O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Sonia Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cavalcanti, Kátia Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47
Resumo: O trabalho refere-se a uma pesquisa de abordagem etnometodológica com observação participante, ressaltando a estruturação dos saberes construídos pelos profissionais que se encontram em processo de crescimento na sua ação prática estruturada. O grupo investigado é constituído por alunos do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN. Tendo como disciplinas de suporte: a) Lazer, Corpo e Sociedade; b) Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I). Com objetivo de analisar o processo de construção de saberes do Ser por profissionais metamotivados para o autodesenvolvimento como ser humano. Dessa forma, a relevância em investigar a ousadia do profissional do lazer que está buscando transpor essas barreiras tradicionais, num modelo educacional que não é lido nas Escolas Brasileiras. Os alunos, que são participantes da pesquisa aderiram a esse projeto de discussão da prática por compreenderem a relevância da construção de saberes a partir das questões do cotidiano como situações problematizadoras refletindo o momento e estando a procura de uma interpretação para aquilo que é vivenciado. Esse momento e vivenciado na disciplina de TCC I através de temas sobre a autoformação do profissional de lazer. Palavras chaves: Lazer – Autoformação - Ser – Profissional.
id IFRN-3_c3bdc2cd883577d35b1e7ddd91f6f110
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/47
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVOO trabalho refere-se a uma pesquisa de abordagem etnometodológica com observação participante, ressaltando a estruturação dos saberes construídos pelos profissionais que se encontram em processo de crescimento na sua ação prática estruturada. O grupo investigado é constituído por alunos do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN. Tendo como disciplinas de suporte: a) Lazer, Corpo e Sociedade; b) Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I). Com objetivo de analisar o processo de construção de saberes do Ser por profissionais metamotivados para o autodesenvolvimento como ser humano. Dessa forma, a relevância em investigar a ousadia do profissional do lazer que está buscando transpor essas barreiras tradicionais, num modelo educacional que não é lido nas Escolas Brasileiras. Os alunos, que são participantes da pesquisa aderiram a esse projeto de discussão da prática por compreenderem a relevância da construção de saberes a partir das questões do cotidiano como situações problematizadoras refletindo o momento e estando a procura de uma interpretação para aquilo que é vivenciado. Esse momento e vivenciado na disciplina de TCC I através de temas sobre a autoformação do profissional de lazer. Palavras chaves: Lazer – Autoformação - Ser – Profissional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2007-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4710.15628/holos.2004.47HOLOS; v. 3 (2004); 55-621807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47/51Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Sonia Cristina FerreiraCavalcanti, Kátia Brandão2022-05-01T20:56:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/47Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:56:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
title O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
spellingShingle O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
Maia, Sonia Cristina Ferreira
title_short O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
title_full O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
title_fullStr O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
title_full_unstemmed O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
title_sort O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
author Maia, Sonia Cristina Ferreira
author_facet Maia, Sonia Cristina Ferreira
Cavalcanti, Kátia Brandão
author_role author
author2 Cavalcanti, Kátia Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Sonia Cristina Ferreira
Cavalcanti, Kátia Brandão
description O trabalho refere-se a uma pesquisa de abordagem etnometodológica com observação participante, ressaltando a estruturação dos saberes construídos pelos profissionais que se encontram em processo de crescimento na sua ação prática estruturada. O grupo investigado é constituído por alunos do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN. Tendo como disciplinas de suporte: a) Lazer, Corpo e Sociedade; b) Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I). Com objetivo de analisar o processo de construção de saberes do Ser por profissionais metamotivados para o autodesenvolvimento como ser humano. Dessa forma, a relevância em investigar a ousadia do profissional do lazer que está buscando transpor essas barreiras tradicionais, num modelo educacional que não é lido nas Escolas Brasileiras. Os alunos, que são participantes da pesquisa aderiram a esse projeto de discussão da prática por compreenderem a relevância da construção de saberes a partir das questões do cotidiano como situações problematizadoras refletindo o momento e estando a procura de uma interpretação para aquilo que é vivenciado. Esse momento e vivenciado na disciplina de TCC I através de temas sobre a autoformação do profissional de lazer. Palavras chaves: Lazer – Autoformação - Ser – Profissional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47
10.15628/holos.2004.47
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47
identifier_str_mv 10.15628/holos.2004.47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2004); 55-62
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617173651456