Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809 |
Resumo: | Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria. |
id |
FCC-1_17d74cc58162ca25caa40769ad28e9be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/809 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciênciasPiagetVygotskyConstrução de ConhecimentoNeste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria. Fundação Carlos Chagas1996-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809Cadernos de Pesquisa; No. 96 (1996); 05-14Cadernos de Pesquisa; Núm. 96 (1996); 05-14Cadernos de Pesquisa; No. 96 (1996); 05-14Cadernos de Pesquisa; n. 96 (1996); 05-141980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809/819Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMortimer, Eduardo FleuryCarvalho, Anna Maria Pessoa de2023-10-24T15:18:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/809Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T15:18:50Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências |
title |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências |
spellingShingle |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências Mortimer, Eduardo Fleury Piaget Vygotsky Construção de Conhecimento |
title_short |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências |
title_full |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências |
title_fullStr |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências |
title_sort |
Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências |
author |
Mortimer, Eduardo Fleury |
author_facet |
Mortimer, Eduardo Fleury Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mortimer, Eduardo Fleury Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget Vygotsky Construção de Conhecimento |
topic |
Piaget Vygotsky Construção de Conhecimento |
description |
Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809/819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 96 (1996); 05-14 Cadernos de Pesquisa; Núm. 96 (1996); 05-14 Cadernos de Pesquisa; No. 96 (1996); 05-14 Cadernos de Pesquisa; n. 96 (1996); 05-14 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310811942913 |