Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mortimer, Eduardo Fleury
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809
Resumo: Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria.
id FCC-1_17d74cc58162ca25caa40769ad28e9be
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/809
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciênciasPiagetVygotskyConstrução de ConhecimentoNeste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria. Fundação Carlos Chagas1996-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809Cadernos de Pesquisa; No. 96 (1996); 05-14Cadernos de Pesquisa; Núm. 96 (1996); 05-14Cadernos de Pesquisa; No. 96 (1996); 05-14Cadernos de Pesquisa; n. 96 (1996); 05-141980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809/819Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMortimer, Eduardo FleuryCarvalho, Anna Maria Pessoa de2023-10-24T15:18:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/809Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T15:18:50Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
title Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
spellingShingle Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
Mortimer, Eduardo Fleury
Piaget
Vygotsky
Construção de Conhecimento
title_short Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
title_full Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
title_fullStr Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
title_full_unstemmed Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
title_sort Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências
author Mortimer, Eduardo Fleury
author_facet Mortimer, Eduardo Fleury
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author_role author
author2 Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mortimer, Eduardo Fleury
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget
Vygotsky
Construção de Conhecimento
topic Piaget
Vygotsky
Construção de Conhecimento
description Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809/819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 96 (1996); 05-14
Cadernos de Pesquisa; Núm. 96 (1996); 05-14
Cadernos de Pesquisa; No. 96 (1996); 05-14
Cadernos de Pesquisa; n. 96 (1996); 05-14
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310811942913