Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leandro Corsico
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dini, Nilson Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643326
Resumo: Este artigo pretende discutir concepções sobre gênero e sexualidade na formação em ciências biológicas. Para tanto, foram aplicados questionários com questões sobre esses temas aos/às graduandos/as do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Os resultados apontaram para a rejeição de posições preconceituosas a respeito das minorias sexuais e de gênero. Por outro lado, as respostas também indicaram alguns problemas: a noção da homossexualidade como algo contagioso permanece, e a indiferença e o desinteresse criam obstáculos para uma melhor aceitação da diversidade sexual. Por fim, discute-se a influência das disciplinas de licenciatura nos resultados e as possibilidades de mudanças curriculares na capacitação de docentes em ciências biológicas para lecionar sobre gênero e diversidade sexual.Abstract: This article is intended at discussing conceptions about gender and sexuality in biological science courses. Questionnaries with questions about these themes were applied to undergraduate students of the Biological Sciences Course at the Paraná Federal University. The results point to the rejection of prejudiced stands about the sexual and gender minorities. On the other hand, the answers also point to some problems: the conception of homosexuality as something “contagious” remains, while indifference and lack of interest create obstacles to a better acceptance of sexual diversity. Finally, the article brings a discussion about the influence of the teacher training disciplines on the results and the possibilities of curricular changes in the education of biological science teachers in order to have them prepared to teach about gender and sexual diversity. Key words: Teacher training. Sexual diversity. Gender
id UNICAMP-18_cb89fc7749e682722de6ba087bcc201b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643326
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologiaFormação docente. Diversidade sexual. GêneroEste artigo pretende discutir concepções sobre gênero e sexualidade na formação em ciências biológicas. Para tanto, foram aplicados questionários com questões sobre esses temas aos/às graduandos/as do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Os resultados apontaram para a rejeição de posições preconceituosas a respeito das minorias sexuais e de gênero. Por outro lado, as respostas também indicaram alguns problemas: a noção da homossexualidade como algo contagioso permanece, e a indiferença e o desinteresse criam obstáculos para uma melhor aceitação da diversidade sexual. Por fim, discute-se a influência das disciplinas de licenciatura nos resultados e as possibilidades de mudanças curriculares na capacitação de docentes em ciências biológicas para lecionar sobre gênero e diversidade sexual.Abstract: This article is intended at discussing conceptions about gender and sexuality in biological science courses. Questionnaries with questions about these themes were applied to undergraduate students of the Biological Sciences Course at the Paraná Federal University. The results point to the rejection of prejudiced stands about the sexual and gender minorities. On the other hand, the answers also point to some problems: the conception of homosexuality as something “contagious” remains, while indifference and lack of interest create obstacles to a better acceptance of sexual diversity. Finally, the article brings a discussion about the influence of the teacher training disciplines on the results and the possibilities of curricular changes in the education of biological science teachers in order to have them prepared to teach about gender and sexual diversity. Key words: Teacher training. Sexual diversity. GenderUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643326Pro-Posições; Vol. 21 No. 3: set./dez.2010[63]; 119-134Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 3: set./dez.2010[63]; 119-134Pro-Posições; v. 21 n. 3: set./dez.2010[63]; 119-1341980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643326/10867Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Leandro CorsicoDini, Nilson Fernandes2016-02-18T14:33:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643326Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:29Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
title Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
spellingShingle Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
Souza, Leandro Corsico
Formação docente. Diversidade sexual. Gênero
title_short Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
title_full Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
title_fullStr Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
title_full_unstemmed Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
title_sort Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia
author Souza, Leandro Corsico
author_facet Souza, Leandro Corsico
Dini, Nilson Fernandes
author_role author
author2 Dini, Nilson Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leandro Corsico
Dini, Nilson Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Diversidade sexual. Gênero
topic Formação docente. Diversidade sexual. Gênero
description Este artigo pretende discutir concepções sobre gênero e sexualidade na formação em ciências biológicas. Para tanto, foram aplicados questionários com questões sobre esses temas aos/às graduandos/as do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Os resultados apontaram para a rejeição de posições preconceituosas a respeito das minorias sexuais e de gênero. Por outro lado, as respostas também indicaram alguns problemas: a noção da homossexualidade como algo contagioso permanece, e a indiferença e o desinteresse criam obstáculos para uma melhor aceitação da diversidade sexual. Por fim, discute-se a influência das disciplinas de licenciatura nos resultados e as possibilidades de mudanças curriculares na capacitação de docentes em ciências biológicas para lecionar sobre gênero e diversidade sexual.Abstract: This article is intended at discussing conceptions about gender and sexuality in biological science courses. Questionnaries with questions about these themes were applied to undergraduate students of the Biological Sciences Course at the Paraná Federal University. The results point to the rejection of prejudiced stands about the sexual and gender minorities. On the other hand, the answers also point to some problems: the conception of homosexuality as something “contagious” remains, while indifference and lack of interest create obstacles to a better acceptance of sexual diversity. Finally, the article brings a discussion about the influence of the teacher training disciplines on the results and the possibilities of curricular changes in the education of biological science teachers in order to have them prepared to teach about gender and sexual diversity. Key words: Teacher training. Sexual diversity. Gender
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643326
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643326/10867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 21 No. 3: set./dez.2010[63]; 119-134
Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 3: set./dez.2010[63]; 119-134
Pro-Posições; v. 21 n. 3: set./dez.2010[63]; 119-134
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184790642688