CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda Nepomuceno Nobre, Liana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Stradiotto Siqueira, Elisabete, Holanda Nepomuceno, Luciana, Meyer Junior, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3956
Resumo: O artigo analisa elementos da cultura de segurança e práticas de aprendizagem organizacional em uma usina nuclear norte-americana. Realizou-se pesquisa qualitativa, descritiva, com uso de entrevista estruturada. A análise destacou três fatores: (1) caracterização das organizações de alta confiabilidade, (2) cultura de segurança, e (3) práticas de aprendizagem organizacional. Os resultados apontam para a caracterização da usina como organização de alta confiabilidade. Sistemas de informação, de segurança e envolvimento dos empregados foram os elementos de cultura destacados. Em relação às práticas de aprendizagem organizacional, distinguiram-se as formas de comunicação. Concluiu-se que práticas de aprendizagem organizacional fortalecem a cultura de segurança.
id IFRN-3_cea3c58aa3b696ea096e89b83c87f7c4
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3956
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADEOrganizações de Alta ConfiabilidadeCultura de SegurançaAprendizagem OrganizacionalCultura OrganizacionalPráticas de AprendizagemO artigo analisa elementos da cultura de segurança e práticas de aprendizagem organizacional em uma usina nuclear norte-americana. Realizou-se pesquisa qualitativa, descritiva, com uso de entrevista estruturada. A análise destacou três fatores: (1) caracterização das organizações de alta confiabilidade, (2) cultura de segurança, e (3) práticas de aprendizagem organizacional. Os resultados apontam para a caracterização da usina como organização de alta confiabilidade. Sistemas de informação, de segurança e envolvimento dos empregados foram os elementos de cultura destacados. Em relação às práticas de aprendizagem organizacional, distinguiram-se as formas de comunicação. Concluiu-se que práticas de aprendizagem organizacional fortalecem a cultura de segurança.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/395610.15628/holos.2016.3956HOLOS; v. 7 (2016); 402-4171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3956/1614Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda Nepomuceno Nobre, LianaStradiotto Siqueira, ElisabeteHolanda Nepomuceno, LucianaMeyer Junior, Vitor2022-05-01T20:20:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3956Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE
title CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE
spellingShingle CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE
Holanda Nepomuceno Nobre, Liana
Organizações de Alta Confiabilidade
Cultura de Segurança
Aprendizagem Organizacional
Cultura Organizacional
Práticas de Aprendizagem
title_short CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE
title_full CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE
title_fullStr CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE
title_full_unstemmed CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE
title_sort CULTURA DE SEGURANÇA E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE
author Holanda Nepomuceno Nobre, Liana
author_facet Holanda Nepomuceno Nobre, Liana
Stradiotto Siqueira, Elisabete
Holanda Nepomuceno, Luciana
Meyer Junior, Vitor
author_role author
author2 Stradiotto Siqueira, Elisabete
Holanda Nepomuceno, Luciana
Meyer Junior, Vitor
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda Nepomuceno Nobre, Liana
Stradiotto Siqueira, Elisabete
Holanda Nepomuceno, Luciana
Meyer Junior, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações de Alta Confiabilidade
Cultura de Segurança
Aprendizagem Organizacional
Cultura Organizacional
Práticas de Aprendizagem
topic Organizações de Alta Confiabilidade
Cultura de Segurança
Aprendizagem Organizacional
Cultura Organizacional
Práticas de Aprendizagem
description O artigo analisa elementos da cultura de segurança e práticas de aprendizagem organizacional em uma usina nuclear norte-americana. Realizou-se pesquisa qualitativa, descritiva, com uso de entrevista estruturada. A análise destacou três fatores: (1) caracterização das organizações de alta confiabilidade, (2) cultura de segurança, e (3) práticas de aprendizagem organizacional. Os resultados apontam para a caracterização da usina como organização de alta confiabilidade. Sistemas de informação, de segurança e envolvimento dos empregados foram os elementos de cultura destacados. Em relação às práticas de aprendizagem organizacional, distinguiram-se as formas de comunicação. Concluiu-se que práticas de aprendizagem organizacional fortalecem a cultura de segurança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3956
10.15628/holos.2016.3956
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3956
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.3956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3956/1614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2016); 402-417
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621945720832