A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Iorque Freitas de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3352
Resumo: Este estudo apresenta-se como a análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos de Probabilidade e Estatística de uma amostra de livros didáticos de Matemática destinados ao Ensino Médio, editados entre 1992 e 2005. A importância da pesquisa decorre da discussão de uma visão curricular na qual o livro didático constitui-se como um recurso fundamental, tanto para os alunos que o utilizam, quanto para os professores que, na maioria das vezes, o tomam como base para sua atuação docente. A percepção de que Probabilidade e Estatística são temas que não recebem tratamento relevante nos livros didáticos do Ensino Médio, apesar de sua aplicabilidade no dia-a-dia dos estudantes e de permitirem fácil relacionamento com outras disciplinas, define o foco desta investigação e faz a análise convergir para os conceitos, propriedades e atividades propostas pelos livros didáticos da amostra, com relação aos conteúdos de Probabilidade e Estatística apresentados nesses livros. Na análise, evidencia-se que os livros didáticos dão pouco destaque aos conteúdos de Probabilidade e Estatística, além de alguns deles apresentarem conceitos equivocados, falta de contextualização dos temas e desconsideração da possibilidade de se usarem os recursos da calculadora e da Informática na resolução de problemas, indo de desencontro às Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+).
id P_RS_fdf69fd82b1118bf28e60e244f5694dc
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3352
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Viali, LoríCPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:21603987053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732113H4Oliveira, Paulo Iorque Freitas de2015-04-14T14:12:30Z2006-12-182006-04-05OLIVEIRA, Paulo Iorque Freitas de. A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3352Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 347526.pdf: 465588 bytes, checksum: 12ca8557080d850843a61af12f5a9dbd (MD5) Previous issue date: 2006-04-05Este estudo apresenta-se como a análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos de Probabilidade e Estatística de uma amostra de livros didáticos de Matemática destinados ao Ensino Médio, editados entre 1992 e 2005. A importância da pesquisa decorre da discussão de uma visão curricular na qual o livro didático constitui-se como um recurso fundamental, tanto para os alunos que o utilizam, quanto para os professores que, na maioria das vezes, o tomam como base para sua atuação docente. A percepção de que Probabilidade e Estatística são temas que não recebem tratamento relevante nos livros didáticos do Ensino Médio, apesar de sua aplicabilidade no dia-a-dia dos estudantes e de permitirem fácil relacionamento com outras disciplinas, define o foco desta investigação e faz a análise convergir para os conceitos, propriedades e atividades propostas pelos livros didáticos da amostra, com relação aos conteúdos de Probabilidade e Estatística apresentados nesses livros. Na análise, evidencia-se que os livros didáticos dão pouco destaque aos conteúdos de Probabilidade e Estatística, além de alguns deles apresentarem conceitos equivocados, falta de contextualização dos temas e desconsideração da possibilidade de se usarem os recursos da calculadora e da Informática na resolução de problemas, indo de desencontro às Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+).application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12601/347526.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOLIVROS DIDÁTICOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL347526.pdf.jpg347526.pdf.jpgimage/jpeg4811http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3352/3/347526.pdf.jpge6ac2bfc12704912008bc74ecbd17e67MD53TEXT347526.pdf.txt347526.pdf.txttext/plain148492http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3352/2/347526.pdf.txt28ddc757704603d800eb1ec348d61398MD52ORIGINAL347526.pdfapplication/pdf465588http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3352/1/347526.pdf12ca8557080d850843a61af12f5a9dbdMD51tede/33522015-04-17 15:59:58.263oai:tede2.pucrs.br:tede/3352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio
title A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio
spellingShingle A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio
Oliveira, Paulo Iorque Freitas de
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
LIVROS DIDÁTICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio
title_full A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio
title_fullStr A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio
title_full_unstemmed A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio
title_sort A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio
author Oliveira, Paulo Iorque Freitas de
author_facet Oliveira, Paulo Iorque Freitas de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viali, Lorí
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11851686053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:21603987053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732113H4
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Iorque Freitas de
contributor_str_mv Viali, Lorí
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
LIVROS DIDÁTICOS
topic MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
LIVROS DIDÁTICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo apresenta-se como a análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos de Probabilidade e Estatística de uma amostra de livros didáticos de Matemática destinados ao Ensino Médio, editados entre 1992 e 2005. A importância da pesquisa decorre da discussão de uma visão curricular na qual o livro didático constitui-se como um recurso fundamental, tanto para os alunos que o utilizam, quanto para os professores que, na maioria das vezes, o tomam como base para sua atuação docente. A percepção de que Probabilidade e Estatística são temas que não recebem tratamento relevante nos livros didáticos do Ensino Médio, apesar de sua aplicabilidade no dia-a-dia dos estudantes e de permitirem fácil relacionamento com outras disciplinas, define o foco desta investigação e faz a análise convergir para os conceitos, propriedades e atividades propostas pelos livros didáticos da amostra, com relação aos conteúdos de Probabilidade e Estatística apresentados nesses livros. Na análise, evidencia-se que os livros didáticos dão pouco destaque aos conteúdos de Probabilidade e Estatística, além de alguns deles apresentarem conceitos equivocados, falta de contextualização dos temas e desconsideração da possibilidade de se usarem os recursos da calculadora e da Informática na resolução de problemas, indo de desencontro às Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+).
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Paulo Iorque Freitas de. A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3352
identifier_str_mv OLIVEIRA, Paulo Iorque Freitas de. A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3352/3/347526.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3352/2/347526.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3352/1/347526.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6ac2bfc12704912008bc74ecbd17e67
28ddc757704603d800eb1ec348d61398
12ca8557080d850843a61af12f5a9dbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292944982016