O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47 |
Resumo: | O trabalho refere-se a uma pesquisa de abordagem etnometodológica com observação participante, ressaltando a estruturação dos saberes construídos pelos profissionais que se encontram em processo de crescimento na sua ação prática estruturada. O grupo investigado é constituído por alunos do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN. Tendo como disciplinas de suporte: a) Lazer, Corpo e Sociedade; b) Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I). Com objetivo de analisar o processo de construção de saberes do Ser por profissionais metamotivados para o autodesenvolvimento como ser humano. Dessa forma, a relevância em investigar a ousadia do profissional do lazer que está buscando transpor essas barreiras tradicionais, num modelo educacional que não é lido nas Escolas Brasileiras. Os alunos, que são participantes da pesquisa aderiram a esse projeto de discussão da prática por compreenderem a relevância da construção de saberes a partir das questões do cotidiano como situações problematizadoras refletindo o momento e estando a procura de uma interpretação para aquilo que é vivenciado. Esse momento e vivenciado na disciplina de TCC I através de temas sobre a autoformação do profissional de lazer. Palavras chaves: Lazer – Autoformação - Ser – Profissional. |
id |
IFRN-3_c3bdc2cd883577d35b1e7ddd91f6f110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/47 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVOO trabalho refere-se a uma pesquisa de abordagem etnometodológica com observação participante, ressaltando a estruturação dos saberes construídos pelos profissionais que se encontram em processo de crescimento na sua ação prática estruturada. O grupo investigado é constituído por alunos do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN. Tendo como disciplinas de suporte: a) Lazer, Corpo e Sociedade; b) Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I). Com objetivo de analisar o processo de construção de saberes do Ser por profissionais metamotivados para o autodesenvolvimento como ser humano. Dessa forma, a relevância em investigar a ousadia do profissional do lazer que está buscando transpor essas barreiras tradicionais, num modelo educacional que não é lido nas Escolas Brasileiras. Os alunos, que são participantes da pesquisa aderiram a esse projeto de discussão da prática por compreenderem a relevância da construção de saberes a partir das questões do cotidiano como situações problematizadoras refletindo o momento e estando a procura de uma interpretação para aquilo que é vivenciado. Esse momento e vivenciado na disciplina de TCC I através de temas sobre a autoformação do profissional de lazer. Palavras chaves: Lazer – Autoformação - Ser – Profissional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2007-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4710.15628/holos.2004.47HOLOS; v. 3 (2004); 55-621807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47/51Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Sonia Cristina FerreiraCavalcanti, Kátia Brandão2022-05-01T20:56:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/47Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:56:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO |
spellingShingle |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO Maia, Sonia Cristina Ferreira |
title_short |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title_full |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title_fullStr |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title_full_unstemmed |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO |
title_sort |
O SER DO PROFISSIONAL DE LAZER E O PROCESSO AUTOFORMATIVO |
author |
Maia, Sonia Cristina Ferreira |
author_facet |
Maia, Sonia Cristina Ferreira Cavalcanti, Kátia Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Kátia Brandão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Sonia Cristina Ferreira Cavalcanti, Kátia Brandão |
description |
O trabalho refere-se a uma pesquisa de abordagem etnometodológica com observação participante, ressaltando a estruturação dos saberes construídos pelos profissionais que se encontram em processo de crescimento na sua ação prática estruturada. O grupo investigado é constituído por alunos do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN. Tendo como disciplinas de suporte: a) Lazer, Corpo e Sociedade; b) Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I). Com objetivo de analisar o processo de construção de saberes do Ser por profissionais metamotivados para o autodesenvolvimento como ser humano. Dessa forma, a relevância em investigar a ousadia do profissional do lazer que está buscando transpor essas barreiras tradicionais, num modelo educacional que não é lido nas Escolas Brasileiras. Os alunos, que são participantes da pesquisa aderiram a esse projeto de discussão da prática por compreenderem a relevância da construção de saberes a partir das questões do cotidiano como situações problematizadoras refletindo o momento e estando a procura de uma interpretação para aquilo que é vivenciado. Esse momento e vivenciado na disciplina de TCC I através de temas sobre a autoformação do profissional de lazer. Palavras chaves: Lazer – Autoformação - Ser – Profissional. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47 10.15628/holos.2004.47 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2004.47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/47/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2004); 55-62 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617173651456 |