O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1588 |
Resumo: | Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o alvo de uma pesquisa cujos resultados são apresentados neste artigo. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência, na contemporaneidade, tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A partir das respostas dos questionários aplicados a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes da ação pedagógica, estão presentes nas práticas docentes, sendo que um dos interlocutores utilizados é o livro didático onde os saberes estatísticos são mobilizados pelos docentes do Ensino Médio. |
id |
IFRN-3_d149be2f71f7a78e428e2d9ad57e49ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1588 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIOOs saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o alvo de uma pesquisa cujos resultados são apresentados neste artigo. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência, na contemporaneidade, tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A partir das respostas dos questionários aplicados a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes da ação pedagógica, estão presentes nas práticas docentes, sendo que um dos interlocutores utilizados é o livro didático onde os saberes estatísticos são mobilizados pelos docentes do Ensino Médio.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/158810.15628/holos.2015.1588HOLOS; v. 2 (2015); 273-2851807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1588/pdf_185Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Alessandra de AbreuRocha Filho, João Bernardes da2022-05-01T20:26:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1588Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO |
title |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO Corrêa, Alessandra de Abreu |
title_short |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Corrêa, Alessandra de Abreu |
author_facet |
Corrêa, Alessandra de Abreu Rocha Filho, João Bernardes da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Filho, João Bernardes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Alessandra de Abreu Rocha Filho, João Bernardes da |
description |
Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o alvo de uma pesquisa cujos resultados são apresentados neste artigo. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência, na contemporaneidade, tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A partir das respostas dos questionários aplicados a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes da ação pedagógica, estão presentes nas práticas docentes, sendo que um dos interlocutores utilizados é o livro didático onde os saberes estatísticos são mobilizados pelos docentes do Ensino Médio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1588 10.15628/holos.2015.1588 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1588 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.1588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1588/pdf_185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2015); 273-285 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1821325328421748736 |