch, Cristiane Ambros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
DOI: 10.15628/holos.2019.6272
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272
Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar se as temáticas de gênero e diversidade são abordadas na formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Ainda, qual o peso que essa formação traz para a construção do saber docente, este analisado a partir das perspectivas de Tardif (2011), Imbernón (2005) e Cunha (2010). O trabalho docente constitui-se de sua prática a qual é construída a partir dos saberes que o docente adquire ao longo de sua vida, ante as relações que produz com seus colegas, com discentes e sociedade. Por isso, o exercício da docência supõe necessariamente um processo de formação permanente e que estimule os profissionais a serem protagonistas nesse processo de (re) significação de concepções culturais e históricas ainda muito arreigadas às discriminações. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, a partir de um procedimento de investigação documental, onde foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso, buscar-se-á refletir acerca das questões de formação docente e a construção dos saberes que fazem parte do construto pessoal de cada docente. Essa pesquisa confirmou a necessidade de que a formação inicial dos licenciandos contemple, de forma ainda mais ampla, as temáticas de gênero e diversidade, já que ao atuar dentro do ambiente escolar, local de tantas heterogeinidades, o docente necessita subsídios reflexivos e críticos para saber abordar tais temáticas e conseguir elaborar espaços de discussão e promoção de uma educação que combata as discriminações e não reproduza estereótipos. 
id IFRN-3_bfffae1bfc6b9b8e6043fefd5804a7b6
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6272
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
spelling FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURALDiversidadeFormação docenteGênero.O presente artigo tem por objetivo investigar se as temáticas de gênero e diversidade são abordadas na formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Ainda, qual o peso que essa formação traz para a construção do saber docente, este analisado a partir das perspectivas de Tardif (2011), Imbernón (2005) e Cunha (2010). O trabalho docente constitui-se de sua prática a qual é construída a partir dos saberes que o docente adquire ao longo de sua vida, ante as relações que produz com seus colegas, com discentes e sociedade. Por isso, o exercício da docência supõe necessariamente um processo de formação permanente e que estimule os profissionais a serem protagonistas nesse processo de (re) significação de concepções culturais e históricas ainda muito arreigadas às discriminações. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, a partir de um procedimento de investigação documental, onde foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso, buscar-se-á refletir acerca das questões de formação docente e a construção dos saberes que fazem parte do construto pessoal de cada docente. Essa pesquisa confirmou a necessidade de que a formação inicial dos licenciandos contemple, de forma ainda mais ampla, as temáticas de gênero e diversidade, já que ao atuar dentro do ambiente escolar, local de tantas heterogeinidades, o docente necessita subsídios reflexivos e críticos para saber abordar tais temáticas e conseguir elaborar espaços de discussão e promoção de uma educação que combata as discriminações e não reproduza estereótipos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/627210.15628/holos.2019.6272HOLOS; v. 6 (2019); 1-171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerch, Cristiane Ambros2022-05-01T19:18:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6272Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
title FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
Guerch, Cristiane Ambros
Diversidade
Formação docente
Gênero.
Guerch, Cristiane Ambros
Diversidade
Formação docente
Gênero.
title_short FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
title_full FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
author Guerch, Cristiane Ambros
author_facet Guerch, Cristiane Ambros
Guerch, Cristiane Ambros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerch, Cristiane Ambros
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Formação docente
Gênero.
topic Diversidade
Formação docente
Gênero.
description O presente artigo tem por objetivo investigar se as temáticas de gênero e diversidade são abordadas na formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Ainda, qual o peso que essa formação traz para a construção do saber docente, este analisado a partir das perspectivas de Tardif (2011), Imbernón (2005) e Cunha (2010). O trabalho docente constitui-se de sua prática a qual é construída a partir dos saberes que o docente adquire ao longo de sua vida, ante as relações que produz com seus colegas, com discentes e sociedade. Por isso, o exercício da docência supõe necessariamente um processo de formação permanente e que estimule os profissionais a serem protagonistas nesse processo de (re) significação de concepções culturais e históricas ainda muito arreigadas às discriminações. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, a partir de um procedimento de investigação documental, onde foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso, buscar-se-á refletir acerca das questões de formação docente e a construção dos saberes que fazem parte do construto pessoal de cada docente. Essa pesquisa confirmou a necessidade de que a formação inicial dos licenciandos contemple, de forma ainda mais ampla, as temáticas de gênero e diversidade, já que ao atuar dentro do ambiente escolar, local de tantas heterogeinidades, o docente necessita subsídios reflexivos e críticos para saber abordar tais temáticas e conseguir elaborar espaços de discussão e promoção de uma educação que combata as discriminações e não reproduza estereótipos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272
10.15628/holos.2019.6272
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.6272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6272/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2019); 1-17
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1822183233860665345
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.15628/holos.2019.6272