O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899 |
Resumo: | Filmes dos mais variados tipos são utilizados como recursos didáticos por professores das mais variadas etapas e modalidades de ensino. Com relação ao uso de filmes de ficção, especificamente, alguns estudiosos relatam um uso instrumental destes recursos didáticos, um uso que não reconhece ou valoriza as qualidades estéticas dos filmes, suas características artísticas. Por essa razão, este estudo pretendeu compreender a relação entre professores(as) de um curso de Pedagogia e o uso de filmes, especialmente os de ficção, como recursos didáticos no ensino superior. A pesquisa qualitativa utilizou como instrumento questionários eletrônicos compostos de questões abertas e fechadas, ao qual professores(as) de um curso de Pedagogia responderam. Em sua heterogeneidade, os dados indicaram que dentre os professores que utilizam filmes como recursos didáticos, a maioria privilegia os filmes de ficção. Ao utilizá-los, os professores preocupam-se em estabelecer elos entre seus temas e os conteúdos das disciplinas que ministram, porém não foi identificada uma profundidade ou objetivo de exploração de aspectos estéticos dos filmes ou tentativas de traduzir sensibilidade em julgamento estético. O conhecimento da linguagem cinematográfica nem sequer foi considerado um pré-requisito para o uso dos filmes como recursos didáticos. |
id |
IFRN-3_d1ac85d74985f46d4a2ff80410e3878d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4899 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA"Cinemafilmesrecursos didáticoslinguagem cinematográficaFilmes dos mais variados tipos são utilizados como recursos didáticos por professores das mais variadas etapas e modalidades de ensino. Com relação ao uso de filmes de ficção, especificamente, alguns estudiosos relatam um uso instrumental destes recursos didáticos, um uso que não reconhece ou valoriza as qualidades estéticas dos filmes, suas características artísticas. Por essa razão, este estudo pretendeu compreender a relação entre professores(as) de um curso de Pedagogia e o uso de filmes, especialmente os de ficção, como recursos didáticos no ensino superior. A pesquisa qualitativa utilizou como instrumento questionários eletrônicos compostos de questões abertas e fechadas, ao qual professores(as) de um curso de Pedagogia responderam. Em sua heterogeneidade, os dados indicaram que dentre os professores que utilizam filmes como recursos didáticos, a maioria privilegia os filmes de ficção. Ao utilizá-los, os professores preocupam-se em estabelecer elos entre seus temas e os conteúdos das disciplinas que ministram, porém não foi identificada uma profundidade ou objetivo de exploração de aspectos estéticos dos filmes ou tentativas de traduzir sensibilidade em julgamento estético. O conhecimento da linguagem cinematográfica nem sequer foi considerado um pré-requisito para o uso dos filmes como recursos didáticos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/489910.15628/holos.2018.4899HOLOS; v. 7 (2018); 117-1311807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Oliveira, LeonardoPeres Gonçalves, Josiane2022-05-01T19:30:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4899Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA" |
title |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA" |
spellingShingle |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA" Alves de Oliveira, Leonardo Cinema filmes recursos didáticos linguagem cinematográfica |
title_short |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA" |
title_full |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA" |
title_fullStr |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA" |
title_full_unstemmed |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA" |
title_sort |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA" |
author |
Alves de Oliveira, Leonardo |
author_facet |
Alves de Oliveira, Leonardo Peres Gonçalves, Josiane |
author_role |
author |
author2 |
Peres Gonçalves, Josiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves de Oliveira, Leonardo Peres Gonçalves, Josiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema filmes recursos didáticos linguagem cinematográfica |
topic |
Cinema filmes recursos didáticos linguagem cinematográfica |
description |
Filmes dos mais variados tipos são utilizados como recursos didáticos por professores das mais variadas etapas e modalidades de ensino. Com relação ao uso de filmes de ficção, especificamente, alguns estudiosos relatam um uso instrumental destes recursos didáticos, um uso que não reconhece ou valoriza as qualidades estéticas dos filmes, suas características artísticas. Por essa razão, este estudo pretendeu compreender a relação entre professores(as) de um curso de Pedagogia e o uso de filmes, especialmente os de ficção, como recursos didáticos no ensino superior. A pesquisa qualitativa utilizou como instrumento questionários eletrônicos compostos de questões abertas e fechadas, ao qual professores(as) de um curso de Pedagogia responderam. Em sua heterogeneidade, os dados indicaram que dentre os professores que utilizam filmes como recursos didáticos, a maioria privilegia os filmes de ficção. Ao utilizá-los, os professores preocupam-se em estabelecer elos entre seus temas e os conteúdos das disciplinas que ministram, porém não foi identificada uma profundidade ou objetivo de exploração de aspectos estéticos dos filmes ou tentativas de traduzir sensibilidade em julgamento estético. O conhecimento da linguagem cinematográfica nem sequer foi considerado um pré-requisito para o uso dos filmes como recursos didáticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899 10.15628/holos.2018.4899 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.4899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 7 (2018); 117-131 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622758367232 |