MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sílvia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araújo, Emília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1985
Resumo: Os modos de fazer pesquisa científica têm vindo a alterar-se, em função das mudanças pelas quais passa o Ensino Superior, assim como os sistemas de ciência e tecnologia, no seu todo. Na Europa vivem-se tempos de grandes questionamentos acerca do modo de proceder relativamente à definição de metodologias de avaliação e/ou financiamento público à investigação individual e/ou coletiva. A tendência geral, neste contexto, é para aperfeiçoar as metodologias de avaliação, através da definição de indicadores que permitam medir as várias dimensões do trabalho científico. No campo específico da avaliação, prevê-se cada vez mais a avaliação do impacto das pesquisas. Ocorre que, apesar do número e da amplitude dos indicadores que vão sendo propostos, a definição de impacto resulta numa tarefa difícil. Não só porque a realidade medida nem toda é perfeitamente traduzível em algo tangível, mas também porque existem diferenças significativas nos modos como as diferentes áreas produzem conhecimento. Neste artigo, pretende-se refletir sobre esse conceito de impacto, nomeadamente ao nível das ciências sociais, evidenciando aquelas que são as principais conclusões e reflexões de estudos e escritos mais recentes.
id IFRN-3_c77545687a445ca77dc44a42f2e99069
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1985
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.Os modos de fazer pesquisa científica têm vindo a alterar-se, em função das mudanças pelas quais passa o Ensino Superior, assim como os sistemas de ciência e tecnologia, no seu todo. Na Europa vivem-se tempos de grandes questionamentos acerca do modo de proceder relativamente à definição de metodologias de avaliação e/ou financiamento público à investigação individual e/ou coletiva. A tendência geral, neste contexto, é para aperfeiçoar as metodologias de avaliação, através da definição de indicadores que permitam medir as várias dimensões do trabalho científico. No campo específico da avaliação, prevê-se cada vez mais a avaliação do impacto das pesquisas. Ocorre que, apesar do número e da amplitude dos indicadores que vão sendo propostos, a definição de impacto resulta numa tarefa difícil. Não só porque a realidade medida nem toda é perfeitamente traduzível em algo tangível, mas também porque existem diferenças significativas nos modos como as diferentes áreas produzem conhecimento. Neste artigo, pretende-se refletir sobre esse conceito de impacto, nomeadamente ao nível das ciências sociais, evidenciando aquelas que são as principais conclusões e reflexões de estudos e escritos mais recentes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/198510.15628/holos.2014.1985HOLOS; v. 4 (2014); 334-3431807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1985/pdf_72Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, SílviaAraújo, Emília2022-05-01T20:32:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1985Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:32:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.
title MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.
spellingShingle MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.
Silva, Sílvia
title_short MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.
title_full MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.
title_fullStr MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.
title_full_unstemmed MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.
title_sort MEDIR O IMPACTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PONTOS DE REFERÊNCIA TEÓRICOS.
author Silva, Sílvia
author_facet Silva, Sílvia
Araújo, Emília
author_role author
author2 Araújo, Emília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sílvia
Araújo, Emília
description Os modos de fazer pesquisa científica têm vindo a alterar-se, em função das mudanças pelas quais passa o Ensino Superior, assim como os sistemas de ciência e tecnologia, no seu todo. Na Europa vivem-se tempos de grandes questionamentos acerca do modo de proceder relativamente à definição de metodologias de avaliação e/ou financiamento público à investigação individual e/ou coletiva. A tendência geral, neste contexto, é para aperfeiçoar as metodologias de avaliação, através da definição de indicadores que permitam medir as várias dimensões do trabalho científico. No campo específico da avaliação, prevê-se cada vez mais a avaliação do impacto das pesquisas. Ocorre que, apesar do número e da amplitude dos indicadores que vão sendo propostos, a definição de impacto resulta numa tarefa difícil. Não só porque a realidade medida nem toda é perfeitamente traduzível em algo tangível, mas também porque existem diferenças significativas nos modos como as diferentes áreas produzem conhecimento. Neste artigo, pretende-se refletir sobre esse conceito de impacto, nomeadamente ao nível das ciências sociais, evidenciando aquelas que são as principais conclusões e reflexões de estudos e escritos mais recentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1985
10.15628/holos.2014.1985
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1985
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.1985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1985/pdf_72
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2014); 334-343
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620555309056