Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thiago Dantas de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13159
Resumo: O presente trabalho busca fazer um relato sobre a proposição e aplicação de uma sequência didática voltada para inserção do tema Natureza da Ciência para estudantes da educação básica. Diante da grande dificuldade que muitas pessoas têm de compreender o que é a ciência e da sua importância para a sociedade, a escolha do tema Natureza da Luz se deu por seu caráter lúdico e próximo dos estudantes, o que pôde proporcionar uma aproximação entre estes e o conhecimento. Para incentivar a autonomia discente, a proposta da metodologia de Sala de Aula Invertida foi aplicada, através de três encontros de 100 minutos cada, com uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Foi utilizado material de divulgação científica enviado para o momento entre encontros, buscando possibilitar maior aproveitamento do momento de sala de aula para debates e atividades programadas. Todos os encontros foram transcritos, onde uma análise foi feita, procurando perceber como o contato entre os pares e com o próprio professor pôde enriquecer o conhecimento dos discentes. Diante desta análise, percebe-se a importância do tema aos estudantes do ensino básico, uma vez que estes não têm qualquer contato com o ensino sobre a ciência, desconhecendo as diferenças entre este e outros tipos de conhecimento. Também fica claro como trazer um plano de fundo para falar sobre a Natureza da Ciência é estimulante, sobretudo quando tratado dentro da aula de ciências. Entretanto, o tema requer tempo e meios diversos para ser bem fundamentado, portanto, requer, do docente, empenho e criatividade para ser colocado em prática
id UFF-2_6f44649a82a7322c2d869ea88a1dcc34
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13159
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertidaNatureza da ciênciaSala de aula invertidaNatureza da luzHistória da ciênciaEnsino de ciênciasNatureza da ciênciaNatureza da luzEnsino de ciênciasSala de aula invertidaNature of scienceInverted classroomNature of lightHistory of scienceScience teachingO presente trabalho busca fazer um relato sobre a proposição e aplicação de uma sequência didática voltada para inserção do tema Natureza da Ciência para estudantes da educação básica. Diante da grande dificuldade que muitas pessoas têm de compreender o que é a ciência e da sua importância para a sociedade, a escolha do tema Natureza da Luz se deu por seu caráter lúdico e próximo dos estudantes, o que pôde proporcionar uma aproximação entre estes e o conhecimento. Para incentivar a autonomia discente, a proposta da metodologia de Sala de Aula Invertida foi aplicada, através de três encontros de 100 minutos cada, com uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Foi utilizado material de divulgação científica enviado para o momento entre encontros, buscando possibilitar maior aproveitamento do momento de sala de aula para debates e atividades programadas. Todos os encontros foram transcritos, onde uma análise foi feita, procurando perceber como o contato entre os pares e com o próprio professor pôde enriquecer o conhecimento dos discentes. Diante desta análise, percebe-se a importância do tema aos estudantes do ensino básico, uma vez que estes não têm qualquer contato com o ensino sobre a ciência, desconhecendo as diferenças entre este e outros tipos de conhecimento. Também fica claro como trazer um plano de fundo para falar sobre a Natureza da Ciência é estimulante, sobretudo quando tratado dentro da aula de ciências. Entretanto, o tema requer tempo e meios diversos para ser bem fundamentado, portanto, requer, do docente, empenho e criatividade para ser colocado em práticaThis paper aims to report on the proposition and application of a didactic sequence aimed at inserting the Nature of Science theme for basic education students. Given the big difficulty that many people have to understand what science is and its importance to society, the choice of the Nature of Light was due to its playful and close character of students, what can offer a approach between these and the knowledge. To encourage student autonomy, the proposed Inverted Classroom method was applied through three 100 minute meetings with a first-year high school class from a state school. It was used scientific dissemination material sent for the moment between meetings, seeking to enable greater use of the classroom moment for debates and scheduled activities. All meetings were transcribed, where an analysis was mad, trying to understand how the contact between peers and the teacher himself could enrich the students knowledge. Given this analysis, you realize the importance of the theme to elementary school students, since they have no contact with science teaching itself, unaware of the differences between these and other types of knowledge. It is also clear how bringing a background to talk about Nature of Science is stimulating, especially when treated within science class. However, the subject requires time and diverse means to be well founded, therefore requires the teacher commitment and creativity to be put in practiceBarrelo Junior, NelsonAlmeida, Lúcia da Cruz deMartins, Jorge Simões de SáSouza, Thiago Dantas de2020-03-25T16:40:14Z2020-03-25T16:40:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Thiago Dantas de. Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida. 2019. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13159http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-28T14:49:37Zoai:app.uff.br:1/13159Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-28T14:49:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
title Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
spellingShingle Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
Souza, Thiago Dantas de
Natureza da ciência
Sala de aula invertida
Natureza da luz
História da ciência
Ensino de ciências
Natureza da ciência
Natureza da luz
Ensino de ciências
Sala de aula invertida
Nature of science
Inverted classroom
Nature of light
History of science
Science teaching
title_short Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
title_full Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
title_fullStr Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
title_sort Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
author Souza, Thiago Dantas de
author_facet Souza, Thiago Dantas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barrelo Junior, Nelson
Almeida, Lúcia da Cruz de
Martins, Jorge Simões de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thiago Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da ciência
Sala de aula invertida
Natureza da luz
História da ciência
Ensino de ciências
Natureza da ciência
Natureza da luz
Ensino de ciências
Sala de aula invertida
Nature of science
Inverted classroom
Nature of light
History of science
Science teaching
topic Natureza da ciência
Sala de aula invertida
Natureza da luz
História da ciência
Ensino de ciências
Natureza da ciência
Natureza da luz
Ensino de ciências
Sala de aula invertida
Nature of science
Inverted classroom
Nature of light
History of science
Science teaching
description O presente trabalho busca fazer um relato sobre a proposição e aplicação de uma sequência didática voltada para inserção do tema Natureza da Ciência para estudantes da educação básica. Diante da grande dificuldade que muitas pessoas têm de compreender o que é a ciência e da sua importância para a sociedade, a escolha do tema Natureza da Luz se deu por seu caráter lúdico e próximo dos estudantes, o que pôde proporcionar uma aproximação entre estes e o conhecimento. Para incentivar a autonomia discente, a proposta da metodologia de Sala de Aula Invertida foi aplicada, através de três encontros de 100 minutos cada, com uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Foi utilizado material de divulgação científica enviado para o momento entre encontros, buscando possibilitar maior aproveitamento do momento de sala de aula para debates e atividades programadas. Todos os encontros foram transcritos, onde uma análise foi feita, procurando perceber como o contato entre os pares e com o próprio professor pôde enriquecer o conhecimento dos discentes. Diante desta análise, percebe-se a importância do tema aos estudantes do ensino básico, uma vez que estes não têm qualquer contato com o ensino sobre a ciência, desconhecendo as diferenças entre este e outros tipos de conhecimento. Também fica claro como trazer um plano de fundo para falar sobre a Natureza da Ciência é estimulante, sobretudo quando tratado dentro da aula de ciências. Entretanto, o tema requer tempo e meios diversos para ser bem fundamentado, portanto, requer, do docente, empenho e criatividade para ser colocado em prática
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-25T16:40:14Z
2020-03-25T16:40:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Thiago Dantas de. Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida. 2019. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13159
identifier_str_mv SOUZA, Thiago Dantas de. Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida. 2019. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135366369542144