Diferentes linguagens e falas : comportamentos verbais de proximidade em salas de aula de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72337 |
Resumo: | A linguagem compõe um dos elos fundamentais na relação da estrutura social. É através da forma como se estabelece os vínculos comunicativos que a captação, entendimento e assimilação de novos conceitos podem ser melhor aproveitados. O microcosmo da sala de aula promove uma intensa confluência de valores e códigos que estão associados ao contexto histórico-social de seus atores. A capacidade de lidar com as diferentes linguagens e apropriar-se da realidade da aula pode ser substancial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem elaborado pelo professor. No presente trabalho, abordo temas relacionados aos problemas do processo educativo frente aos novos paradigmas que surgem no campo docente. A partir da crítica inicial ao imperativo conteudista que fecha as via de comunicação entre professores e alunos, sempre comprimidos em prazos e incumbidos de ―vencer o cronograma‖, é feita a análise da importância da valorização das diferentes linguagens e falas em sala de aula. A metodologia empregada na pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizadas gravações de aulas de alunos de estágio docente da Licenciatura em Ciências Biológicas para a análise das estruturas discursivas e marcadores de linguagem proximal e comportamento verbal de aproximação. As gravações transcritas foram tabuladas em episódios que destacam o contexto dos enunciados e as pistas do discurso e linguagem utilizados pelos professores estagiários. Os resultados obtidos apóiam a importância dos aspectos discursivos e estratégias comunicativas dos professores, em sala de aula. Percebemos que uma estratégia comunicativa que se apropria do contexto histórico-social dos alunos fomenta o diálogo amplo, não restringindo o desenvolver da aula em perguntas e respostas, mas sim a exploração reflexiva e a apropriação dos conhecimentos espontâneos dos alunos pelo professor, com posterior utilização desses para a aproximação com o conhecimento científico sistematizado. Sob os aspectos de formação docente, cabe ressaltar a importância de uma maior atenção na área comunicativa e discursiva dos futuros professores em formação e a extensão das atividades práticas em sala de aula com oportunidade reflexiva sobre o presente tema. |
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